Parem de rotular os concurseiros!


Gente, eu sou muito paciente, mas ultimamente andam testando minha paciência.

Eu não cheguei a lhes relatar o fato do artigo de hoje porque a vida anda corrida demais. Ah, francamente, isso foi uma pequena filigrana na vida de uma concurseira. Ok, no dia em que ouvi isso, fiquei danada! (risos)

Eu fiz prova para Analista Administrativo da Defensoria Pública da União, a qual foi organizada pela banca CESPE. O salário não era bom, pois só chegava a R$2.900,00 com a soma de umas gratificações de produtividade. Enfim, se alguém assumisse que eu não sou produtiva, meu salário ficaria abaixo disso. O cadastro de reserva era bem pequeno para o meu estado da federação. Mesmo assim, eu resolvi dar a cara a tapa para treinar e me familiarizar com as novas tendências de prova. Sim, leitores, não é somente o mundo fashionista que segue tendências, mas o mundo concursídico também.

Pensei que a prova seria mais fácil, mas não foi. Era algo do tipo “morde e assopra”, uma vez que não apresentava questões da modalidade “marque a incorreta”, mas tinha coisas bem complicadas para mim. Como era de se imaginar, eu não fui bem. Afinal, eu estava com foco em outro concurso e aquele apareceu com finalidade de treino.

Eu , de acordo com a minha experiência de anos de concurso, saí da prova já sabendo da minha sentença : não estaria dentro do cadastro de reservas. E pior: no concurso de um cargo que paga mal. Fiquei muito aborrecida e me senti meio humilhada, pois sempre estudei muito. Queria me sentir valorizada como profissional, pois sempre investi na minha carreira. Estou concluindo pós-graduação e não quero parar por aí.

Após a prova, fui para a casa de uma amiga, pois o local de prova era perto dali. Passei uma tarde super agradável com ela. Contudo, à noite, a irmã dela servidora pública empossada há uns 2 anos chegou. Ela me cumprimentou e perguntou o que fazia lá. Eu respondi com tranquilidade, porque ela é ex-concurseira, sobre meus propósitos. Para quê? Ela me criticou tanto, mas tanto, que fiquei super chateada. Foi como chutar cachorro morto! Sendo que o cão era eu, que estava meio sensibilizada pela prova.

Disse que eu não servia para aquilo e que deveria parar de estudar para concursos. Afirmou que eu deveria arrumar um emprego. Falou aquelas bobagens que todo boboca diz: “você não passou porque ficou nervosa”; “você precisa se desligar dos concursos para poder passar”; “você não passa porque estuda demais”. Eu que havia já me programado para nunca mais dar ouvidos a essas palhaçadas, acabei sendo pega de forma desprevenida. Fiquei horrorizada com a saraivada de críticas. Ela simplesmente esqueceu dos dias de concurseira com grana curta!

Na hora foi péssimo, mas agora estou vacinada de novo. Quando eu passar, ninguém mais lembrará dos concursos em que não fui aprovada. Saibam disso!

O resultado saiu depois e eu realmente não fiquei dentro do cadastro de reservas. A nota não foi ruim, mas não foi suficiente. Eu já sabia disso, mas não me senti aborrecida depois. Afinal, a prova que eu mais queria estava logo à frente.

Resumo da Ópera – Não dêem ouvidos aos paspalhões, nem mesmo se eles forem ex-concurseiros. Melhor: se puderem, escondam que estão fazendo alguns concursos. Isso evita muitos contratempos.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


9 Response to "Parem de rotular os concurseiros!"

  1. Anônimo says:

    Gente, quanto mais leio o blogg, mais fico vicidiadinha nele...Rs.
    O que foi relatado hoje, é bem o que eu vivo, com a diferença que escuto certas coisas até da minha família, oq não é nada fácil aceitar.Mais como a vida continua, estou adotando apenas a postura de saberem que eu estou estudando e olhe lá, não conto mais pra que é, e tem até dado certo.
    Escuto certos tipos de coisas e procuro ignorar.

    Vivi says:

    Oi, Raquel. Já me senti assim inúmeras vezes. Recomendo a você que tente praticar o que o Eric sugeriu no último texto e vídeo que ele postou aqui. Simplesmente não gastar energia para nos defender. "Deixe que pensem, que sintam, que falem, deixa isso pra lá."
    Se formos ouvir realmente as pessoas, ficamos loucos, porque elas mudam de ideia o tempo todo. É sério. Só quem realmente presta atenção ao que os outros dizem, percebe as contradições. E se tiverem que te criticar, vão te criticar, não importa o motivo.
    Sei que não é fácil simplesmente desligar, mas acho que vou seguir o conselho do Eric e, pelo menos, tentar.
    Um abraço e boa sorte no próximo concurso.

    Raquel says:

    Queridos leitores, obrigada pelo carinho! Vamos fazer igual ao Jair Rodrigues: "Deixem que pensem, que falem, deixa isso pra lá", hehehe

    Eric mandou muito bem, não é, gente?

    Um abraço,
    Raquel Monteiro

    Unknown says:

    Raquel,não se sinta mal porque você não passou num concurso que paga tão pouco. Se vc não enfocou ele, não estudou o edital, é normal não passar. Estou estudando pra um concurso considerado bom, de boa remuneração, mas se eu fosse fazer esse de analista da DPU eu provavelmente perderia porque ele tem matérias que eu não estudo.
    E quanto a essa menina aí, mande ela à merda mentalmente.

    D'Muller says:

    É Raquel essa de esconder que estamos nos preparando para concurso eu já aprendi faz tempo,ainda mais pra quem está começando como eu, o primeiro concurso o "povo"já caiu de pau quando não fui aprovada...mas é assim...
    tbm faço parte da campanha:
    "Deixe que pensem, que sintam, que falem, deixa isso pra lá."rs...
    Um grande abraço!

    Sempre tem alguém pra criticar e isso é um saco! O melhor é aplicar o que o Eric falou. E lembrar sempre de perdoar, porque afinal eles não sabem o que dizem!

    Olá a todos!

    Lendo este post me vi em situação semelhante quando estava estudando para concursos e sempre ouvia palavras desanimadoras da família e amigos. Gastei o que não tinha com concursos e não desisti. Enfrentei uma tentativa de suicídio da minha mãe, motivada pelo fato dela achar que estava eu fazendo concursos para ir morar longe dela. Enfrentei meus irmãos e amigos zombando de mim, falando que eu estava louco e concurso é tudo carta marcada. Enfrentei também a ''comemoração'' da minha família no dia do meu aniversário, quando saiu um resultado de concurso e eu não tinha passado.

    Enfrentei e venci tudo isto!

    Hoje, ninguém mais lembra dos concursos que não passei, mas, tão somente pelo primeiro lugar geral no concurso para UFTM (onde estou trabalhando atualmente).

    Mas, como nem tudo são flores nesta vida de concurseiro, agora estou me dedicando a concursos ''filet migon's'' e quando comentei que iria estudar para o MPU, sabe o que ouvi da família?

    - Você está muito ganancioso, não se contentou com o que conquistou não?!

    Emfim, resumo da ópera, vamos nos guiar por nossos sonhos, alimentando nossa esperança diariamente. NUNCA dê ouvidos aos que dizem...
    Se lhe chamarem de louco ou derrotado, responda: deixe eu na minha ''loucura'' e ''derrota'', você será o primeiro a ser noticiado quando eu chegar onde quero.

    Muito sucesso a todos!

    Eric Gerhard says:

    Raquel,

    O testemunho do Denys é a prova do que escrevi. Ele se colocou na posição de "mosca morta", "joão-sem-braço" e seguiu em frente. Até pode ser que essa menina tenha razão em alguma coisa, mas crítica, vão me desculpar, nunca é construtiva. Vocês não precisam das críticas dos outros, mas com certeza da auto-crítica. Pegue o que serve, o que não prestar, descarte!

    Sucesso!

    Olá,
    O brasileiro tem certas manias. Uma é se meter na vida dos outros e outra é se importar com que as pessoas falam.
    Diria para a sua amiga: "Tá bom, deixa que eu sei o que é melhor para mim..."
    Não é ela nem ninguém que vai saber o que é melhor para você.
    Adiantou alguma coisa ? VocÊ engoliu a seco, fica se remoendo, e tudo isso por nada...

    A vida passa rápido demais, galera.. abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards