Respirando Concurso Público

Ser concurseiro é respirar concurso público. É exalar por todos os seus poros a vontade de ser aprovado e de seguir com a vida, empossado em um cargo público. Ainda para aqueles que estudam de forma mais silenciosa ou não evidente, ou seja, que não compartilham o pesado fardo dos estudos com todos, seja por motivações pessoais ou até profissionais, ainda assim, também devem respirar concurso público.

O que quero dizer com isso?

Acuidade.

O concurseiro sério é obstinado e atento (e não obcecado, como muito bem nos explicou o Eric em seu programa de rádio – momento “merchan” da Rádio do Concurseiro Solitário, ouçam!). Leu o edital inteiro, grifou as informações mais importantes, fez sua inscrição no tempo certo (sem deixar para o último dia, evitando problemas desnecessários), acertou detalhes da viagem e hospedagem, se necessário.

O concurseiro sério também sabe qual o peso de cada matéria, o número de questões por matéria, e vai para a prova sabendo como dividir corretamente o tempo para sua resolução.

Isso é respirar o seu sonho. Porque quando só se sonha, o sonho fica sem efeitos práticos, concordam?

Respirar concurso público é usar técnicas de estudo, e não estudar por estudar, sem organização. É não se importar com as piadinhas, mas colecionar marca-textos coloridos, papéis sulfite cheio de organogramas colados no guarda-roupas, é ler o mesmo livro quantas vezes for necessário, usando marca-páginas, além de correr ouvindo a matéria, se puderem e desejarem.

Editais abertos, possíveis aberturas nos próximos meses, taxas de inscrição, total de rendimentos por cargo, localidade das vagas e da realização das provas (que nem sempre coincidem), mapas e roteiros selecionados com antecedência. Tudo isso faz parte da rotina, diária, de preparação.

Ter acuidade é prestar atenção naquilo que se faz. E o concurseiro sério além de estar atento aos acontecimentos e às suas atividades, também deve antecipar algumas situações (óbvias ou não) para facilitar seus empenhos no futuro. Organizar tempo para resolver pendências domésticas, para acessar blogs e fóruns sobre concursos, para se distrair. Não procrastinar.

Eu, pessoalmente, conheço alguns concurseiros que prestarão o concurso do MPU e que não sabem qual é a Banca examinadora responsável. Não sabem que além da matéria, ainda é preciso treinar técnicas de resolução pautadas pelo sistema de avaliação por erro e acerto, tal como a CESPE realiza. Não sabem o peso das matérias cobradas e sequer sua quantidade, como isso é possível?

Eles podem passar? Claro que podem. A utilização de técnicas de estudo e organização não são indispensáveis para toda e qualquer aprovação, mas apenas para as aprovações otimizadas e que demandem menos tempo que as outras sem melhorias (lembrando a vocês que menos tempo é diferente de curto prazo, pois ambas demoram, com as técnicas, demora menos).

“Não tenhamos pressa. Mas não percamos tempo” (José Saramago)

Eu não tenho tempo a perder. E vocês?

Resumo da ópera - Respirem concursos públicos, caros leitores. Estejam atentos aos acontecimentos e às formas com que vêem estudando. Analisem suas posturas, e estejam dispostos a melhorá-las. Valerá a pena.

Paula Oliveira, em outros tempos conhecida como Srta. Granger, é uma concurseira que faz questão de respirar concuro público.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



4 Response to "Respirando Concurso Público"

  1. Vivi says:

    Olá,
    Gostei muito do artigo de hoje. Também acho que devemos respirar concurso público. Bom, gostaria de sugerir que façam mais entrevistas com concurseiros que foram aprovados recentemente. Gostaria de saber quanto tempo eles estudaram, quantas horas por dia, se trabalhavam ou se dedicavam somente aos estudos, seus métodos de preparação e também sobre a atual vida deles de servidores públicos. Muito obrigada. O blog é excelente.

    Thais says:

    Gostaria de umas dicas de aprender a ler o edital. Há concursos que colocam simplesmente a matéria, por exemplo "Atos Administrativos", outros, como por exemplo, o concurso do MPU, colocou no edital "Atos Administrativos: Conceito, Requisitos, etc" Mas nao especifica Espécies e Extinçao de atos.Entao, esses nao caem na prova? ou temos que estudar por preucação? Aguardo respostas, Obrigada.

    Vivi, obrigada pelo elogio e pelas sugestões! Faremos o possível, viu? Realmente, a experiência de concurseiros já aprovados nos estimula bastante...

    Thais, vamos responder sua dúvida logo logo! É só aguardar!

    Paula Oliveira
    Concurseiro Solitário

    Thais,
    Acabamos de responder sua dúvida via e-mail.
    Obrigada,
    Paula Oliveira
    Concurseiro Solitário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards