Última parada antes do MPU

A prova do MPU está se aproximando, é verdade. Há pouco mais de 2 semanas do certame, alguns cuidados essenciais são necessários, e poderão ser decisivos na ocasião de delimitar, ou não, nossa aprovação.

Para tanto, dois aspectos relevantes, como última parada antes do certame, devem ser relativizados nesse momento. E me reservo o intento de voltar ao tema, para priorizar o mais interessante no momento da realização a prova em um próximo bate-papo.

1º - Em relação ao estudo: É hora de revisar!

Muitas pessoas não dão o devido valor à revisão sistêmica da matéria estudada, mas ela é sim muito importante. Após vários meses de preparação para o concurso do Ministério Público da União (ou anos, para alguns, porque não?), que detém em seu bojo mais de 09 matérias de estudo para cada cargo, além da prova dissertativa (para a carreira de analista processual ou administrativo, entre outros), é imperioso que tomemos um tempo para revisar os apontamentos mais importantes de cada disciplina.

Reler a legislação de cada ponto do edital é uma dica interessante. Revisar os resumos, quadros sinópticos, organogramas que fizemos nesse período, também.

Claro, é necessário saber priorizar e entender as formas corretas de revisão.

Em alguns textos, que podem ser encontrados aqui no blog Concurseiro Solitário (de autoria do nosso colunista Fontenele), é possível se entender a diferença entre fazer um resumo e um fichamento, bem como a importância, na aprovação em concursos públicos, de cada um deles.

Com as revisões se diga o mesmo! A boa revisão é aquela que, além de periódica – para estimular os níveis de nossa memorização, nos permita rever todos os pontos do edital, priorizando por seus aspectos mais importantes e mais cobrados nas provas de concursos. Porque não vale a pena, há essa altura, estudar as nuances de cada disciplina caso se perceba que as chances de serem cobradas são menores.
Como se faz para delimitar quais são esses pontos preciosos, então? TREINO, caros amigos. MUITO TREINO. E análise das provas anteriores, tanto do MPU, como da banca examinadora (CESPE), das polêmicas jurídicas que podem ser esmiuçadas, das atualizações legislativas dos últimos períodos que quase ninguém se preocupa em estudar, entre outros.

O importante é que as duas últimas semanas de preparação não sejam somente fulcradas na aquisição de conhecimentos novos (alguns dirão que quase nenhum conhecimento realmente novo pode ser adquirido nesse curto período, mas eu não sou tão extremista), mas também para a manutenção dos conhecimentos em fase de consolidação (ou seja, que estudamos).

Simulando as condições da prova:

Tenho feito isso já há algum tempo e tem me ajudado muito. Uma vez por semana, ao menos, eu separo uma prova de variados concursos (e você pode escolhê-las a partir do seu foco de estudo, ou seja, para qual concurso você vem se preparando ao longo do tempo – no caso desse post: do MPU), e condiciono meu cérebro para realizar a prova exatamente nas mesmas condições que a encontrarei no dia D (leia-se: o dia D fazer o seu melhor, independente do resultado).

Experimentem! Já que falamos especificamente do MPU, convido vocês a separar uma prova de concurso da banca CESPE, estilo verdadeiro/falso, de preferência com a mesma quantidade de assertivas e uma prova dissertativa (para quem se prepara para enfrentar tal tipo de prova), além do mesmo número de horas de duração, e ainda, no mesmo período em que a realizará.

Tenham a mais absoluta certeza que educar nosso cérebro é algo sensato e necessário. Por que haja resistência, física e emocional, para agüentar tantas horas, sentados, às vezes não completamente confortáveis, logo depois do almoço (e aí outra dica para uma alimentação leve e balanceada!), para responder tantas perguntas assim! E eu garanto: esse tipo de diferencial concurseiro, é que nos separa dos milhares de concurseiros paraquedistas que também prestação das provas dos dias 11 e 12 de setembro.

Preparando a estrutura da realização da prova:

Para que não se esqueçam, na provável data de 03 de setembro, a CESPE divulgará os locais e os horários da realização das provas. É importante que se lembrem disso, para prepararem a estrutura que envolve a ida até lá, o local de permanência pré-prova, os meios de locomoção que usará na cidade (e o tempo que levará para chegar até o local de prova ou até o meio de transporte que os levará até lá) e sua também volta.

Além disso, já é tempo de tirar da gaveta o comprovante de inscrição e de pagamento, os documentos pessoais que você usará, os materiais indispensáveis para a realização do certame conforme as estipulações do edital (evitando gastar 5 reais em uma caneta bic preta com cabo transparente, por exemplo) bem como providenciar a compra da passagem e a reserva de hotel/pousada/casa de amigos-parentes.

São detalhes. Imprescindíveis.

2º: Em relação à motivação:Treino é treino e jogo é jogo. O jogador gosta mesmo é de jogar”.

Essa frase é de autoria de Wilian Douglas, e eu não me canso de citá-la, de tempos em tempos.
Não descuide de sua motivação nesses últimos tempos, e prepare-se para entrar em campo e jogar daqui há alguns dias, fazendo o seu melhor, independente do resultado final do concurso.

É tempo de pensar coisas boas e de preparar seu coração para que se mantenha calmo e aberto. Relaxe um pouco nos últimos dias de preparação se isso te traz felicidade (porque é tudo questão de estilo, alguns não acham isso tão necessário), namore um pouco também (e sonhem com o futuro), pratique exercícios físicos leves (digo leves, porque o jogador não quer realizar a prova machucado, certo?) e leia um pouco de atualidades, sejam jurídicas, do seu campo de atuação profissional, ou mesmo gerais (o que poderá ser, também, uma boa arma, na hora de ter vocabulário e esperteza para realizar a dissertativa).

Se a angústia pela não preparação plena te persegue, que aos poucos ela possa ser transformada em motivação para aprender com esse concurso público, te preparando para os próximos que virão, mas sob hipótese alguma desista, de ir fazer a prova, ou de terminar bem um projeto (como o estudo para o MPU) que iniciou. Vejam, as motivações que te fizeram iniciar o estudo são as mesmas, certo? Porque desistir agora?!

RESUMO DA ÓPERA - Falta pouco agora. Depois de alguns meses de preparação e de ansiedade, um dos concursos mais aguardados de 2010 (para tantos), chegou. É hora de colocar a cabeça no lugar e preparar o espírito e o corpo para a realização da prova. A prova é uma oportunidade. Vamos aproveitá-la!

Paula Oliveira é uma concurseira que não vai perder esse trem!

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



1 Response to "Última parada antes do MPU"

  1. Pablo says:

    Ótimo roteiro para este período pré-prova do MPU.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards