Feriados para servidores públicos

É interessante como muitas percepções que o público (cidadãos e concurseiros) têm do serviço público s mostram falsas quando passamos a integram as fileiras da Administração Pública.

A visão que ainda se tem no Brasil do serviço público, e sou o primeiro a dizer que não totalmente sem razão, é de ineficiênia, privilégios demais e vontade de trabalhar de menos. Logo, a visão que concurseiros têm do trabalho no serviço público é de tranquilidade, poucas exigências, baixo volume de serviço e, claro, altas remunerações.

Pois bem, a coisa não é bem assim, não.

Quem trabalha na iniciativa privada, quando vai chegando algum feriado que cairá na terça-feira ou quinta-feira, vai logo pensando em algum jeito de "emendar o feriado" e, inevitavelmente, pensa "como é boa vida de servidor público que emenda todo e qualquer feriado sem sofrer desconto nenhum no pagamento".

Sou servidor público federal a quase dois meses e nesse meio tempo o feriado de semana que vem (de Finados) será o primeiro que emendaremos na ANAC! E só haverá essa "emenda" porque a folga do Dia do Servidor Público, feriado previsto em lei para o dia 28 de Outubro, foi transferido para segunda-feira (01/11) ... e por "necessidade de serviço" e não para fazer um agrado para os servidores públicos!

É, meus amigos, no feriado passado que também caiu na terça-feira (o do dia 12 de outubro) trabalhei na segunda-feira normalmente.

Muitas empresas privadas também costumam fazer o famoso recesso de final de ano, ou seja, não há expediente na semana entre o natal e o ano novo. Se teremos isso na ANAC? Quando perguntei a resposta foi um desanimado "bom se fosse assim". O máximo que acontecerá é de alguns servidores poderem antecipar uma semana das férias se quiserem folgar nessa data!

E não são poucos os concurseiros que depois de serem empossados se decepcionam enormemente com a realidade que encontram no serviço público de muito trabalho a ser feito, pouco pessoal para fazê-lo, várias exigências a serem satisfeitas, além de ainda ter de lidar com as críticas e cobranças do público, dos amigos e parentes, mesmo porque todos vão acham que você ganha bem demais para fazer pouca coisa! Digo isso com conhecimento de causa, visto que conheço várias pessoas que já decepcionaram desse jeito, duas ao ponto de pedirem exoneração e voltarem para a iniciativa privada!

Resumo da ópera - Se você imagina, pensa ou quer encontrar no serviço público a tão desejada "vida boa de sombra, sol e água fresca", é melhor rever rapidamente seus conceitos, porque a não ser que se torne servidor público através da indicação de algum político para um cargo comissionado, a vida não será nem um pouco fácil e tranquila quanto você quer ou imagina que seja. Servidor concursado ganha bem e tem estabiliade, mas em troca trabalha-se muito troca, podem ter certeza disso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


1 Response to "Feriados para servidores públicos"

  1. O INSPAC says:

    Falando em feriados...
    Dia 30/11 é feriado no DF (Lei nº 963 de 04/12/95 - DODF 18/12/95). Adivinha se nossa "egrégia" Diretoria acatou o referido instrumento legal! Formalizar a necessidade de serviço e pagar as horas-extras de direito, então, nem pensar! Se fosse no Rio, seria outra estória: até pra colocar tapume a "galhéra" é liberada pra praia. (Algo me faz pensar que provavelmente eles não terão expediente amanhã)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards