RESENHA - Vade Mecum 2010. 6ª edição. Organizador: Nylson Paim de Abreu Filho. Editora Verbo Jurídico

A resenha dessa semana fica por conta da Raquel Monteiro, concurseira carioca que vem obtendo alguns bons resultados em concursos. Enquanto a nomeação não vem, ela se prepara para novos desafios como advogada e professora.

Organizador: Nylson Paim de Abreu Filho
Editora: Verbo Jurídico
Edição: 6ª edição, 2010, Porto Alegre
Páginas: 1.876
ISBN: 978-85-7699-300-1

A resenha de hoje é fruto dos inúmeros e-mails que venho recebendo sobre bibliografia a utilizar para concursos. Dentre as dúvidas que recebo, uma delas diz respeito sobre se usar um Vade Mecum é útil para o estudo e qual deles escolher.

Primeiramente, digo-lhes que o uso de um Vade Mecum é muito útil porque reúne as principais leis que os profissionais usam para consulta. É importante porque o concurseiro também vai achar os códigos e legislações mais cobrados em concursos nela. Uma das boas boas opções que há no mercado é o Vade Mecum da Verbo Jurídico.

Uma das vantagens é que a editora lança duas vezes ao ano um Vade Mecum. Isso porque nossas leis mudam em uma velocidade incrível e nossos livros de legislações ficam cheios de rabiscos e papéis quando atualizamos manualmente, tendendo a ficarem confusos para nossa consulta. Acreditem, isso é um grande diferencial para o estudante que gosta de ter um material impecável, como eu. Detesto bagunça e fico desesperada com tanto papel dentro do meu Vade Mecum. Principalmente quando alguém deixa cair tudo e tenta me ajudar a colocar tudo no lugar de novo! (risos)

Nylson Paim de Abreu Filho é autor de outras obras jurídicas e teve o minucioso trabalho de organizar essa compilação de leis. Fez, por sinal, de forma excelente!

Vamos aos detalhes descritivos da obra. A fonte usada é pequena, mas não muito miúda, como todo Vade Mecum deve ser. Afinal, se forem muito grandes, agrupar tantas leis tornaria-se impossível.

Apresenta um índice na contracapa, o que já é útil, uma vez que esse espaço ficaria inaproveitado em outras publicações do gênero. Não obstante, apresenta um índice remissivo por assunto. Assim, se você estiver fazendo uma prova com consulta, poderá lembrar ou aprender algo na hora. Basta apenas procurar.

Achei a escolha das leis perfeita. É muito completo esse Vade Mecum, pois contempla os principais códigos e leis extravagantes. Além disso, possui o Código Penal Militar e o Código Processual Penal Militar. Para mim, é muito bom ter tudo isso reunido num lugar só para estudar. Eu vou para a biblioteca, de vez em quando, com ele sem precisar carregar mais de uma fonte de consulta.

Quanto à legislação complementar, cabem uns parênteses. Eu estava estudando para o concurso do MPU pelo site do Planalto porque meu Vade Mecum antigo não possuía a LC 75/93 e outras normas super importantes. Quando vi que nesse da Verbo Jurídico essas leis estavam lá, fiquei aliviada.

Muito úteis são as fitinhas, no total de 2, que servem para marcar as páginas lidas. A editora parece adivinhar que muitos concurseiros consultam mais de uma legislação concomitantemente durante os estudos. Sabem, também, que muitos de nós estudamos mais de uma matéria por dia. Todavia, fica a sugestão de colocar mais umas 2 para ser perfeito! Afinal, às vezes eu tenho que consultar um monte de leis a mais.

Quanto às folhas, achei a qualidade muito boa porque não são transparentes e não rasgam fácil. Isso é bom porque eu sou uma rabiscadora contumaz de legislações. Antes de aprender a usar mapas mentais, eu fazia um resumão nas bordas dos meus códigos. Por isso, pode abusar do lápis, do marca-texto colorido, pois você não vai manchar a página de trás.

Gostei do destaque que é dado no topo da página com o número da lei e o seu título, em ordem cronológica. Isso ajuda muito no tempo de pesquisa, pois a gente não precisa folhear tanto para encontrar aquilo de que necessita.

No que diz respeito às Súmulas tão cobradas nos concursos, o material é tão minucioso, que possui as de Uniformização dos Juizados Especiais Federais até as Súmulas do TSE. Muito bom mesmo. Contudo, faço a sugestão para atingir a perfeição: que incluam as Súmulas do STM.

Adorei a diagramação das folhas, pois são um convite ao estudo até para o concurseiro mais preguiçoso. As bordas as folhas são coloridas de azul claro, os artigos têm suas numerações em azul escuro.

Outras coisas importantes que foram cuidadosamente tratadas são as remissões de texto legal. Elas são uma mão na roda para o estudo, pois nosso ordenamento jurídico é um sistema que se relaciona em suas tramas de textos legais. Por tal razão, é bom ver com quais dispositivos o art. 5º da Constituição Federal, por exemplo, se relaciona. Da mesma forma, é bom ver o contrário, como o Código Civil nos remete a uma redação do texto constitucional.

Se tem uma peculiaridade que me chamou a atenção, foi o organizador do Vade Mecum ter destacado em azul berrante, em meio ao texto de fonte preta, as alterações recentes da legislação. Assim, eu sou alertada para a necessidade de dar atenção àquela novidade para o estudo. Muito legal!

Mais bacana ainda, foi saber que, cadastrando uma chavinha que vem na obra, você tem créditos para assistir a uma aula virtual. É como uma degustação.

Resumo da Ópera – Esse Vade Mecum da Verbo Jurídico parece ter sido pensado direitinho dentro das necessidades dos estudantes. Pensou-se em quais leis são importantes para consultar. Deu-se valor ao colorido. O organizador, provavelmente, quis trazer um pouco de alegria e movimento para os olhos dos leitores entendiados com a leitura estática. Eu gostei muito, pode ter certeza!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Para facilitar sua vida, já que sabemos que grana de concurseiro é para lá de contada e que bons livros para estudar para concursos públicos sofrem uma variação de preço muito grande dependendo de onde são vendidos, sugerimos que vocês o adquiram da própria editora:


———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - Vade Mecum 2010. 6ª edição. Organizador: Nylson Paim de Abreu Filho. Editora Verbo Jurídico"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards