Como foi a Feira da Carreira Pública

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro aconteceu no Rio de Janeiro a Feira da Carreira Pública. Como não poderia deixar de ser, eu fui lá conferir as novidades que o evento prometia.


Fui lá sábado porque na sexta fiquei comprometida com um outro evento jurídico. Infelizmente, quando se tem duas oportunidades imperdíveis, a gente precisa fazer uma tremenda ginástica para conciliá-las. E eu fiz. Valeu a pena!

Primeiro porque cheguei lá e me surpreendi com um stand da Marinha do Brasil. Nossa! Que bacana ver militares lá disponíveis para tirar nossas dúvidas a respeitos dos diversos processos seletivos que a instituição promove.

Depois, fui passeando e achei gente estudando. Foi surpreendente, mas alguns cursos preparatórios à distância estavam oferecendo degustação aos visitantes da feira. Assim, quem gostasse das aulas, era só se matricular.

Vi também algumas editoras fazerem diversos joguinhos divertidos em que se concorria a livros, cursos e descontos em geral. A editora Impetus promoveu um jogo de boliche que teve um público enorme! Eu vi um rapaz fazer strike e ganhar uma camisa super bacana com dizeres sobre a luta concurseira.



No stand da editora Campus, eu fiquei muito surpresa porque eu encontrei diversos autores de livros do catálogo. Assim, eles puderam explicar um pouco sobre suas obras, tirar dúvidas e dar autógrafos. Realmente, o mercado editoral está ficando cada vez mais sofisticado e está sempre trazendo novidades bastante originais.

Merece destaque a minha visita ao estande da ESPP, uma banca de concurso que vem crescendo e organizando alguns processos seletivos importantes no Brasil. O expositor da empresa me mostrou uma máquina grande que ficava ao fundo. Para minha surpresa, aquela era uma máquina leitora de cartões de resposta. No vídeo, a você poderá ver como funciona.

Foi legal encontrar minhas queridas professoras Maria Augusta e Adriana Figueiredo, as quais compareceram para proferir interessantes palestras sobre Língua Portuguesa.

Para vocês não dizerem que eu apenas dou atenção aos concurseiros da área jurídica, confiram a dica de um autor de Contabilidade para concursos fiscais da editora Método.

Com relação à proteção concurseira, a ANPAC continua se fazendo presente nos eventos destinados ao nosso público. Por isso, confira também como anda a luta pelos nossos direitos!

Nessa ocasião, pude perceber que o futuro das apostilas tem dias contados. Vi isso porque fui a um stand que parecia estar liquidando material, pois não dispunha de novas publicações nos moldes dos concursos da moda.

Uma coisa muito legal foi poder assistir àquelas palestras que não tivercomo ver via youtube. Isso serve para você também que mora fora do estado do RJ! Se você acessar o site www.feiradacarreirapublica.com.br, você poderá ver o professor Guerrinha (Eduardo Guerra), do William Douglas etc. Pois bem, eu acessei o youtube e adorei ambas!



No que tange à do Guerrinha, gostei da análise fria sobre os ciclos editalícios. Ele observou algo que eu já havia notado, mas não tinha muita certeza. Segundo ele, as matérias de Administração estão mais valorizadas que raciocínio lógico. Veja bem, alguns certames ainda cobram, mas é algo em menor escala hoje.

Quanto ao William Douglas, adorei ouvi-lo reforçar o quanto somos boas sementes. Parece óbvio, mas nos reconforta lembrar quando ele diz que já foi reprovado em diversos concursos. Ele lembra que nunca era pelo mesmo motivo, pois sempre buscava sanar o problema que o impedia de passar. Legal é que ele enfatiza que um dia as barreiras cessam.

A palestra dele contou com a participação de Fábio Gonçalves que, muito apropriadamente, falou em evitarmos o zigue-zague nos certames. È o que eu sempre digo: foco!

Para finalizar, gostaria de agradecer ao pessoal da editora Impetus por ter me dado assistência para poder entrevistar todo esse pessoal.

Resumo da Ópera – A feira mostrou as possibilidades de empregabilidade, um pouco como funciona o setor público e como chegar lá. Se quiserem saber mais como foi, vejam os vídeos que fiz!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Olá pessoal, resolvi escrever um pouco, a pedidos (meu e de minha namorada) sobre as minhas impressões da 1ª Feira da Carreira Pública. Como todo início de evento, pude detectar um ponto fraco que foi a falta de organização na inscrição das palestras, problema este que foi sanado à tarde e não se repetiu nos demais dias.

O cronograma das palestras foi bem organizado de modo que o interessado em determinadas áreas pudesse assistir à todas as suas palestras conforme sua disponibilidade de horário, é claro.

Consegui assistir 10 palestras ao longo dos 3 dias, pode ser considerada uma média baixa mas optei por dividi-las da seguinte forma:

1º e 2º dia) Assistir palestras e pesquisar os preços dos livros que eu precisava e

3º dia) Assistir algumas palestras e comprar os livros.

Bem, acho que seria legal comentar cada palestra que assisti e no final farei algumas outras considerações relevantes.


PALESTRA 1 - Como são Elaboradas as Provas dos Concursos do Cespe/UnB - Luis Mario Couto (Cespe/UnB)

Luis Mario Couto é coordenador do Cespe e deu algumas dicas importantes sobre as avaliações das provas elaboradas.

1º) Leitura do edital, pois lá constam todos os requisitos para passar nas provas e é importante ficar atento à documentação e autenticações para que sejam conseguidas a tempo e quanto à avaliação física, o ideal é preparar-se desde já e não aguardar a aprovação na 1ª fase.

2º) Clientes que contratam o Cespe para elaborar o processo seletivo, ou seja, dependendo do cliente do concurso, a prova pode ser discursiva ou ter uma análise curricular logo na primeira fase.

Com relação às demais dicas, são aquelas que todos os concurseiros estão acostumados, como, por exemplo, se não sabe a questão, não chute, pois é preferível deixar de ganhar ponto do que perder os obtidos.

A palestra dele para quem está começando a estudar agora para concursos seria proveitosa mas para quem já está nessa rotina, pouco acrescenta.


PALESTRA 2 - Cargos do TRT e Fiscal do Trabalho: Como Escolher e Passar - Vólia Bomfim - Juíza do Trabalho da 43ª Vara/RJ, Professora de Direito do Trabalho e Autora do livro Direito do Trabalho, pela Editora Impetus

Esta palestra foi bastante motivadora e diretamente estava ligada aos erros que estava cometendo sem saber. O William Douglas foi quem a apresentou à plateia e a palestra foi iniciada com uma frase que achei que foi o pontapé inicial para muita gente: “Vocês são vitoriosos, porque já deram um passo a frente daqueles que ainda planejam mas ainda nem começaram”.

Ela falou também que o primeiro ingrediente para aprovação é dedicação e que esta depende do tipo de carreira, ou seja, algumas levam mais tempo e outras não, por isso não devemos nos iludir com aqueles que passaram estudando apenas 6 meses ou nos frustrar com aqueles que estão há 5 anos estudando.

O segundo tópico abordado foi a metodologia/organização: neste tópico, foi abordado a questão do perfeccionismo e foi aí que me enquadrei perfeitamente. Nós queremos apenas passar no concurso e garantir a nossa estabilidade e não buscarmos falhas, correções ou modificações na legislação vigente. Quando fazemos isso, perdemos o foco e o mais precioso: nosso tempo de estudo.

É importante que você saiba o contexto, você não tem como saber tudo pois ninguém sabe tudo, nem ela, que já chegou onde está e ainda continua estudando. Ela deu o exemplo de um filme, pois quando chegamos ao cinema com 20 minutos de atraso, ainda que não tenhamos acompanhado o início, chegamos ao final do filme compreendendo-o, sem necessariamente nos atentar aos detalhes.

O terceiro tópico abordado é o do equilibro emocional, muito importante por sinal, afinal quem faz concurso público carrega as suas derrotas, quase ninguém passa de primeira e, por isso, os concurseiros estão se auto-testando e isso tende a repercutir nas suas vidas pessoais, ou seja, prepare-se para ser derrotado pois vencer um concurso é vencer uma guerra, mas antes disso você deve enxergar que perderá várias batalhas.

Com isso, aprendi que é preciso estar sempre pronto para recomeçar, evitar a auto-sabotagem, criar uma relação de amizade com nós mesmos e não pegue nada maior que você é capaz de conseguir EMOCIONALMENTE e lembre-se: o perfeccionista dificilmente passa e quando passa, geralmente demora mais, não comprar livros resumidos, só se for para revisar na hora da prova.

A professora Vólia é determinada, bem-humorada e paciente, com isso a palestra tornou-se muito produtiva, trazendo uma grande reflexão sobre a nossa metodologia de estudos, inclusive sobre a minha vida.


PALESTRA 3 - Objetividade na Resolução de Questões Discursivas e Objetivas - Junia Andrade - Júnia Andrade Viana é professora de Português e de Redação para concursos, com cerca de 10 anos de atuação na área. Atualmente leciona em cursos preparatórios de Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Salvador (BA) - Livro: Redação para Concursos – Ed. Ferreira

Mais uma vez a experiência nos manda ler o edital, mesmo quem faz cursinho, leia-o, pois pode ser que eles estejam se baseando em provas anteriores e não no edital vigente. O servidor tem que agir dentro da lei, a lei por sua vez tem limites e as provas testam justamente esses limites, então é preciso estar atento aos detalhes estudados na legislação e na língua portuguesa. Exemplo: Às vezes, a lei está correta mas as vírgulas estão nos lugares errados, as provas querem objetividade, ou seja, sua impessoalidade nas respostas.

Nem sempre os textos estão ali para ajudar, por isso vá diretamente às questões e depois busque a resposta no texto, não leia-o primeiro senão você perderá tempo em ler novamente no momento de responder.

Aprenda a ler o enunciado, muitas vezes erramos por não compreender ou compreender parcialmente o que está sendo solicitado. Na redação, é importante clareza, frases curtas e impessoalidade, afinal o servidor público não responde por si próprio mas sim pelo órgão que representa.


PALESTRA 4 - Concursos e Carreiras na Petrobrás - Lairton Correa (Gerente de Gestão do Efetivos da Petrobrás)

Essa palestra foi bem motivadora por mostrar que os grandes investimentos tendem a abrir mais vagas até 2013 e mostra que a Petrobras é uma empresa que investe nos funcionários, acabando com o paradigma de que as empresas são uma via de mão única, no qual o funcionário trabalha e só a empresa lucra com tal esforço.

As demais informações da palestra foram voltadas aos slides com dados estatísticos da empresa e não de concursos somente, pois há um foco grande nos universitários e estudantes de áreas técnicas que buscam um estágio na empresa.


PALESTRA 5 - Carreiras Jurídicas - Otávio Calvet - Otavio Calvet é Mestre em Direito do Trabalho, pela PUC de São Paulo é Juiz do Trabalho no TRT/RJ, desde julho de 1998, também exerceu a Magistratura trabalhista no Estado do Paraná, além de ter sido aprovado no concurso de Magistratura em Minas Gerais. O Autor é também professor de Direito e Processo do Trabalho em várias instituições.

Vocação – Decisão – Escada – Salto

Ou seja, precisamos escolher uma área para qual tenhamos vocação, não adianta se esforçar tanto visando apenas um alto salário para depois voltar atrás. Descoberta a vocação, é hora de decidir a metodologia de estudo, o ambiente e quais as ferramentas necessárias para chegar. Cabe ao concurseiro escolher se sua trajetória será uma escada na qual cada concurso é um degrau ou simplesmente traçar como meta um concurso top de linha, como o de Juiz, no qual o tempo de estudo e a dedicação são muito maiores e caso não haja o preparo necessário, a frustração também pode ter tamanha dimensão.

Uma base de estudos fundamental é formada por: concentração, local de estudo, família e hábito de estudar. Pode parecer repetitivo mas de fato os conselhos dados pela maioria dos palestrantes que já passaram pela nossa fase nos faz repensar sobre esses pontos e muitas vezes descobrir que ainda estamos errando ou nos auto-sabotando em algum.

Como estudar? Primeiramente é preciso deixar de lado a identificação pessoal pois assim cairemos na armadilha de estudar apenas o que gostamos.

Utilizar um livro base ou vários autores sobre o mesmo tema? Depende, se você está começando não vale a pena, pois pode se perder em meio a tanta informação, que pode ser descrita de forma diferente, então use apenas o bom LIVRO DE BASE, enfim, tudo que já se passou pelas nossas cabeças mas que às vezes precisamos ouvir de alguém para internalizar.


PALESTRA 6 - Conhecimentos Gerais e Atualidades nos Concursos - Alexandre Pinto - O palestrante é autor do livro "Entendendo o Mundo Contemporâneo", sobre Conhecimentos Gerais e Atualidades para concursos públicos.

Segundo Alexandre Pinto, a rigor qualquer coisa tema de Conhecimentos Gerais. A palestra teve o clima de aula descontraída, fazendo com que todos participassem e compreendessem os principais pontos passados. O professor destacou quatro nos quais devemos nos focar que são: mundo globalizado, meio-ambiente e sustentabilidade, relações internacionais e Brasil contemporâneo.

Para esta matéria é preciso ler muito e deixar a preguiça de lado. Não se trata de decoreba mas sim de ter um ponto de vista crítico ao selecionar matérias na internet, revistas e jornais, desta forma você tem acesso a mais informações sem correr o risco de ficar preso ao de alguma política partidária. Não há muitos livros que componham essa matéria e os mesmos não tem como se manter atualizados por muito tempo devido à velocidade dos acontecimentos. Vale ressaltar que por mais recente que o acontecimento seja, não podemos esquecer de sua fundamentação histórica. Muitas vezes no conteúdo programático, não há diretamente a cobrança de Conhecimentos Gerais, entretanto ao fazer uma redação, o tema proposto é sempre algo relacionado à mesma, por isso como já foi dito antes L-E-I-A-M!


PALESTRA 7 - A IMPORTÂNCIA DA ADM. PÚBLICA E GERAL NOS CONCURSOS - MARCELO MARQUES - Marcelo Marques é bacharel em Administração de Empresas pela UERJ e é professor de Administração, Administração Pública e Arquivologia em cursos preparatórios para concursos públicos. Além disso, é consultor e palestrante na área de motivação e neurolinguística.

O palestrante abordou as mudanças ocorridas nos últimos 40 anos na Administração Pública, havendo maior cobrança desta matéria nos concursos atuais.

Hoje existe a Ges Pública, um programa de qualidade que visa a desburocratização do serviço público. Segundo Marcelo Marques, na base desse modelo estão pressupostos dois importantes aspectos: o constitucional, que abrange legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência; e o de gestão, que reflete inovação, criatividade, autonomia, transparência, gestão por resultados, valorização do servidor público e trabalho em equipe.

Por isso, notamos que 9 em cada 10 concursos estão abordando esses aspectos. Lembre-se também que é necessário motivação pois a qualidade de vida do servidor público é fundamental, logo que ele representa a instituição diante do público.


PALESTRA 8 - CONCURSOS NA ÁREA DE SEGURANÇA - PAULO CÉSAR LIRA

Esta palestra é um pouco mais específica, pois refere-se aqueles que buscam uma vaga na área de Segurança. Entretanto, mesmo não sendo o meu alvo, ela me acrescentou alguns pontos: primeiramente para aqueles que querem tentar para alguns cargos é preciso habilitação “D”. Haverá a abertura de muitas vagas e ao contrário do que muitos pensam, esta é uma área também aberta às mulheres. O ponto em comum a todos os concursandos, independente da área, é que é preciso ter coragem para traçar uma estratégia de estudo e focar-se num objetivo. Segundo o professor, tudo é questão de perfil e necessidade.

Às vezes você tem que criar seu próprio perfil porque nem sempre as oportunidades aparecem e é preciso aproveitá-las. Se você já está acostumado à rotina de concursados e quer resultados diferentes, tem que agir diferente, ou seja, não adianta estudar sempre do mesmo jeito se você vir que não está funcionando ou que a metodologia não é adequada.

As provas anteriores são uma ótima forma de estudo mas o ideal é resolver as questões já com o gabarito. Daí você já se condiciona a estudar pela questão correta e eliminar as demais. Para quem quer investir nessa área, é preciso se preparar, pois os concursos estão vindo aí.


PALESTRA 9 - COMO AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO E A MEMÓRIA - SERGIO CARVALHO - auditor-fiscal da Receita Federal há oito anos, autor de quatro livros pela Editora Campus e co-fundador do site "Eu Vou Passar"

Esta foi uma das palestras das quais participei que estavam mais cheias, bem antes da abertura já tinha fila e no início já tinha pessoas sentadas no chão. De forma bem humorada, Sérgio, que em 7 anos, prestou 33 concursos e passou em 6, segundo o próprio, mostrou ao público que podemos vencer o nosso maior vilão: nós mesmos.

É preciso entender que só não erra quem não faz, é fácil para muitos criticar a rotina de um concurseiro diante do tempo em que as pessoas que estão vendo essa realidade de outra perspectiva acham que seriam o suficiente para passar, afinal quem nunca ouviu ao ser abordado sobre seu tempo de estudo, alguma história daquele prodígio que só estudou dois meses antes da prova e foi aprovado?

Enfim, percam o medo de errar e parem de reclamar pois vida boa é sempre a dos outros. Ou seja, devemos olhar para nós mesmos e perceber o quão importante é a nossa escolha e que podemos atingir os nossos objetivos. O professor também citou sobre uma carta na manga que todos devemos ter: o entusiasmo. Por isso, sejam otimistas, isso traz grandes milagres aos nossos estudos e minimiza as nossas cobranças. Negativismo nem pensar, acredite em você, afinal se fosse tão fácil não teria a mínima graça.

Os passos da memorização são:

1) Captar, logo que a memória visual, auditiva, imaginativa e associativa. Tudo junto!

2) Fixar, apenas ler não é o bastante, leia as provas passadas, faça exercícios e resumos

3) Perenizar: é preciso dormir bem para que a memória de longo prazo funcione bem

4) Recuperar: na hora da prova deu aquele branco. Respire fundo, coloque um asterisco na questão e passe para a próxima, quando você voltar a ela, você se lembrará pois relaxou respondendo o que você sabe enquanto seu subconsciente continuou trabalhando naquela dúvida.

Mantenha a assiduidade nos estudos, não importa se são meia hora ou cinco horas por dia, desde que sejam diárias. Não deixe de lado o lazer. É preciso também intervalos programados para que o aluno tenha a cada hora pelo menos uns dez minutos de relaxamento, que pode ser ouvindo um pouco de música clássica. Assim, você volta mais bem disposto para a próxima hora de estudo.


PALESTRA 10 - MAPAS MENTAIS E MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS - FELIPE LIMA – autor do livro "Mapas Mentais e Memorização para Concursos" que escreveu em parceria com o William Douglas, da editora Impetus e ainda atua como auditor e consultor da Petrobrás

Mais um recordista de público na feira, Felipe usou sua própria história de vida como exemplo. De forma bem humorada, ele mostrou ao público os erros e acertos que nos aproximam e nos separam do nosso objetivo. Ah, quem não se identificou com o exemplo de que várias vezes quando sentamos para estudar, sentimos sede, fome, preguiça ou lembramos que temos que fazer uma ligação urgente? Pois é, essa nota auto-sabotagem muitas vezes adia um dia de estudo ou impede que mantenhamos uma periodicidade mas pense que ela é o nosso inimigo e esse inimigo leva o nosso sonho embora, deixando-nos cada dia mais longe.

O professor ensina a técnica de mapas mentais e memorização, no qual é possível realizar um ano de estudos em 12 horas e 30 minutos. Como? Se você estudou 300 dias por ano, provavelmente fez uma média de 30 mapas mentais por dia, então 300 x 30 = 9.000 mapas mentais por ano Em media, levam-se 5 segundos para revisar cada mapa. 9.000 x 5 = 45.000 segundos para revisar 9.000 mapas, ou seja, 45.000 segundos = 12 h e 30 minutos.

Atitude é fundamental, não se aborreça considerando que seu tempo de estudo é muito longo e ainda não alcançou seu objetivo mas sim seja grato se você tem a chance de estudar para seu concurso, muitos não tem nem a oportunidade de estudar ou escolher a carreira pública. Crie o hábito de dar uma nota para si mesmo no empenho da busca pelos seus sonhos e lembre-se: estudo é que nem remédio, se não põe em prática não serve. Se você não toma o remédio, vai se curar?

Claro que além de todos os conselhos valiosos, o professor surpreendeu-nos com a hipnose de uma pessoa da platéia, subindo em sua barriga. A mesma, ao acordar, informou não sentir dor alguma e ainda ficou impressionada com a força que teve naquele momento, daí podemos perceber que somos muito mais fortes do que pensamos, é o preparo que nos leva adiante.

Resumo da ópera - Quanto se sentirem sozinhos ou com um vazio por dentro de tanto estudar, lembrem-se de três coisas:

1) Para chegar aonde muitos não chegaram, você deve fazer aquilo que muitos não fazem!

2) É preciso sacrificar alguns fins de semana e feriados para ter todos eles.

3) GRANDES RESULTADOS REQUEREM GRANDES SACRIFÍCIOS.

DIEGO XIMENES é um concurseiro atento a tudo.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Como foi a Feira da Carreira Pública"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards