Para não viajar no concurso do MTUR

De fato uma ótima oportunidade para quem almeja ingressar no serviço público e, em virtude de atrair um número considerável de inscrições, o concurso do MTUR exige do candidato dedicação e disciplina, a fim de que o preparo até o dia da prova ocorra sem atropelos. Seguramente, muitos que ainda não ingressaram na “carreira concurseira” podem estranhar quando falamos que há, sim, um preço a se pagar para a aprovação; outros sequer tem ideia de como começar a estudar. Foi o caso de uma leitora do nosso blog que nos procurou via correio eletrônico.
Diante da proximidade da prova, da abrangência do edital e de outros fatores que possam influir o candidato, propomo-nos a compartilhar as dicas que encaminhamos à nossa leitora. Elas foram feitas especialmente para quem não sabe como iniciar o seu preparo.
1) Tenha o edital em mãos. A essa altura do campeonato, o concurseiro que está familiarizado com essa dura rotina de estudos sabe que, sem ler o edital por completo, não há que se cogitar em aprovação. A “lei do concurso” precisa ser bem conhecida, e ela ajuda a delimitar a matéria a ser estudada. Leia bem o edital e separe o que realmente vai cair na prova. Se você estuda também para outros concursos, dê prioridade às matérias em comum, como o caso da Língua Portuguesa.
2) Separado o que vai cair na prova, passe a procurar em – preferencialmente – livros atualizados a matéria que vai cair, não se esquecendo da legislação, que pode ser encontrada na Internet no sítio
3) Nunca estude apenas uma disciplina por vez. O tempo é curto, e você possui capacidade cognitiva para absorver um conteúdo maior do que o compreendido em somente uma única matéria.
4) Separe os dias e as horas que você tem até a prova para estudar. Veja se nesse período você terá condição de estudar, suficientemente, todo o conteúdo cobrado no edital, e haverá tempo para pelo menos uma revisão rápida da matéria. Isso requer um preparo que leve em conta o que você já estudou em outras oportunidades. Se são matérias completamente desconhecidas, procure ver o que é mais cobrado, por meio de análise de provas anteriores, as quais você também pode encontrar pela Internet. O próprio MTUR disponibiliza informações sobre concursos anteriores no hipertexto
5) Faça resumos, grife – se o livro for seu – e procure meios de gravar a matéria em sua mente. Pratique com exercícios, oferecidos no mínimo pelas provas anteriores. Envolva-se com o concurso. Trate-o de um modo especial.
Resumo da ópera – Aproveitando o trocadilho do título, “não viaje” para se preparar para o concurso do Ministério do Turismo. Não complique as coisas. Pense na prova como um quebra-cabeças: procure ter uma visão do todo, veja como encaixar as peças e fazer as primeiras conexões. O resultado, o quebra-cabeças pronto, é a possibilidade de uma merecida aprovação.
CLEBER OLYMPIO, um concurseiro que não viaja nas provas.
———«»———«»———«»———
Você tem somente até DOMINGO para participar!

———«»———«»———«»———
Você tem somente até DOMINGO para participar!


![]() | ![]() |
0 Response to "Para não viajar no concurso do MTUR"
Postar um comentário