Diga não ao reducionismo

Esse recado eu darei àqueles que já fizeram inúmeros concursos e colecionaram alguns resultados ruins. Não deixe com que a prova meça você.

Simples, você é muito maior que um simples exame de concurso!

Digo isso porque sofremos revezes, ouvimos críticas, cobranças veladas ou diretas. Sem querer, ouvimos previsões pessimistas e nossa auto-estima decai. De tanto a gente ouvir que fracassou, começamos a acreditar erroneamente nisso. É a máxima de que, quanto mais repetimos uma mentira, mais cremos nela e a tornamos verdade.

Andei uns dias meio preocupada, chaeada e parei para pensar nisso. Só que deu um estalo em mim. Peraí! Eu sei a matéria! Só não consigo lembrar de todos os detalhes dela tim-tim-por-tim-tim. Aliás, quase ninguém lembra de tudo. Por isso, eu sou maior que a prova.

Sou maior que o teste porque sei raciocinar, ser exercer minha profissão com paixão. Sei opinar sobre temas jurídicos. Estou sempre ligada no que é atual, mas às vezes não consigo lembrar daquele prazo ou daquele quórum que a prova quer.

Meu gigantismo e o seu está em pensar que podemos ter perdido uma batalha, mas não perdemos a guerra. Afinal, só termina quando a gente for empossado, seja lá quando isso for. Como o Éric diz, a gente precisa parar de pensar que estuda por causa de um problema, mas porque buscamos uma solução para eles.

Isso, sim, é ser gigante. Isso, sim, é levantar-se, esticar-se. Afinal, se só olharmos para o problema, a vida fica insuportável demais. Estudar vira um fardo pesado demais para carregar.

Resumo da Ópera – Vamos tirar as bigornas, os pianos e as cruzes de cima de nossos ombros. Estamos trabalhando seriamente. Não temos controle sobre mais nada que não seja relacionado aos nossos esforços. Vamos crescer e dizer não ao reducionismo, pois diante de nossos sonhos, não temos tamanho mensurável.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

1 Response to "Diga não ao reducionismo"

  1. POis é, já fui reprovado em vários concursos mais ainda não areguei.

    tive um idéia onde posto tudo que aprendo em um blog. eu aprendo a materia para posta no blog assim aprendo mais.

    blogconcurseiro.blogspot.com

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards