Acredite ... se quiseeeeerrrrrrrrrrrrrrr

Saiu no jornal O Estado de São Paulo nessa segunda-feira (02/08):

A cada dia um servidor sofre demissão por irregularidades

Levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que apenas nos primeiros seis meses deste ano o governo federal já excluiu 201 funcionários públicos que tiveram comprovado seu envolvimento com irregularidades. O mapa das punições dentro do governo federal, ao qual o Estado teve acesso, exibe um dado impressionante. Na prática, esse total representa a marca de mais de uma punição a servidor público por dia, entre demissões, cassações e destituições. É como se, a cada 24 horas, o governo fosse obrigado a cortar algum de seus empregados por envolvimento com algum tipo de problema.

No ano passado, essa média altíssima já tinha acontecido, com 429 punições (1,1 demissão por dia). E a previsão da CGU é que esse número cresça ainda mais no segundo semestre, quando tradicionalmente as punições aumentam.

O mapa das punições mostra que 25% de todos os cortes feitos dentro do serviço público por irregularidades, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são de funcionários do Ministério da Previdência Social.

Pelo levantamento feito, de janeiro de 2003 até junho deste ano, já foram expulsos do serviço público 2.599 funcionários. Desses, 655 eram ligados à Previdência Social (25,2% do total de punições).

A maior parte dos problemas registrados pela CGU na série histórica diz respeito ao aproveitamento indevido do cargo, com 1.351 ocorrências (34,4%). Essa situação é seguida pelos casos de improbidade administrativa, com 751(19,1%) e pelo recebimento de propina, com 245 (6,2%).

É brincadeira uma coisa dessas?! A gente aqui, ralando feito condenados para ingressar no serviço público, e tantos servidores públicos sendo demitidos porque foram desonestos no exercício do cargo que ocupavam.

Muita gente pode dizer, mas são poucos frente às centenas de milhares de servidores públicos federais por todo o país. Sim e não. Sim porque é um percentual mínimo diante da máquina pública federal. Não porque é muito mais do que o número de nomeações de vários grandes concursos públicos federais realizados ao logo de todo ano.

Essa questão da honestidade enquanto servidor público é delicada e pouco discutida entre concurseirsos. Vou começar a tocar mais no assunto aqui no blog, visto sua importância. Acredito, sinceramente, que não são poucos os concurseiros que mesmo antes de passaram em qualquer concursos públicos já estão dispostos, senão decididos, a se corromperem no exercício do serviço público. Lamentável, mas é a realidade.

Dias atrás ví uma notícia sobre um juiz federal que foi aposentado compulsoriamente porque vendia sentenças. E sabe quanto o cara recebia mensalmente e continuará a receber? Nada menos que R$25 mil por ano!

Até entendo que ocupantes de cargos eletivos têm um apelo maior de se corromperem por conta da necessidade de juntar uma boa grana para poder se reeleger. Entendo, mas não aprovo, que fique claro. Mas para quem não ocupa cargos eletivos essa "desculpa" não pode ser usada, daí sobra que a corrupção é por conta de ganância mesmo.

O mundo vem mudando muito com o advento da Internet. As pessoas que utilizam com frequência a Internet tendem a ser mais informadas, têm a sua disposição canais mais eficientes de disseminação de informações. Não é a toa que hoje há muito mais denúncias de práticas excusas por parte de servidores públicos que no passado. E, graças a Deus, esse é um processo que tende a ser disseminado cada vez mais. Não é a toa que o atual governo tentou várias vezes censurar a imprensa e Internet junto.

Resumo da ópera - Pensem com muito cuidado nessa questão da honestidade como servidores públicos, concurseiros. Podem ter certeza de que depois da posse o que não faltará serão oportunidades, convites e pressões para você se corromper ... daí, o que você fará?

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



5 Response to "Acredite ... se quiseeeeerrrrrrrrrrrrrrr"

  1. Raquel says:

    Só fazendo um reparo, esses 25 mil reais são ganhos por mês pelos juízes, desembargadores. É ganância mesmo! Não há necessidade de se corromper, pois o salário é alto desse jeito para evitar tais práticas.

    Raquel Monteiro

    É verdade Charles e Raquel... até entendo que alguns cargos prescindem de salários adequados com as altas funções, mas independente dos rendimentos... a corrupção é uma postura ética e não questão de baixos salários.

    Paula Oliveira

    Unknown says:

    E podem ter certeza que essa quantidade de servidores demitidos não é nem a ponta do iceberg dos que seriam demitidos se tudo fosse feito direitinho. Tem servidor demais que não trabalha direito e não dá valor ao cargo que ocupa. Conheço caso de gente que ocupa um cargo que paga 15.000 reais por mês, há somente 4 meses, foi lotado em outro estado e resolveu, porque as circunstâncias lhe eram convenientes, ir passar 45 dias em casa sem autorização, o que caracterizaria abandono de cargo. Azar da pessoa que teve o golpe descoberto e teve que retornar ao trabalho. Se fosse botar pra fora todos os encostos, acho que sobraria só metade.

    Unknown says:

    Ah sim, e tal pessoa, quando foi exigida a sua volta, não queria voltar não e ficou colocando um monte de desculpa esfarrapada e mentirosa. E ainda chegou no trabalho brigado com todo mundo que se revoltou com o mau caratismo. Não tem limite pra cara-de-pau do ser humano, podem apostar.

    Joao Kasper says:

    Brincadeira...., tanta luta para entrar no serviço público e depois se corromper...
    sou funcionáro da previdência e fico muito chateado com essa notícia, pois a mídia e o público sempre generalizam..

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards