Sorte, pura sorte

Uma das notícias mais comentadas ontem em telejornais e sites de notícias foi a do tiozinho pernambucano que na base do chute passou num concurso municipal para guarda patrimonial numa cidadezinha do interior do estado. Pelo menos ele jura de pé junto que foi puro chute.

Já virou lenda urbana essa história de que alguém passou vestibular de medicina na USP só chutando ... e de alguém outro que passou no concurso para AFRF também só no chute ... ou seja, sempre alguém já ouviu uma história do tipo.

Convenhamos, se o processo seletivo tiver questões objetivas (abertas), chute só não resolve o problema, fato. Agora, se forem só questões subjetivas (fechadas) é matematicamente possível, sim, do cara até gabaritar a prova no chute ... assim como há a chance de jogar um bilhete único de aposta simples e ser o único ganhador da Megasena acumulada ... ou morrer com um meteoro caíndo sobre sua cabeça!

Algumas notícias que li dizem quem será iniciada uma investigação para ver se não rolou fraude nesse concurso, o que pode ser verdade. Tudo depende de investigação.

Agora, concurseiro sério não fica contando com sorte, não, ainda mais se for como eu, que nem frango assado em bingo de festinha junina ganha ... sério. Concurseiros sérios contam com muito planejamento, disciplina e determinação (P2D) nos estudos. Claro que se numa prova em que se pode chutar sem penalização (o que não ocorre nas provas de certo/errado do CESPE) aquelas questões que realmente não se tem a menor idéia da resposta certa.

Resumo da ópera - Enfim, se esse tiozinho passou mesmo nesse concurso na base da pura sorte, bem, ele deveria ter usado essa sorte toda para marcar um cartãozinho da Megasena!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Promoção "Túnel do Tempo Concurseiro"
RESULTADO


Recentemente lançamos essa promoção, na qual os leitores foram convidados a nos dizer que conselho dariam para si mesmos quando começavam a estudar para concursos públicos. Pois bem, foram mais de duas centenas de inscrições e muita criatividade. E os ganhadores são:

Ana Carmem Rocha com

"Você está fazendo o que ai nessa banca de jornais? tá ficando maluca? sai logo dai e em vez de comprar essa apostila fajuta vai logo numa livraria e compra bons livros direcionados para concursos."

Willian Oliveira Santos com

"Rapaz, em todos os momentos em que se sentir desmotivado, cansado e entediado por conta dos livros e dos muitos momentos que passa ao lado deles, dê uma olhada no seu saldo bancário. A sensação de tristeza pela baixa liquidez dele só não será maior do que a tristeza que sentirá por ver que sua versão futurista está usando a mesma roupa surrada e morando na mesma casa alugada por ter desanimado quando precisava se dedicar mais. Assim, você se sentirá incrivelmente motivado. Escute a voz do futuro... rs"

Cléverson Mota Pereira com

"Caro, concurseiro, venho do futuro lhe trazer está mensagem.
Está me reconhecendo? Sim, sou eu mesmo, ou melhor, você mesmo. Bem, essa mensagem é de mim para mim, ou de mim para você, ou de você para você, não importa. Eu sou você, ontem, hoje e amanhã.
Esquecendo o nosso diálogo filosófico acima, devo lhe dizer que todo o esforço no estudo para concursos compensou. Sim, você obteve sucesso!
Todas as horas em que esteve sentado lendo, resolvendo exercícios, resolvendo provas de concursos anteriores, fazendo resumos surtiram efeito. Os bons livros adquiridos com aquele dinheirinho contado, escasso mesmo, também foram importantes.
Aquela consulta semanal para atualizar as leis e códigos acompanhando as súmulas do STF, como isso te ajudou. Estar atento ao que estava acontecendo mesmo sem ter algum concurso ou edital valendo também foi importante.
Porém, nada disso teria surtido efeito sem aquele planejamento detalhado que você realizou, sem as constantes revisões do mesmo, observando o que estava funcionando e o que poderia ser melhorado.
Quantos convites para churrascos, para “choppinhos”, para cinema foram recusados à época da preparação. Quantas vezes você recebeu um olhar de incompreensão de amigos e familiares por afirmar que precisava estudar.
Você se lembra daquelas caminhadas matinais para aliviar o estresse do corpo e do cérebro? Elas foram extremamente uteis para te tranqüilizar, para te acalmar e para não deixar seu corpo travar na hora da prova e dos exames físicos.
Lembre que o seu objetivo pode até parecer distante e difícil de ser alcançado hoje, mas em breve será o seu trabalho, o seu dia-a-dia. E que você, depois de concluída esta etapa de preparação, além de aprovado no cargo desejado, também estará aprovado no seu concurso pessoal, ou seja, terá conhecido a fundo seus limites, mas também suas virtudes, seu modo de encarar os desafios e problemas que ocorrem na vida de uma pessoa que tem um projeto e quer concretizá-lo.
Então, te aconselho a persistir, a insistir, que faça mais e melhor o que já vem fazendo nesta preparação ciente que o resultado desejado será alcançado, que tenha fé em sim mesmo e na Força suprema que rege este universo. Afinal, quem esta te contanto tudo isso, direto do seu futuro, não é qualquer pessoa, mas você mesmo. Confie em si mesmo e tenha sucesso.
Atenciosamente,
Eu"

Em tempo, a outra concurseira sortuda que levará uma das "cestas" de livros da promoção "Envie-nos um artigo legal e ganhe um bom prêmio", essa sorteada entre todos os que inscreveram artigos na promoção, foi Rosiane de França da Grande São Paulo.

———«»———«»———«»———


3 Response to "Sorte, pura sorte"

  1. Achei interessante que o candidato analfabeto foi o último a entregar a prova. Ele disse isso na reportagem. Todos nós sabemos o que pode acontecer quando fica só uma pessoa na sala e seu fiscal... ainda mais em concursos de prefeitura.

    Fraterno abraço.

    Sou fã do blog

    Unknown says:

    Sei não hem! Nesse mato tem coelho

    Unknown says:

    Complicado!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards