RESENHA - Legislação Aplicada ao MPU de Erick Moura

A resenha dessa semana será de um dos excelentes cursos online do famoso Ponto dos Concursos, especificamente de uma das matérias-chave para o concorrido concurso do MPU que acontece daqui a menos de duas semanas.



Todo concurseiro sabe o quanto um bom material faz a diferença numa preparação em longo prazo (sem previsão de edital) e especialmente em curto prazo (edital publicado). Também é sabido que não é fácil encontrar cursos preparatórios que ofereçam um mínimo de qualidade quanto à estrutura física e principalmente quanto aos seus professores, sendo que esses devem estar diretamente e obrigatoriamente envolvidos com a área de concursos, pois de outro modo não conseguiriam repassar o conteúdo da forma como é exigido nas provas.

Além do exposto, ainda existe outro fator de grande relevância, pois de nada adiantaria uma boa equipe sem uma metodologia que pudesse oferecer um material de fácil entendimento e atualizado com o que há de mais moderno no segmento de cursos específicos para concurso público.

O Ponto dos Concursos nasceu exatamente dessa preocupação, idealizado por um ex concurseiro, o professor Vicente Paulo, o site busca suprir a falta de professores especializados nos cursos presenciais, com o diferencial dos cursos online formatados de acordo com as necessidades do aluno, que na maioria das vezes, pela questão de localização geográfica ou de tempo disponível, não teria condições de assistir aulas com professores renomados como: Vicente Paulo (Direito Constitucional), Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo e Tributário), entre outros.

Diferentemente dos cursos online em vídeo, os cursos do Ponto dos Concursos são disponibilizados aos alunos matriculados a partir do acesso a uma área restrita em que são divulgadas, dependendo do curso escolhido, várias aulas escritas (formato PDF), como também são criados fóruns de dúvidas diretamente com o professor do respectivo curso.

Quanto ao material, é comum ouvir criticas no que diz respeito à impressão e a colocação da tarja com o CPF do aluno. Todavia, vale lembrar que esse tipo de material recebe o mesmo tratamento dos livros quanto aos direitos autorais dos seus autores. Sendo imprescindível a sua proteção para que incentive outros professores a contribuir com os seus conhecimentos para o estudo específico de concurso público.

Para melhor entendimento, acerca desses cursos farei a resenha do “Curso sobre Legislação Aplicada ao MPU”, com o professor Erick Moura.

O professor Erick Moura é Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União - CGU, aprovado para o Órgão Central da Corregedoria-Geral da União no Concurso de 2006. Oficial da Marinha do Brasil durante 19 anos, Bacharel em Ciências do Mar pela Escola Naval. Professor de Administração Financeira e Orçamentária, LRF e Finanças Públicas em cursos preparatórios para concursos públicos em Brasília, bem como coordenador pedagógico em Brasília e no Rio de Janeiro.

Esse curso foi todo baseado de acordo com o conteúdo programático exigido no edital do concurso para os cargos de Analista e Técnico do MPU, dividido em 5 aulas, além da aula demonstrativa que foi disponibilizada gratuitamente no site para que o aluno fizesse uma avaliação antecipada da metodologia usada pelo professor durante todo o curso. E falando em metodologia, o professor Erick Moura usa os processos mnemônicos (métodos de memorização) que ele batizou de “mantras”, onde o conteúdo é todo esquematizado dentro de tabelas com fontes destacadas em caixa alta, coloridas e sublinhadas, ativando o lado direito do cérebro responsável pela criatividade e curiosidade.

Exemplo:


A didática desse curso consiste em usar questões de concursos anteriores, todas devidamente gabaritadas e comentadas, exercícios de fixação do tipo completar, além de revisões seguidas, tanto das questões no final de cada aula, quanto do próprio conteúdo dos tópicos, forçando o aluno a não ficar somente decorando, mas fixando e sedimentando todo o conteúdo estudado.

Pontos importantes que eu destaquei deste curso:

a) O conhecimento do professor, acerca das necessidades do aluno, domínio de técnicas de memorização e de repetição sistemática do conteúdo, através dos “mantras” (processos mnemônicos) e dos exercícios de fixação.

b) Dicas importantíssimas quanto ao estudo e cuidados nas várias fases de preparação.

c) A metodologia e a didática empregada. Mesmo sendo um curso online, o professor busca interagir com os alunos, sendo no próprio texto através de perguntas e respostas, como também no fórum através das resoluções de dúvidas e questionamentos dos mesmos.

d) O curso cumpre o prometido, apesar de alguns erros meramente técnicos, considero o resultado bastante satisfatório atendendo com louvor as minhas expectativas diante de uma preparação com edital publicado e com pouco tempo disponível para um estudo mais aprofundado.

Resumo da ópera – Considero esse e outros cursos do Ponto dos Concursos, como sendo vital para qualquer concurseiro, mesmo para aqueles que já estão a um bom tempo estudando para concurso público e em especial aos iniciantes, pela forma clara, objetiva e de fácil compreensão dos tópicos abordados. “Não importa a sua dificuldade, o Ponto dos Concursos sempre terá um curso no ponto e na medida certa para você”.

Fontenele é um concurseiro sério que vai direto ao ponto.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Hoje nossa proposta é um pouco diferente. Já testamos diversas coisas no mundo concurseiro: desde livros até apoio para os mesmos. Hoje vamos relatar um pouco da nossa experiência a respeito do curso sobre Legislação Aplicada ao MPU. Afinal, o concurso está batendo a nossas portas e, por isso, ter domínio do perfil da instituição é algo muito relevante para ter uma boa preparação. É neste propósito que o curso veio nos ajudar.

Á primeira vista, chamou-me a atenção o uso e abuso dos esquemas gráficos e de questões tiradas da cabeça do professor. Tudo isso não feito a esmo, mas de acordo com seu senso de observação e intuição sobre o que o CESPE poderia cobrar em prova.

Gostei de ver na aula demonstrativa um histórico sobre o Ministério Público em geral. Afinal, em alguns concursos esse tema cai. Além do mais, precisamos entender as origens da instituição para ter uma compreensão de como estudar para seu concurso e não adequarmos ao seu perfil. Com isso,
o professor faz um panorama legislativo que vem do direito lusitano, passando pela lei 7.347/85 que trata da Ação Civil Pública, para chegar à Lei Complementar 75/93.

Achei legal demais ele sempre esquematizar para massificar em nossas mentes os mantras dos princípios que envolvem o MP.

O que mais me atraiu nessa modalidade de curso foi que o professor faz um cronograma e cumpre sua carga horária, ao contrário de muitos cursos presenciais. Isso porque, ao início de cada aula, há um esqueleto de como a aula será, o que possibilita ao aluno ir arrumando o conteúdo na cabeça e já antever o que vai enfrentar.

Na metodologia do professsor, eu consegui identificar, por eu ser professora também, ser baseada em perguntas norteadoras. Esses questionamentos fazem com que a topicalização da pergunta traga uma dica e, ao mesmo tempo, seja instigante ao estudante para prestar atenção à lição. Ele consegue ter um estímulo para procurar as respostas ao que é perguntado.

O material é bem fundamentado, pois o Erick Moura foi beber na fonte dos melhores autores que escreveram sobre a instituição do Ministério Público.

Para quem é o curso? Pelo que pude observar, serve para quem vai tentar o cargo de técnico e de Analista Administrativo porque traz muitas noções básicas para quem nunca ouviu falar de inquérito civil e de ação civil pública. Serve também aos Analistas Processuais, na medida em que começa-se a traçar paralelismos entre os conteúdos estudados na LC 75/93 e Constituição Federal.

Quanto à proposta do curso online, eu considero valiozíssima porque não há interrupções com dúvidas particularizadas dos alunos. E isto, convenhamos, toma tempo de aula e impede que o professor cumpra efetivamente a programação. O que acontece é exatamente o contrário, já que, quando o curso é oferecido, o material já está pronto. Além disso, há um fórum destinado às dúvidas, que são sempre sanadas. A existência desse espaço para questionamentos também é interessante na medida em que o concurseiro precisa ser sintético e objetivo para se fazer entender. Já fica como meio de preparação para provas discursivas.

A letra do material é sempre grande, o que ajuda quem usa óculos. Além disso, pode ser impresso. Ao contrário de um curso tradicional, o fato de o curso estar escrito nos permite não precisar gravar áudio de aula nem fazer um monte de anotações desordenadas nos nossos caderno. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que muitas vezes não entende o que escreveu no próprio caderno. Isso porque, com pressa para consignar alguma informação importante, escrevo rápido demais que os professores falam. Muito frequentemente, fica sem sentido!

Um dos pontos altos foi a definição de “Notável saber jurídico” e “reputação ilibada” que poucos professores abordam e que para nós fica muito vago. Afinal, nem todos os conceitos juridicos são iguais às noções que existem no senso comum.

Voltando às questões, o professor trouxe questões interdisciplinares como controle externo da atividade policial e orçamento, para nos ligarmos à Direito Processual Penal e AFO. Isso mostra preocupação com o modus operandi do CESPE. As questões tratam mesmo de Ministério Público e elas vão diretamente ao cerne dos pontos examinados em aula.

Reparei que a repetição é um dos motes do curso. Assim, se você não memorizou a matéria pela exposição teórica, você o faz pelos esquemas. Se ainda assim não conseguir, será pelos exercícios resolvidos. Se não conseguir também, será pelos exercícios de fixação. Se não conseguir de maneira alguma, pelas opções anteriores, ainda há as questões que foram resolvidas repetidas ao final sem bagarito. Portanto, só não aprende quem não quer.

Nos exercícios de fixação, algumas palavras, que foram iluminadas em cor vermelha ou verde, são requisitadas para que preenchamos as lacunas. Assim, usamos o método de busca remota do nosso cérebro no momento de tentar lembrar das palavras-chave requisitadas. Além do mais, escrever é um excelente meio de fixar aprendizado.

Resumo da Ópera – um novo mundo se abriu para mim quando descobri os cursos online. Eu, que era uma pessoa pra lá de conservadora quando se trata de cursos, estou mudando meus conceitos... O curso do Ponto dos Concursos é confiável, tem professores competentes e que sabem o que estão lecionando. Há planejamento, comprometimento com os alunos, cumprimento de cronograma, o que nos dá muito conforto emocional. Afinal, sabemos de antemão que vai dar tempo de estudar tudo aquilo que foi prometido dentro do calendário.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que particularmente gosto muito e recomendo os cursos online do Ponto dos Concursos, que são meus velhos conhecidos desde os primeiros meses de estudo sério para concursos públicos.

Antes de qualquer coisa é preciso deixar uma coisa muito clara. O Ponto dos Concursos não vende simples apostilas digitais. Afirmar isso é um pouco mais que uma temeridade. O que o Ponto dos Concursos vendem são verdadeiros cursos virtuais, dos quais não apenas disponibiliza excelentes apostilas digitais em PDF, como também oferece amplo suporte aos seus alunos através de fóruns "tira dúvida" abertos a todos os matriculados em seus cursos.

Um ótimo exemplo da qualidade do material que produz e comercializa está nesse curso de legislação específica para o Concurso do MPU que ora resenhamos. Mas como disse nosso bom amigo Jack, o estripador, vamos por partes.

Comecemos com a proposta do curso que é de abordar uma das matérias mais espinhosas e verdadeiro divisor de águas desse concurso, no edital identificada simplesmente como "Legislação aplicada ao MPU", vejamos:

16.2.1.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO

NOÇÕES DE DIREITO (PARA O CARGO DE ANALISTA PROCESSUAL, APENAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU):

I LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. 1 Ministério Público da União. 1.1 Lei Orgânica do Ministério Público da União (Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993). 1.2 Perfil constitucional. 1.3 Conceito. 1.4 Princípios institucionais. 1.5 A autonomia funcional e administrativa. 1.6 A iniciativa legislativa. 1.7 A elaboração da proposta orçamentária. 1.8 Os vários Ministérios Públicos. 1.9 O Procurador-Geral da República: requisitos para a investidura e procedimento de destituição. 1.10 Os 37 demais Procuradores-Gerais. 1.11 Funções institucionais. 1.12 Funções exclusivas e concorrentes. 1.13 Membros: ingresso na carreira, promoção, aposentadoria, garantias, prerrogativas e vedação.

Ou seja, qualquer um que vá prestar esse concurso para quaisquer dos cargos oferecidos terá de resolver algumas questões da matéria. E por ser uma matéria muito específica, tem importância estratégica na prova. Notem que não é uma daquelas questões para se ganhar pontos preciosos sobre os concorrentes, mas uma daquelas onde não se poderá errar para não ficar atrás da concorrência.

Tudo bem que é possível estudar tudo isso pela "lei seca" e pelo regimento interno do MPU, mas a coisa não é tão simples assim. Já tentei estudar matérias semelhantes antes por conta própria em concusos de outros órgãos públicos e confesso que apanhei bastante por conta dos detalhezinhos, das especificidades.

Agora, outra coisa completamente diferente é estudar tal matéria através de um material onde ela é devidamente mastigada, esmiuçada e explicada, como é o caso desse curso do Pontos dos concursos. Algo que deve ser feito com muito cuidado e responsabilidade por gente que tem background para fazer isso.

Esse é outro aspecto muito importante dos cursos online do Pontos dos Concursos, os autores. Se tem uma coisa que o Ponto faz é não abrir mão da qualidade do seu corpo docente. Apenas contratam professores qualificados e com ótima didática, como é o caso do autor desse curso de legislação específica do MPU, Erick Moura, que se auto-apresenta na aula demonstrativa do curso:

"Sou Erick Moura estou no serviço público federal desde fevereiro de 1988, quando, com apenas 15 anos, ingressei na Marinha do Brasil por meio de concurso público prestado para o Colégio Naval.

Graduei-me em Ciências Navais, pela Escola Naval, no ano de 1994 e nesses longos anos de serviço público, o estudo sempre foi presente em minha vida.

Assim, não poderia deixar de ser diferente o gosto pelo desafio dos Concursos Públicos nos quais colecionei sucessos ao longo de minha trajetória.

Atualmente, após alguns concursos prestados, estou na Controladoria-Geral da União - CGU, onde exerço o cargo de Analista de Finanças e Controle, considerado um dos melhores cargos do serviço público federal.

Após algum tempo em exercício na CGU, decidi contribuir para as pessoas que ainda não obtiveram êxito em alcançar a aprovação em um concurso público.

Desta forma, iniciei trabalhos de coordenação em renomados cursos preparatórios de Brasília e do Rio de Janeiro, onde convivi com candidatos e professores, muitos destes autores de livros nos quais estudei. Neste convívio aprendi muito com todos, principalmente com os alunos, e vi o quanto é importante o auxílio de alguém que queira efetivamente contribuir.

Durante essa experiência gratificante, recebi da família, dos amigos, dos alunos, dos professores e dos diretores de cursos um grande incentivo para iniciar uma nova trajetória: ministrar aulas."

O curso em sí é muito bem estruturado e dividido em cinco aulas onde a matéria é tratada em detalhes, devidamente analisada, esmiuçada e explicada. Há muitos exercícios para praticar o que está sendo ensinado, uso constante de diferentes cores de fontes para reforçar os pontos mais importante, bem como de quadros esquemáticos e com jogos de palavras para facilitar a memorização.

Resumo da ópera - Acreditem, quem estudou essa matéria através desse curso do Ponto dos Concursos a aprendeu de forma muito mais eficiente e rápida que quem "debulhou" leis secas e regimentos internos, e digo isso com certeza absoluta.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Vocês acham mesmo que nós perderíamos a oportunidade de entrevistar o professor autor deste excelente curso online? De maneira alguma. Confiram nossa entrevista exclusiva com ERICK MOURA.

1 - Em um mercado saturado de apostilas para concursos públicos de baixíssima qualidade, como você vê a proposta do Ponto dos Concursos e a relação custo x benefício dos cursos oferecidos?

O excelente trabalho desenvolvido pela coordenação e pela direção do Ponto dos Concursos são o grande diferencial nesse ponto. A possibilidade de interação entre professor e aluno é outra porposta que torna a proposta do Ponto ser a mais vantajosa em termos de custo x benefício. Desta forma, não passa apenas pelo estudo da apostila, mas há a possibilidade de se debater um tema com o professor em uma amplitude maior em seus fóruns que muitas vezes revelam discussões que acabam por ajudar a complementar o material e a ajudar na hora da prova.

2 - Qual a satisfação e também as dificuldades de escrever um curso online de uma matéria tão importante como a de "Legislação aplicada ao MPU" para um concurso desse calibre?

A maior satisfação é perceber que o professor está abrangendo públicos distintos dos 4 cantos do Brasil, onde temos um público que, mesmo aquele que está iniciando, sente-se à vontade em tornar o trabalho parte de um elo entre aluno / curso / professor.

A maior dificuldade é mostrar que nem sempre uma leitura simples dos assuntos nas Leis traz facilidade para uma assimilação melhor dos temas. Assim, procuro criar quadros, esquemas com cores, macetes e um suposto diálogo entre aluno e professor ao longo da aula de forma a facilitar o lado do aluno e tornar o assunto o mais agradável possível.

3 - Estudando apenas com seu curso, é possível do concurseiro gabaritar as questões dessa matéria?

Creio que sim. Meu curso foi formulado com base na mesma técnica que utilizei para os recentes concursos da AGU e da DPU, ambos conduzidos pelo CESPE, onde a grande maioria de meus alunos me retornou com a informação de que haviam fechado a prova, especialmente em razão dos quadros, esquemas e exercícios de fixação.

4 - Como você acha que será o nível da disputa entre os que realmente estão estudando seriamente para o concurso do MPU?

O nível será alto, sem dúvida, mas o emocional vai ser o fator decisivo, pois temos muitos candidatos a disputar as diversas vagas para o MPU.

5 - Que dicas você dá para essa reta final para quem está estudando sério para o concurso do MPU?

A minha principal dica é que o candidato fique calmo nessa última semana. Além disso, uma boa alimentação e algumas horas de relaxamento trazem, nesta reta final, um diferencial para os que estão verdadeiramente focados e preparados para esse concurso.

Para a hora da prova, minha dica é beber muito líquido, pois estamos a enfrentar uma época de seca pelo país. Além disso, a cada 50 minutos levante de sua cadeira, vá ao banheiro, lave o rosto e ative sua circulação e seu cérebro, pois o corpo e a mente são seus maiores aliados na hora da prova.

Uma última dica é ter uma boa estratégia para a prova. Para quem fará prova discursiva, sugiro que reservem, pelo menos, 1 hora para resolvê-la.

Neste aspecto tente fazer o seguinte roteiro: abra a prova, leia a discursiva (mas ainda não a responda) e sublinhe com sua caneta os principais pontos do que foi pedido. Retorne à prova objetiva e começe por Língua Portuguesa, que é uma disciplina que nos faz cometer erros bobos se a fizermos cansados.

Após essa disciplina, passe para a que você mais tem domínio para ganhar confiança. Não perca o controle do tempo e levante a cada 50 minutos. Ao longo da prova, você vai ver que seu desempenho melhora cada vez mais.

Por fim, ao faltar 1 hora, volte à discursiva e, provavelmente, alguma coisa que você viu na parte objetiva específica vai lhe auxiliar em alguma coisa na resposta da discursiva, afinal, você está com as ideias dela desde o início da prova.

Agradeço a oportunidade de manifestar-me neste espaço tão valioso e desejo uma boa prova a todos os leitores que farão as provas deste concurso do MPU 2010. Abraços,Erick

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

Ficamos surpresos com a receptividade que a versão especial de aniversário do Workshop de Planejamento de Estudos por Horas Líquidas teve. Foram mais de uma centena de inscrições em 24 horas. Infelizmente temos apenas uma dezena de vagas. Aguardem segunda-feira que vem a nova promoção do blog, dessa vez acredito que será uma promoção de frases de motivação para concurseiros ... mas não contem que contei isso para vocês.

———«»———«»———«»———



1 Response to "RESENHA - Legislação Aplicada ao MPU de Erick Moura"

  1. Vivi says:

    O problema dessas aulas do Ponto é que são muito caras. Tenho medo de fazer e me arrepender.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards