Concurseiro & Trabalhador

Meu nome é Fulana há cerca de 10 meses resolvi me dedicar a estudar

para Concurso Público e o Blog tem me ajudado muito nesta fase tão especial

da minha vida. Inclusive tenho colocado dicas do mesmo até no meu facebook.

Gostaria de sugerir uma pauta que seria sobre aqueles concurseiros que

trabalham fora e não tem tempo para se dedicar exclusivamente aos estudos

pro concurso. Este é o meu caso. Não tenho condição financeira de ficar apenas

estudando e às vezes o desgaste emocional e fisico, juntamente com a culpa de

não poder me dedicar completamente me deixam bastante angustiada.

Mas mesmo assim, tenho me dedicado com o horário que tenho disponível.

Queria que vocês debatessem esse assunto.

Muito obrigada pelo Blog.

Deus abençoe vocês.

Um abraço


Se há algo que angustia um concurseiro mais do que não ter tempo para estudar o edital inteiro do concurso é a dúvida que paira sobre suas mentes referente a sua situação de candidato-trabalhador.

Creio que o índice maior de concurseiros seriamente atacados pela ansiedade são aqueles que não detêm o dia inteiro para estudar para os certames escolhidos. Por incrível que pareça, esta é a regra. Está pasmo? Pois é. Eu também fiquei.

Quando ainda não tinha sido convocado para a admissão do meu emprego público eu fiquei tão incomodado com a minha situação de concurseiro e trabalhador que fui a campo saber se havia mais candidatos que dispunham do dia inteiro para estudar ou o contrário.

Quão grande foi a minha surpresa quando percebi que a massa concursídica é formada por concurseiros trabalhadores. Pessoas que levam a vida estudando e trabalhando. Eu, sinceramente, pensava que era o contrário. Mas não é.

Bem, querida concurseira leitora, respondendo à sua dúvida temos exatamente, pelo que eu saiba, dois concurseiros que trabalham e estudam aqui mesmo neste Blog: a primeira é a Raquel, que além de excelente advogada é também uma exímia Professora. O segundo sou eu, que agora trabalho no serviço público. Mas antes já advogava e estudava.

Com relação ao desgaste físico e emocional, te afianço que eles não atacam somente os concurseiros que trabalham. Não mesmo! No artigo que escrevi anteriormente (Os dois lados da moeda: http://concurseirosolitario.blogspot.com/2009/08/os-dois-lados-da-moeda.html), afirmo que este cansaço é para ambos os lados, ou seja, tanto aqueles que somente estudam, quanto aqueles que trabalham. Pode até ser que aqueles que trabalham venham a dizer que o cansaço físico é muito maior. Olha, quando eu estudava na biblioteca, sentado, por 7 longas horas, ao final do dia eu estava totalmente quebrado. Então, respeitando as opiniões contrárias, acho que as duas situações são cansativas, de formas diferentes, mas esgotam a pessoa do mesmo jeito.

Então, candidatos-trabalhadores, não achem que o cansaço físico ou emocional é “privilégio” de vocês. Concurseiros que somente estudam sofrem do mesmo jeito.

Um ponto nevrálgico que a nossa amiga concurseira tocou é a questão da CULPA por ter pouco tempo para estudar.

Pessoal, de uma vez por todas: não queiram ser super-heróis! Vocês são simples criaturas humanas! Respeitem os seus limites e não se autoflagelem com pensamentos de culpa em virtude de o dia ter somente 24 horas! Sejam gratos por cada hora de estudos que vocês conseguirem e sigam a vida lutando UM DIA DE CADA VEZ!

Sei que não é fácil! Já enfrentei muita coisa nesta vida! De falta de recursos financeiros para pegar um simples ônibus até depressão e doenças por parte de pessoas muito próximas! Mas a vida é para ser vivida e enfrentada! Esqueça que você simplesmente só consegue estudar meia hora por dia! Não olhe a quantidade, mas sim a qualidade!

Conheço juízes e promotores que chegaram lá com filhos, esposa, trabalho, estudando somente meia hora por dia! Mais uma vez: não importa a quantidade! Que aquela meia hora seja a melhor meia hora de estudo! Não olhe para o lado! Olhe para a frente, para o seu cronograma, para o seu planejamento! Esqueça o outro! O que importa é você!

Resumo da ópera - Um exercício muito bom que aprendi nesta guerra dos concursos foi conversar com outros concurseiros em dia de prova. Você acaba recebendo lições de vidas maravilhosas, de pessoas que mesmo diante de tantas dificuldades conseguiram vitórias. Faça esse exercício em uma prova de concurso: converse com os candidatos, perguntem a eles se somente trabalham ou estudam, e você irá se surpreender como é tão comum a sua situação de concurseira trabalhadora. Siga em frente! Não desista, pois a vitória é questão de tempo! Bons estudos!

Jerry Lima, um Concurseiro Concursado Profissional.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


6 Response to "Concurseiro & Trabalhador"

  1. bom dia!!
    chegaram no meu particular nossa tempo que é bom eu não tenho para estudar..
    trabalho o dia inteiro e só tenho tempo para estudar a noite e final de semana mas o blog tem me ajudado muito tem horas que bate o desanimo mas somos concurseiros & trabalhadores com muito orgulho!!
    obg

    Pode me incluir tb como concursei trabalhador e estou justamente vivenciando esse momento de angustia agora, pq somado ao trabalho e aos estudos, soma-se tempo para namorada e para malhar (que ja reduzi a uma simples caminhada). Fui na feira da Carreira Publica na semana passada, assisti a inumeras palestras e fui aquele chato que no final da palestra fui tirar duvidas com os palestrantes sobre a minha principal e maior duvida no momento : DEVO OU NAO FAZER UM CURSINHO ? Se fizer o cursinho nao terei tempo para estudar em casa sem usar o domingo. Maioria repondeu para estudar SOZINHO a teoria em casa e somente depois disso partir para um cursinho, numa sala de exercicios, ou de teoria, mas somente na materia que eu mais tive dificuldade ou para aulas sobre aquelas materias mais "fast food", que tem peso menor e nao faz parte das materias basicas. Gostei da tatica, agora é ter ENORME DISCIPLINA para ficar de umas 18:30 as 21:30 estudando aonde for, mas fora do trabalho como se estivesse cumprindo o horario de um cursinho. Fica a sugestão ! Abraços.

    Pablo says:

    Eu me sinto mais animado agora que li esse post :-)

    Mas ai que esta galera. Pra quem trabalha o ideal é focar em um concurso só ou chutar para tudo que é lado para ir logo para cargo publico com bom salario?

    Ana Júlia says:

    Olá Jerry, entendo e até concordo com os seus argumentos, mas a minha rotina diária não me deixa nem 30 min por dia para estudar... Estou desesperada para sair do meu emprego e ao mesmo tempo não consigo ver saída!
    Eu acordo às 04:50h para ir de Campinas à São Paulo (ônibus + metrôs) e só chego em casa novamente às 20:00h... tomo banho, como e caio exausta na cama por aproximadamente 1h... Então meu marido chega em casa e este é o único horário que consigo vê-lo! Em torno da meia-noite deito novamente para dormir um pouco, antes de ter que acordar, de novo, às quatro da madrugada!!!
    Não consigo mais levar esta vida, mas... como conseguir sair dela???

    Crisci_alm says:

    Olá Jerry Lima, venho através desta mensagem dizer a você que, realmente,as palavras do texto foram de grande motivação pra mim. Tudo aquilo que relatei, quando escrevi sugerindo a pauta, foram colocados de maneira maravilhosa e esclarecedora. Aquela sugestão era um grito de socorro e, suas palavras, compartilhadas com as experiências de muitos outros colegas renovaram as minhas forças pra prosseguir na batalha. Tb amei o texto sobre "os dois lados da moeda". Obrigada. Um grande abraço. C.A.A

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards