RESENHA - AtéPassar



Já foi o tempo em que o planejamento de estudo se resumia a muita folha de papel A4 e cartolina. Perdia-se muito tempo traçando linhas, montando tabelas com régua e fazendo anotações diversas com pinceis multicoloridos. É evidente que cada vez mais a informática torna fácil a execução de muitas tarefas, como a elaboração de uma simples lista de compras, ou até de algo mais complexo, como o planejamento do orçamento mensal de uma família.

No estudo para concurso, existem diversos sites e redes sociais que proporcionam ótimas ferramentas de estudo como: resoluções de questões, simulados, fóruns, grupos de estudo, charts e outros afins. O que não existia era um site com uma plataforma que agregasse tudo isso em um só lugar. Entre elas, talvez a que eu julgo mais importante, e considerada o “calcanhar de Aquiles” de todo concurseiro, o famoso “Plano de Estudos”.

O site “AtéPassar” disponibiliza de forma totalmente gratuita uma plataforma moderna e atualizada, de fácil manuseio, interativa e funcional. Uma ferramenta de estudo que cresce a cada dia com a ajuda dos seus usuários, através de sugestões e ideias desenvolvidas a partir de suas próprias necessidades e experiências diárias.

Dentre as diversas ferramentas do site “AtéPassar” destaco:

SIMULADOS – Essa ferramenta foi muito bem elaborada, pois fica fácil localizar as questões por: Disciplina, Banca Organizadora, Ano, Cargo, Concurso e principalmente por Assunto. Ainda é possível acompanhar o seu desempenho, através de estatística das questões e comentar as assertivas de acordo com o gabarito.

GRUPOS DE ESTUDO – Sem dúvida que essa é a ferramenta “top de linha”, desse site, já que facilita a troca de informações entre os usuários, acerca de desenvolvimento de métodos e técnicas de estudo, resoluções de questões, indicações de livros específicos, através de diversos fóruns.

REDE SOCIAL - Diferentemente de outras ferramentas, essa une a funcionalidade de redes sociais como o Orkut, fóruns, com a utilidade voltada para o estudo, fazendo a conexão entre concurseiros, professores, cursos preparatórios e outras áreas afins. Destaco também a interatividade, na questão da formação de grupos de amigos, como no twitter (você é seguido), como o envio de questões diversas para o banco de dados do usuário, avisando o mesmo, via e-mail. É muita comodidade, não é mesmo?

PLANO DE ESTUDOS – Como eu citei logo acima, planejar um ciclo de estudo é algo muito difícil, principalmente para concurseiros iniciantes, e até mesmo para aqueles que já estão a um bom tempo estudando para concurso, mas ainda não conseguiram bolar um plano de estudo capaz de suprir suas necessidades. Não é raro encontrar pessoas nos fóruns, solicitando ajuda ou informações de como organizar um quadro de estudos. A plataforma do “AtéPassar” foi toda modelada pensando exatamente nesse perfil de concurseiro, que gosta de estudar cumprindo metas, organizando as disciplinas por dia, semana, mês e hora. Além de um ótimo visual gráfico, essa ferramenta traz ainda a possibilidade de agendar o estudo, programando desde a hora inicial, até a hora final, incluindo nesta, a sua data. Também é possível fazer o acompanhamento do seu desempenho a partir de gráficos e relatórios. Isso tudo com muita facilidade, não necessitando que o usuário possua qualquer tipo de conhecimento técnico especializado em informática.

Resumo da ópera – Por enquanto essa versão do site ainda está passando por atualizações (versão beta), exatamente com a ajuda dos seus usuários (concurseiros). Mesmo que depois de totalmente aperfeiçoada seja cobrado o acesso a essas ferramentas, e eu acho que será, ainda assim, considero um ótimo investimento, dado a importância ímpar dessa incrível plataforma de estudo e preparação. Enquanto isso não acontece, sugiro que os seus usuários tirem o máximo de proveito e estudem ATÉ PASSAR.

Fontenele é um concurseiro que estuda até passar.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

No dia 13/06 foi-me lançado o desafio de testar a utilização deste site. O Charles, inclusive, já escreveu um artigo tratando do mesmo, tecendo muitos elogios. Cá estou eu, um mês depois, super ambientada no mesmo.

Confesso que fui com o pé atrás fazer meu cadastro, uma vez que eu pensava que seria burocrático e que me engessaria nos meus estudos. Qual não foi minha surpresa quando comecei a usar todos os recursos que o site oferece!

De cara, o que me chamou a atenção foi o sítio permitir alguma personalização para os seus estudos. Você tem como colocar comentários nos campos que preenche. Além disso, os idealizadores do Até Passar estão sempre atentos às sugestões dos usuários. Eu sempre tenho minhas mensagens respondidas pelo Marcelo Campelo.

Antes de ser um site pronto e acabado, o site está sempre em fase de experimentação. Por outro lado, as funcionalidades que oferece estão funcionando adequadamente e a pleno vapor. Sempre há novidades oriundas das sugestões de todos aqueles que alimentam o site com informações.

Bem, que informações são essas? Simples! É o bom e velho planejamento de estudos. Você tem a opção de planejar antecipadamente os estudos que pretende realizar e cumprir aquilo a que se propôs. Ou então, você pode simplesmente estudar e ir acrescentando no sistema o estudo que já fez sem planejamento prévio. Eu testei as duas opções. Gostei de ambas. Afinal, nem sempre as coisas saem como a gente prevê.

Com o passar dos dias, você começa a visualizar um gráfico com a curva de tempo que você estudou. Não vale mentir e inserir um monte de horas, ok? Quando inserimos à vera, começamos a perceber a quantidade efetiva de horas gastas queimando as pestanas. Então, aquele papo de estudar 12 horas por dia vira puro caô! Nem vem que eu não acredito...

Como se faz para usar o site de forma útil? Bem, você dá início a um novo plano de estudos. Lá há uma data para começar e uma outra para finalizar seu plano. Como eu desejo prestar o concurso do MPU, fiz um que contemplasse o tempo de que disponho até a véspera da prova. Daí, procurei no banco de dados as matérias que preciso estudar. Como não encontrei todas, eu cadastrei os temas faltantes. Ex.: Direito Constitucional.

Passada tal etapa, é só estudar, colocar no site todas as horas estudar. Contudo, devemos ficar atentos à quantidade de tempo que estamos destinando a cada matéria do seu edital. Eu, por exemplo, gosto de manter meu plano de estudos aberto o dia todo (e aberto para todos do site) para controlar se não estou estudando um tema mais do que o outro. E esse sistema permite tal tipo de controle, uma vez que eles contabiliza a quantidade de horas totais naquele mês. Eu estou sempre tentando equalizar.

O site oferece, também, simulados, hospedagens de blogs, listas de discussão e banco de questões (organizadas por matéria, carreira ou banca). Estou começando a testar devagar as outras funcionalidades, mas o planejamento, por enquanto, é o que tem mais me encantado. Afinal, eu sempre fui muito caótica para estudar (risos).

Resumo da Ópera – Recomendo o uso do site, pois é útil, gratuito, fácil de usar e organizado. É perfeito para pessoas que não são tão experts, como eu, em informática. É bom para gente desorganizada e para quem precisa de um choque de realidade. Afinal, ninguém estuda mesmo 12 horas por dia!

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA - AtéPassar"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards