Quando os campeões choram

Essa imagem abalou o mundo futebolístico que acompanhou a copa de futebol 2010. Principalmente a torcida italiana que não esperava uma derrota tão prematura, ainda na fase classificatória. Os campeões do mundo tiveram que engolir o gosto amargo da derrota e retornar para casa com as mãos abanando.

Sim, mas o que isso tem a ver com concurso público? Tem tudo e muito mais! Imaginem que existem muitos concurseiros de “salto alto” que agem e falam com tamanha prepotência nos corredores dos cursinhos, nos fóruns e outros meios, a respeito de como são espertos, que nem precisam mais estudar, pois a matéria já está toda mastigada e engolida e aquele cargo já é seu e coisa e tal, resumindo, só “kaô” (maior papo furado).

Finalmente quando chega o grande dia, o tão esperado evento, é possível ver alguns desses “sufristas”, tecendo seus comentários sobre a prova antes mesmo dela acontecer. Aquelas frases já batidas, cópias de algum trecho de livro ou apostila, deixam seus “concorrentes” na maior angustia, pois muitos são ainda inexperientes e outros não viram nem 10% das matérias cobradas nos editais. Eles pensam assim: pronto, estou ferrado! Esse cara sabe tudo, deve ter visto todo o conteúdo do edital, o que eu estou fazendo aqui? Mesmo que o candidato tenha alguma chance seu psicológico já está abalado e o resultado não será nada bom.

Bem, terminada as provas os fóruns ficam lotados de candidatos “aprovados”, todos com notas altíssimas, aguardando o resultado dos gabaritos. Os comentários são todos iguais (prova fácil, questões na mira dos recursos), o que nunca muda é a falta de humildade e o bom senso dos candidatos. Depois do resultado final, quando finalmente a poeira baixou é possível vê quem é quem de verdade nesse frenético baile de máscaras, onde o que realmente conta não são conversas jogadas ao vento, mas o resultado de muito esforço e dedicação.

Resumo da ópera – Concurso público, não é e nunca será terreno para aventureiros e pessoas egocêntricas (esses desistem logo no início). Nessa disputa o que vale não é as aparências e nem quem sabe mais de determinada matéria, pois no final somente é declarado vencedor quem sempre manteve sempre os pés no chão.


"Campeões não são feitos em academias, Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si — um desejo, um sonho, uma visão." (Muhammad Ali)

Fontenele é um concurseiro sério.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




2 Response to "Quando os campeões choram"

  1. Nadja says:

    oi concurseiro! aki quem escreve eh uma concurseira inquieta! tudo bem...? realmente eu parei de ler esses foruns.... puxa, mto angustiante todo mundo falar q a prova foi faaacil e vc ter achado a prova dificil. seu blog eh otimo! sempre leio! bjs !

    Iceman says:

    kkkkkkk, esse artigo me fez recordar do último concurso que prestei para o trt.
    Saí da prova angustiado, achei extremamente difícil mas estava por dentro do assunto, chutei só umas 3 questões por realmente não ter a mínima idéia, outras eu fiquei em dúvida entre a certa e uma errada (marquei a errada em todas, vai ser ruim assim de chute lá longe).
    Mas o interessante foi os comentários do povo na saída, eu fiquei desesperado, respostas todas diferentes das minhas e o povo falando que a prova estava muito fácil, me achei o verdadeiro burro e estava quase pedindo uma porção de alfafa.
    Pois bem, um mês depois saiu o resultado, passei mas acho que minha classificação não permitirá que eu seja chamado, acertei cerca de 80% da prova.
    Os bacanas roncadores de papo? O melhor colocado acertou 30%.
    Por isso o importante é não dar ouvidos.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards