"Calma, calma, não criemos cânico!"

"O ano acabou, já tem até panetone nos supermercados, e eu ainda não passei em nenhum concurso público. Me angustia só de pensar que terei de esperar até depois do carnaval para haver bons concursos. Estou em pânico sem saber o que fazer, para onde ir, que desculpas dar."

Recebi sábado esse desabafo misturado com pedido de socorro de uma concurseira que estuda desde o início do ano e está um tanto desesperada. Pois bem, como costuma dizer nosso herói "terceiromundista" Chapolim Colorado "Calma, Calma, não criemos cânico!" (só para constar, ele diz cânico ao invés de pânico).

Para começo de conversa, achar no final de outubro que o ano já acabou para quem estuda para concursos públicos é um baita nonsense, uma ideia sem o menor cabimento, mesmo porque não existe final de ano para concurseiros sérios que ainda não foram empossados, apenas uma fase onde estudar é um pouco mais difícil por conta da maior quantidade de distrações externas.

O que pode deixar muitos concurseiros meio desanimados é o fato de que esse mês foi realmente pobre de novos bons concursos públicos, mas saibam que para novembro e dezembro está prevista a publicação de muitos editais de concursos federais e estaduais, a maioria com prova em janeiro e fevereiro, ou seja, o final de ano promete ser de muito estudo para quem é concurseiro realmente sério e comprometido. Então, esqueçam essa bobagem de que "só depois do carnaval" para haver novos bons concursos na praça, visto que isso não tem cabimento algum, é uma grande mentira.

Quanto à cobrança decorrente do ano estar chegando ao fim e de ainda não se ter sido empossado, saibam que ela é natural e comum a praticamente todos os concurseiros sérios. Eu passei por essa amargura de terminar o ano sem estar empossado por dois anos e sei como é. Nessa época é tradicional a tal da revisão do que fizemos ou deixamos de fazer ao longo do ano e é realmente duro encarar que não atingimos nossa meta de nos tornarmos servidores públicos. É exatamente nesses momentos que temos de ter em mente que a luta só está perdida para quem deixa de lutar. Se continuamos lutando com garra e determinação, já vencemos de certa forma.

Quanto a dar desculpas ... hummm ... realmente no final do ano as cobranças de familiares, parentes e amigos aumenta. Particularmente, descobri que o melhor é não dar desculpa alguma, mesmo porque apenas nos desculpamos quando fazemos algo errado e se estudamos com seriedade mas ainda não fomos empossados, não estamso fazendo nada de errado que demante pedirmos desculpas, simples assim.

Agora, quanto a não saber o que fazer ... vamos lá, sejam sinceros, vocês sabem, sim, o que fazer ... CONTINUAR ESTUDANDO COM MUITO P2D (Planejamento, Disciplina e Determinação) ... ou existe outra forma honesta de passar em concursos públicos?!

Resumo da ópera - Esperem o dia 23 de dezembro para começar com essa conversa de "o ano acabou", porque até lá ainda há muito chão!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



3 Response to ""Calma, calma, não criemos cânico!""

  1. Nih says:

    É "Palma, palma, não criemos cânico"

    Nih says:

    Ótimo post!

    Ana Claudia says:

    Olá Charles. Há algum tempo acompanho seu blog, mas é o primeiro comentário que faço. Gostei muito do artigo e já encaminhei para os amigos "de capa e espada". Acredito que seus artigos sobre força e perseverança na guerra dos concursos acendem uma fagulha no coração de cada leitor, animando-o e confortando-o. E, tenho certeza que esta minha opinião é partilhada por todos seus seguidores. Um grande abraço.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards