Insegurança

Muitos concurseiros, com o olhar voltado para o futuro podem pensar em fazer as provas e ter seu cargo visando o tão sonhado salário fixo e a tranquila estabilidade. Acho muito interessante a estabilidade enquanto um critério de paz e harmonia na vida. Mas fica a pergunta: Estabilidade, sob um ponto de vista mais abrangente, é algo adquirido interiormente ou exteriormente? Há quem diga que tudo é conquistado primeiro dentro e o que está fora se modela a essa conquista interior.

“Um homem conquistar a si mesmo é a primeira e mais nobre de todas as vitórias.” - Platão

Pois então, neste ponto de vista, a insegurança e o medo de um futuro incerto se deita não sobre a sociedade e sobre o mercado de trabalho e sim sobre o próprio ser humano. Terminada a insegurança financeira, outras inseguranças tratam logo de começar, pois curam-se os sintomas, mas a doença persiste. A insegurança no casamento, na saúde, o medo de sair lá fora e tomar uma bala perdida. O medo é sempre um sentimento infundado, pois ele se baseia em pensamentos do futuro, em imaginação. Perigo é algo bem diferente, pois o perigo é iminente, se apresenta para nós. Uma cobra venenosa por perto é exemplo de perigo, mas imaginar o tempo todo que uma cobra pode entrar em nossa casa é medo.

Pensamentos não são a verdade, mas apenas pensamentos. Você pode acreditar neles ou não. Os pensamentos do futuro sempre trazem muito sofrimento, pois como é impossível se fugir do agora, o futuro precisa ser construído e não antecipado. O futuro é feito de um conjunto sucessivo e eterno de “agoras”.

A única coisa que podemos ter controle de fato, são os nossos pensamentos. O resto é mera probabilidade. Se nossa meta [futuro] for acabar com a insegurança, isso nunca irá acontecer, mesmo que nós passemos em um concurso, porque a insegurança está aqui [agora] e o fato de realizar uma meta de acabar com um problema no futuro quando na verdade ele está no agora, cria a falsa idéia de que isso pode ser feito.

Você, concurseiro, que deseja ingressar em um cargo público, repense se está fazendo por amor à futura profissão, ou se simplesmente está se reorganizando para se adaptar a um medo que corre em você. Se o seu sonho de vida é ter esse emprego público, eu acho maravilhoso, pois terei a garantia de que se eu precisar de um serviço público na sua área e você me atender, serei mais do que bem atendido, serei servido. Isso certamente me deixará mais orgulhoso do país onde eu habito e de que sou filho. Mas se você está deixando de um lado um sonho antigo, pois tem medo, insegurança, do seu futuro, repense.

O universo é um lugar de múltiplas e gigantescas probabilidades, lute e certamente você chegará aonde quer. Até mesmo porque, se você for inseguro em relação ao futuro, o seu presente já estará sendo afetado, pois a tua insegurança te afeta drasticamente durante as provas que você vem desempenhando.

Resumo da ópera - Tenha em mente que o seu futuro é construído de pequenos “agoras”, e é tendo a segurança de que você tem o poder para realizar o que é possível hoje, que você terá a consistência de um futuro desejado amanhã.


Sucesso!

Eric Gerhard

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



2 Response to "Insegurança"

  1. Olá a todos! Nossa Eric, se você escreveu isto é porque não sou a única insegura neste mundo... (risos) A partir de agora sempre vou lembrar de suas palavras, tentando colocar as considerações que fiz prática. Valeu muito! Abraço!

    Pablo says:

    Estou estudando para o concurso do TRE/ES e no momento estou "fundindo" editais de outros TREs que realizaram concursos em 2009/2010.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards