O Medo da Concorrência

Falando rapidamente de Darwin, podemos perceber com mais clareza o motivo da diferença da posição dos olhos em animais predadores e predas. Nos felinos, por exemplo, a posição do olhos é frontal, o que aumenta a capacidade de foco no alvo além de aumentar muito mais a noção de tridimensionalidade. É só fazer o teste: Tape um olho e tente pegar rapidamente um objeto em meio a outros. Certamente você vai esbarrar em alguma coisa. Um olho só bidimensionalisa o meio. Um cervo, um boi, um cavalo, tem olhos laterais para poder fugir, para escapar dos olhos frontais do leão ou do leopardo. Faço-te a pergunta: Quais olhos são mais focados, os dos felinos ou dos ruminantes? Nem um, nem outro. Os dois são focados, mas em coisas diferentes. Um dos fatores diferenciais entre a caça e o caçador é o tipo de olhar. Um procura a caça o outro procura o caçador e ainda tem de ter consciência de rotas de fuga.

E você, tem olhos de caça ou de caçador? Você é predador ou preda? O seu olhar, o seu foco determina o seu destino. Para onde você olha é para onde você vai. Se você olha para o problema ou se você olhar para a solução atrairá ambos. E isso não é místico. Mas se isso te ajudar, pode ser místico também. Pense só no seguinte, se o seu cérebro ficar focado no problema, vai ver como é incrível a capacidade de imaginação que temos em criar coisas que até existem e outras que não existem e que certamente nos prejudicam muito no processo de alcançar o sucesso que queremos ter. Mas se você foca na solução, também vai ficar encantado com a força do cérebro em gerar soluções criativas para chegar na sua meta. Para onde você olha é para onde você vai. Se você olha para a concorrência, o seu cérebro vai começar a criar inúmeras idéias que vão te deixar mais apavorado. Pergunte a quem passou em concurso público se algum dia ele ou ela já pensou em concorrência. Tenho minhas dúvidas que a resposta seja positiva, pois essas pessoas tem olhos de predador, de caçador.

Como eu disse anteriormente, a caça precisa ficar atenta à chegada de seu assassino e ao mesmo tempo na rota de fuga. Agora faça a analogia contigo que tem medo da concorrência e veja se não é a mesma coisa? O seu cérebro é tão imaginativo que se bobear você chega na hora da prova, olha para o lado e vê uma pessoa completamente desconhecida e diz para si mesmo: “Nossa! Esse aí deve ser muito CDF. To ferrado!!!” Quem nunca passou por isso levante a mão. Eu já passei por isso, lógico. E isso não leva ninguém a lugar algum. Você tá de olho no caçador e por isso fica sendo a caça. E a rota de fuga? Bem, a rota de fuga vem quando você fala pra si mesmo: "DESISTO!" O caçador então pensa: "Menos um".

O fato de pensar na concorrência é danoso fisiologicamente pois como a regra é a de que você corre riscos, você aciona o seu sistema de luta e fuga e entre em estado de estresse, gerando ansiedade, raiva, intolerância e a partir daí brotam borbulhantes conflitos domésticos que eclodem em mais perdas nos seus estudos e por fim, no péssimo resultado no dia da sua prova.

Comece a se questionar:

1 – Qual a minha preocupação hoje, meu desempenho ou a concorrência?

2 – O que é que eu analiso quando chego no local da prova, “Meu Deus, quanta gente!” ou “Está em mim os recursos para passar”?

3 – O seu destino é regido pela “sorte”, ou por “oportunidade e prontidão”?

Pense numa coisa: Se tudo o que rege a sua vida está fora do seu controle então não saia de casa, porque você pode não voltar. O que não deixa de ser verdade, mas se pensarmos assim o tempo todo, não vivemos. Viver é Arriscar, mas não apostando na sorte e sim controlando as probabilidades. Você não pode saber se vai passar ou não, mas certamente pode aumentar muito as suas chances colaborando com os mínimos detalhes. Porque uma coisa é certa: Quando o estudo já não é o fator de diferença, a tua indiferença é o que faz a diferença. Concurso Público é um jogo em que você aposta em si. A diferença é que a sorte aqui não é como nos jogos de azar. A “sorte” é a medida pela sua habilidade de controlar as probabilidades: a de ter o conteúdo do edital muito bem organizado dentro de si e o controle emocional para não se deixar perturbar pelo meio externo a você.

Resumo da ópera - Quanto mais preocupação você tiver com a concorrência, mais você estará dando condições para que ela passe a sua frente. O medo vai te eliminar muito antes do resultado da prova sair.

Sucesso!

Eric Gerhard

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Assista agora a um vídeo que o Eric fez especialmente para vocês, leitores do Concurseiro Solitário. Acreditem, vale a pena!



———«»———«»———«»———


11 Response to "O Medo da Concorrência"

  1. Gê. says:

    Ótimo texto!

    Vivi says:

    Obrigada, Eric. Esse artigo foi muito importante para o momento em que estou vivendo, de pensar em desistir dos concursos porque não me acho tão boa quanto os concorrentes. Isso que você falou de no dia da prova ver um monte de CDFs acontece muito comigo. Sempre acho que as pessoas ao meu redor são mais preparadas e inteligentes. Por mais que eu estude, não me sinto capaz de superar a concorrência. Geralmente evito saber o número de candidatos, mas não entendo o motivo, sempre tem alguém me contando quantos inscritos, mesmo que eu diga expressamente que não quero saber. Uma vez, na minha sala, só havia Vivianes. Fiquei muito impressionada, pois meu nome nem é assim tão comum. Bom, eu me saí bem em todas as provas sem concorrência, como as provas da faculdade e a OAB, por exemplo, em que passei na primeira tentativa, sem ajuda de cursinho preparatório. Na OAB, basta tirar a nota mínima. Enfim, estudo há anos para concursos e tenho a impressão de que a concorrência está cada vez mais forte em termos de qualidade e me desespero.
    Quero ler seu artigo e ver seu vídeo mais vezes. Gostaria muito de mudar meu foco, de deixar de ser uma presa.

    Eric Gerhard says:

    Vivi!

    Muito engraçado como os padrões se repetem com a gente, não é? O mesmo problema que eu passei, você passou e não tenho dúvidas que outras pessoas também já passaram. Bom, o mais interessante disso tudo é que você acabou de dar a solução do seu problema no teu comentário. Vou transcrevê-lo: Bom, eu me saí bem em todas as provas sem concorrência, como as provas da faculdade e a OAB, por exemplo, em que passei na primeira tentativa, sem ajuda de cursinho preparatório. Na OAB, basta tirar a nota mínima.

    O mais interessante é que, fora de uma realidade de concorrência você se dá bem, e numa realidade onde apitam que há concorrência você se dá mal? Muito conveniente, né? rsrsrs... Fantástico!

    PNL é basicamente duas coisas, Mente e Fisiologia. Eu quero que você aí, onde você está se coloque numa postura de alguém que está fazendo prova sem concorrência. Imagine a sala que você estava fazendo a prova da Ordem por exemplo. Como estava seu corpo, relaxado, tenso? Seus ombros, seus pés, suas costas na cadeira... Quais eram os seus pensamentos? O que é que você ia fazer depois? Ia para uma festa? Ia para casa relaxar? Eu quero que você volte no tempo agora e se coloque na postura emocional, física e mental que você estava quando fez essa prova e mentalize a sala repleta de alunos fazendo a mesma prova.
    OK? Tá fazendo? Terminou? Tudo bem, eu espero............. Pronto!
    Agora que você reviveu a sensação de fazer uma prova com tranquilidade eu quero que você volte nessa mesma sensação de tranquilidade e troque de sala. Troque a prova, troque os concurseiros. Agora é concurso público, mas eu quero que você mantenha a mesma postura de tranquilidade. Difícil, né? Interessante é que você, agora, não está fazendo a prova, tudo isso está acontecendo dentro da sua imaginação, mas você já está vivenciando a história toda.

    Dê uma relaxada, estique os braços as pernas, sacuda um pouco o corpo para sair de um possível estado de tensão, e volte ao estado de tranquilidade. Entre na sala de concurso público novamente até se acostumar com a tranquilidade do ambiente. Volte para a sala da prova da Ordem, mas fique sentada no mesmo lugar e mantenha a sua calma. Troque a sala novamente sem sair do lugar pela de concurso público. Eu quero que você mude a sala no início vagarosamente e depois vá aumentando a velocidade até virar somente um borrão. Vá para frente e para trás. Embaralhe a sala toda. Brinque com as posições dos alunos, das provas. Faça um turbilhão de mudanças e se mantenha tranquila no meio de tudo.
    Assim que você parar, quero que volte para o momento do concurso público. Você já estará bem mais tranquila que antes. Aí eu quero que você coloque as cores do ambiente em preto e branco, e todos vão ficando preto e branco e você e a sua prova vão ficando cada mais coloridos. Você está cheirosa e com uma temperatura corpórea bastante agradável. Quero que você escolha o cheiro da tranquilidade e passe esse perfume no dia da prova. Toda a vez que cheirar o perfume automaticamente seu cérebro vai retornar ao estado de paz e tranquilidade que você construiu. Cheiro é bom pra você? Se não for, lembre de uma música. Se música não for o teu forte também, lembre de uma imagem. Eu quero é que você crie uma âncora para sempre que quiser voltar ao estado de tranquilidade com que fez a prova da Ordem.
    Depois me conta como foi, ok?

    Sucesso pra você!

    "Quando o estudo já não é o fator de diferença, a tua indiferença é o que faz a diferença." É exatamente isso que estou passando agora, a poucos dias de um exame importante. Estou me abstraindo de tudo aquilo que antes era uma carga, relaxando mais, e o foco continua mantido. Obrigado, Eric, por mais um texto bem importante.

    Eric Gerhard says:

    Vá fundo, Cléber! Desapêgo é uma outra palavra-chave nessa história toda. E se você for olhar a lei, nós não somos "donos" do cargo. Nós o empossamos e tão somente. Na verdade não temos nada. Só de pensar nesse sentido, já dá uma relaxada.

    É isso aí, Cleber! Arrebenta!!!

    Muito Sucesso pra você.

    D'Muller says:

    Eric, texto maravilhoso!
    Veio somar em minha vida, lendo esse texto várias vezes percebi que não só na vida concurseira mas em outras areas da minha vida esse texto caiu como uma luva...Muito Obrigada por compartilhar seus conhecimentos,observações...Vc é um ser iluminado....
    Deus te guarde!

    Vivi says:

    Mil vezes obrigada pelas dicas, Eric. Hoje li o seu texto e vi o seu vídeo novamente. A concorrência sempre foi um fantasma na minha vida. Com sua ajuda, vou tentar superá-la. Gostei muito do exercício proposto.
    Um grande abraço.

    Marina says:

    Que texto mais que demais!
    Amei!
    Concorrência é um problema para todos nós concurseiros. Não acredito que tenha quem não tenha tido frio na espinha ao saber que o MPU, por exemplo, teve mais de 700 mil inscritos!!!!!!!!!!!!!
    "O seu foco determina o seu destino"
    Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!
    Os textos do Eric são os melhores do blog! Parabéns, Eric!

    Parabéns pelo artigo de hoje, Eric.
    Um dos melhores que eu já li por aqui. Estou refeltindo bastante sobre ele e sobre minha (difícil) relação com a concorrência nos concursos.

    Gostaria que você falasse mais sobre PNL e sobre como podemos usá-la na prática a nosso favor.

    Há muita resistência de minha parte a esses métodos, uma vez que me parecem auto-ajuda. Mas quero acreditar que é possível mudar, pois estou realmente precisando mudar.

    Valeu pelo vídeo também! Muito muito bom!

    Vivi says:

    Eric, to aqui de novo, lendo seu texto de novo e vendo seu video de novo. Agradeço novamente as dicas especiais que escreveu pra mim. Fácil não será, mas to tentando.

    Outro abraço,

    Vivi

    Eric Gerhard says:

    Queridos,

    Muito obrigado pelo carinho. Saibam somente que eu sou apenas um instrumento. Sou a ferramenta de vocês para que alcancem o sucesso em qualquer área da vida de vocês, não somente concurso público. Estudo há anos o comportamento humano em várias áreas da Psicologia. Podem contar comigo.

    Muito amor e Sucesso para vocês.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards