As vantagens dos "des" para concurseiros novatos

Se tem algo bastante chato é ter de dar dicas sobre estudar para concursos públicos para quem não está muito aí com a paçoca, como bem disse a Raquel de sua autoria publicado no último final de semana. Geralmente, esse pessoal está empregado e um tanto acomodado com a atual situação das coisas, apesar de reclamarem bastante. Por isso mesmo, saber que para enfrentar a guerra dos concursos públicos será preciso estudar, estudar e estudar com muita seriedade não é algo que os anima, muito pelo contrário.

Outra coisa completamente diferente é dar dicas para pessoas realmente interessadas em estudar seriamente para concursos públicos e que só precisam de orientação como impulso final para meterem a cara nos livros e brigar com garra nessa guerra por uma vaga no serviço público. E foi exatamente uma dessas pessoas que orientei ontem.

A menina é neta de uma amiga da minha mãe, na faixa dos trinta, casada, sem filhos e com os "des" que já notei que são vantagens para concurseiros novatos:

DESpreparada - Nunca estudou para concursos públicos, o máximo que teve contato foi dar uma passada de olhos numa das famosas apostilas de banca de jornal de uma amiga.

DESempregada - Além de ter tempo para estudar lega nessa fase inicial, também tem na busca de um novo trabalho, dessa vez no serviço público, uma forte motivação.

DESesperada - Ela tem apenas o segundo-grau e para com o marido conseguirem realizar suas metas e sonhos, ela está desesperada por conseguir um trabalho em que com seu nivel educacional tenha uma remuneração decente.

O que conversar e orientar alguém apenas superficialmente interessado em concursos públicos tem de frustrante, fazer a mesma coisa com alguém genuinamente interessado tem de motivador. É muito gratificante ver nos olhos da pessoa o interesse e o agradecimento por receber informações importantes e relevantes que irão facilitar sua busca por uma vida mais farta e estável.

É por isso que sempre digo que não podemos desanimar de tentar ajudar as pessoas, seja a estudar para concursos públicos ou para qualquer coisa. Muitas vezes encontraremos, sim, gente pouco interessada que nos fará apenas perder nosso tempo enquanto explicamos o que sabemos e tentamos motiva-las. Outras muitas vezes, no entanto, também encontraremos pessoas que realmente estão ansiosas por encontrarem alguém mais experiente como nós que lhes dê atenção e explique com boa vontade aquelas coisas que são tão importantes para quem não as conhece.

Resumo da ópera - Não deixe de querer orientar quem lhes pede orientações sobre estudar para concursos públicos. Acredite, há muita gente por aí que quer estudar sério a fim de conquistar uma vaga no serviço público e precisa apenas de um pouco de orientação para começar sua luta. Fazer isso ajudará a essas pessoas e também a você mesmo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



5 Response to "As vantagens dos "des" para concurseiros novatos"

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    Parabens ! Belissimo texto e é justamente assim que penso e mesmo sendo um novato, sempre procuro incentivar, ajudar, trocando emails sobre técnicas de estudo, orientando o que pude sintetizar de tudo o que já li a respeito, principalmente qto a planejamento.

    Abraços e sucesso ! Ricardo

    Marina says:

    Charles,
    Meu sonho é ser analista judiciária de qualquer tribunal (TRT, TRE, TRF, STF, STJ, TJ...)
    Que dicas você me dá para aprimorar meus estudos? Faço cursos preparatórios exclusivos para tribunais, tenho livros de questões das bancas cespe e FCC (e resolvi todas as questões já) Faço muitas provas anteriores na net e estudo pelo material do Ponto dos Concursos.
    Sou formada em Direito por uma boa faculdade, sempre tive boas notas e tenho OAB. Ocorre que ainda não passei, em quase 4 anos de estudos exclusivos, em nenhum dos concursos.
    O que você sugere que eu faça para aprimorar os estudos?
    Sinto-me frustrada com os maus resultados. O que você sugere?
    Obrigada.

    Unknown says:

    Passei por essa situação, tenho um amigo de infância, formado em Direito, que apesar de morar perto da minha casa, nosso único contato era um bom dia, boa tarde.
    Certa vez fui preso na porta da minha casa por policiais civis, confundido com um meliante. Tenho um primo na família também advogado que nesta situação não deu a mínima pro que havia acontecido.
    Porém este amigo ficou sabendo do ocorrido, e mesmo não tendo o meu sangue, mesmo tendo perdido o contato comigo, confiou em mim e conseguiu provar no mesmo dia que tudo não passava de um engano.
    A partir daí começamos a ter um contato maior, e ele me incentivou a estudar para concurso público.
    Agarrei a oportunidade com unhas e dentes, seguindo a orientação deste que considero um GRANDE AMIGO DO PEITO, que na hora de maior necessidade não hesitou em me ajudar.
    Deste Abril deste ano, estudo com afinco, e lógico com P2D, aguardando a hora certa em que estarei bem preparado para ingressar no serviço público.

    Valeu mesmo Tenisson!!!

    Nico says:

    parabens pelo texto!

    foi a interpretacao do q aconteceu no meu dia hj !

    abcs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards