Serviço Público não é cabide de emprego


Apesar da existência de diversos meios informativos (internet, jornais, revistas, TV etc.), ainda é grande a ignorância por partes de muitos candidatos, quanto aos motivos que os levaram a optarem pela carreira pública. Ganhar um ótimo salário trabalhando pouco - é o motivo número um - acompanhado de estabilidade e segurança. Basta acessar os fóruns e comunidades especializadas em concursos para ler frases absurdas, tais como: “quero ser servidor público, ganhar muito e não fazer nada!”, “Chega de patrão, eu quero é ser um servidor público”; ou “no serviço público, todo dia é feriado”.

Até parece que a função pública é uma espécie de prêmio, igual aqueles oferecidos pelos programas de auditório (Show do Milhão, 1 conta 100, Mega Senha), onde através de testes de conhecimento é possível que alguém fique milionário do dia para noite.

Recentemente publiquei aqui no blog um artigo falando sobre essa confusão que muitos candidatos fazem em buscar o serviço público como uma “tábua de salvação” para seus problemas financeiros, sem antes realizar uma análise detalhada do cargo que pretendem ocupar. Leia novamente: Cargo público: profissão ou vocação

É certo que por muito tempo a expressão “funcionário público” foi usada como piadas e chacotas, associadas com preguiça, mau atendimento, descaso, corrupção, entre outros. Os corredores e repartições de órgãos públicos também foram palcos dos mais variados manifestos dos contribuintes que buscavam algum tipo de atendimento e que gritavam aos quatro cantos seus desapontamentos com o serviço oferecido.

Hoje já possível observar grandes mudanças, tanto no comportamento dos novos servidores, como dos futuros candidatos, que já não buscam somente uma boa remuneração e estabilidade, mas também o sucesso na carreira pública, como o que acontece na atividade privada (Direito, Administração, Economia, Engenharia, Medicina, Tecnologia da informação etc). Nós leitores do blog, inclusive, acompanhamos bem de perto essa nova realidade, através dos depoimentos dos recém empossados, Jerry Lima e bem recentemente, Charles Dias, que até criou um marcador novo no blog “Sobre ser servidor público”; para tratar exclusivamente desse assunto.

Resumo da ópera - É muito bom saber que o serviço público, antes burocrático e ultrapassado, hoje adota um novo modelo de administrar (administração gerencial), balizado pelo principio da eficiência, no qual o antigo “cabide de emprego” agora é substituído pela “avaliação de desempenho”, onde o servidor público é visto por todos, inclusive, por ele mesmo.

“Com leis ruins e funcionários bons ainda é possível governar. Mas com funcionários ruins as melhores leis não servem para nada”. (Otto Bismarck)

FONTENELE é um concurseiro que preza pela eficiência no serviço público.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

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