Cursos online valem a pena?

Quando o assunto é material de estudo para concursos públicos, as dúvidas dos concurseiros são muitas. Tal é consequência direta da combinação nem sempre muito justa entre quantidade de material de estudo ofertada e grana curta para adquirir esse material. Nesse cenário, é mais do que correta a busca de informações pelo melhor material, a fim de se maximizar o investimento.

É muito importante também levar em consideração que além do investimento financeiro, há o investimento em tempo de estudo. Do que adianta pagar barato num material de estudo que é incompleto, mal explicado, fraco? Nada. Será pura perda de tempo tentar estudar com um material desse tipo.

Em tempos de Internet de banda larga (rápida) cada vez mais acessível, pipocam as ofertas de materias de estudo online. São cursos em audio, vídeo e texto, aulas virtuais gravadas e ao vivo, enfim, uma grande oferta de materiais de estudo distante um clique dos concurseiros de plantão.

Por conta de muito material de estudo fajuta que é oferecido na Internet, sem contar o material pirada ou mesmo que não exite (leia-se golpes virtuais), a desconfiança dos concurseiros é grande, tornando a pergunta "Será que esse material de estudo online vale o que estão pedindo por ele? Vale a pena eu investinar em sua compra?".

Antes de mais nada é preciso deixar claro que assim como há livros bons e ruins, cursos presenciais bons e ruins, professores bons e ruins, também há material de estudo online bom e ruim. E do mesmo modo, a melhor maneira de "separar o joio do trigo" é pesquisar e questionar outros concurseiros em fóruns, comunidades, bate-papos, sites e blogs sobre quais são os bons fornecedores de material de estudo online e quais são picaretas.

Tomemos o exemplo de um parceiro do blog, o Ponto dos Concursos. É sabido que há muitos anos o Ponto oferece alguns dos melhores cursos online para diversos concursos de primeiro nível em todo o Brasil. Sempre contando com ótimos professores, seus cursos entregam o que prometem e são investimento com retorno garantido para os concurseiros sérios.

Agora, não achem que material pirata oferecido por uma fração do preço em sites ou por email têm a mesma qualidade do material adqurido de fontes legais e oficiais. De modo algum. São muitos os concurseiros que já adquriram material de estudo incompleto, desatualizado ou mesmo pagaram e não receberam nada.

Resumo da ópera - Eu e todos os membros da equipe deste blog costumamos utilizar materiais de estudo online e os recomendamos, alertando apenas para o cuidado de se escolher apenas o melhor material. Escolha certo e não tenha medo de investir nesse tipo de material se o mesmo tiver o potencial de potencializar seus estudos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


1 Response to "Cursos online valem a pena?"

  1. Unknown says:

    Falando em material, onde está o artigo do Fontenele que tratava sobre materiais gratuitos na web?!
    Procurei mas não o encontrei neste blog. Por favor, me ajudem!

    Grata.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards