A difícil arte de estudar sem ser incomodado

É fato para lá de conhecido que atividade física regular deve fazer parte da rotina do concurseiro. É preciso praticar algum tipo de esporte pelo menos três vezes por semana, seja caminhada rápida, corrida, futebol, natação, subir escadas, bem, escolham sua modalidade esportiva. Os benefícios advindos dessa prática vão desde melhorar o sono, diminuir as dores no corpo por conta das longas horas sentados estudando, até intensificar a liberação de toxinas do organismo.

Pois bem, concurseiros sérios praticam atividade física regular, logo faço minha caminhada de quatro quilômetros e pouco diariamente de segunda a sexta (exceto quando chove). Enquanto alguns concurseiros preferem se exercitarem sem pensar em estudos, outros levam um tocador de MP3 com audio aulas ... eu caminho lendo. Isso mesmo, levo um livro (geralmente não muito grosso) e vou lendo enquanto caminho. Faço isso porque caminho num bairro novo próximo de casa onde não há trânsito, apenas algumas poucas casas e ruas largas, ou seja, com total segurança.

Quando decidi estudar para concursos públicos há dois anos e pouco atrás, resolvi voltar para a casa dos meus pais no interior de Minas a fim de ter calma para estudar (aqui conheço apenas meia dúzia de pessoas) e gastar menos (estudo em tempo integral). Acontece que minha mãe é assistente social de uma ONG que trabalha com idosos, além de ser católica fervorosa, uma conjunção de fatores que faz com que ela conheça muita gente, principalmente velhinhas e "tias".

Não é que desde a primeira caminhada que fiz estudando, não passa uma semana sem que alguma dessas velhinhas ou "tias" com que encontro nas ruas desse bairro também fazendo caminhada (sim, minha mãe colocou a mulherada para praticar atividades físicas, amplamente benéfica para idosos em termos de prevenção da osteosporose) e elas não me chamam atenção de um modo muito peculiar:

- Rapaz, não faça isso, você vai ficar cego se continuar lendo enquando anda!

Sim, meus amigos concurseiros, por aqui a idéia generalizada (pelo menos entre as velhinhas e "tias") e de que praticar a leitura enquanto a pessoa caminha leva, inevitável e rapidamente, à perda da capacidade de visão ... ou seja, quem lê enquanto anda fica cego em pouco tempo.

Claro que essa crença é uma total de falta de bom senso, mesmo porque todos praticam a leitura enquanto andam ao ler o que está escrito em placas, banners de trânsito, cartazes de anúncio, letreiros de lojas ... claro, não faz isso apenas quem é analfabeto.

O ponto que quero chegar é como é complicado estudar sem ser incomodado mesmo enquanto se pratica uma caminhada solitária. Em casa isso acontece, seja diretamente com alguém perguntando algo ou com o telefone, campainha da porta ou algo do tipo, acontece em locais públicos como numa praça, até mesmo em bibliotecas somos interrompidos. Acho engraçado como grande parte das pessoas, estudantes também ou não, não se preocupam em não incomodar quem está estudando, não pensam por um segundo que interrompendo o filho de Deus que está imerso na leitura fará com que ele "perca o fio da meada" e perca tempo tendo de retomar a leitura após o incômodo. Falta de boms sendo e até mesmo de educação.

Resumo da ópera - Concurseiros têm de ter muita paciência, mas muita paciência mesmo, a fim de enfrentar tantos contratempos, falta de desconfiômetro e compreensão das pessoas e tudo o mais. Portanto, o negócio é não perder a calma. Hoje quando uma das velhinhas ou "tias" me enchem o saco com a mesma conversa de que vou ficar cego, apenas dou um sorriso e continuo meu caminho ... respirando fundo, algo que faz bem para quem pratica atividades físicas.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

6 Response to "A difícil arte de estudar sem ser incomodado"

  1. Pablo says:

    Acredito que a maior parte das pessoas não vê um grande mal em interromper quem está estudando. Assim, interrompem quem estuda como se o estudante estivesse, por exemplo, assistindo sem interesse a um programa na tv ou simplesmente parado pensando na vida.

    Nico says:

    Fala Charles,prazer meu estar aqui no seu blog,sempre leio seus textos,sao de grande valia para todos nós concurseiros!!um abraço
    Adorei esse texto,todos que estudam seriamante realmente ja passaram por essas situacoes que vc disse,ou por outras similares! Estudar sem ser interrompido,realmente é muitooooo dificil rsrs
    Mas a persistencia e a educacao concerteza tem q ser aliados nessas hoas,onde nao deve "perder a cabeca"(mesmo dpois de algumas interrupcoes),mas procurar voltar ao foco,mesmo que para isso gaste-se + energia e esforço proprio.. é isso , um grande abraco de um amigo concurseiro !
    warley dias

    Adriana Melo says:

    Olá Charles,
    Conheci seu blog ontem, e já estou viciada...
    Li sua última postagem sobre a interferência na leitura. E gostaria de tecer alguns comentários.
    Existem pessoas que conseguem voltar a ler depois de interrompidas, com a mesma concentração, e não desviam o foco da leitura nem para responder a uma pergunta.
    Eu tenho um perfil híbrido. Quando interrompida, às vezes não volto bem resolvida com a leitura e tenho que reler todo o parágrafo anterior. Às vezes tiro de letra a interferência. Ainda mais quando se tem uma filha única de 02 aninhos e quer toda a minha atenção, pois trabalho e passo 11 horas por dia fora de casa. Não tem silêncio certo em casa. rsrsrs
    Quanto ao "mito" de que a leitura em movimento pode provocar a cegueira, algumas pessoas não conseguem sustentar o foco visual numa linha reta quando o corpo está em movimento e faz um esforço acima do normal para não desviar os olhos da leitura. Então, existe uma estatística que imprime grande percentual de pessoas suscetíveis ao descolamento de retina, o que pode ou não levar a cegueira total ou parcial.
    Foi apenas uma contribuição. Espero ter ajudado.
    Abraço.
    Adriana Melo - Recife/PE

    Unknown says:

    Você sempre acertando em cheio, sabe que passo a maior parte do tempo sozinha em casa, e apesar de ter que dar conta das obrigações domésticas o que mais me atrapalha atualmente é quando chega alguem de casa. Já até desisti de pedir minha mãe que não interropa porque ela chega a ficar chateada pq acha que é só um minutinho, rsrsr. Fiquei um tempo na casa de meus avós para estudar e claro, não tinha que fazer nada de casa, mas em compensação eles falavam menina para de estudar, você tá estudando de mais rsrsr. Não dá nem para tentar explicar.

    Você sempre acertando em cheio [2]!

    Unknown says:

    olá charles

    eu sei bem o que é isso desde a época do cursinho vestibular quando eu preferia estudar do que sair no intervalo, a colega do lado sempre dizia que eu iria ficar "maluca", em casa minha mãe também dizia a mesma coisa, "que conhecia fulando de tal que tiha ficado maluco de tanto estudar", sabe qual o resultado?

    não liguei e quem mais dizia que eu ia ficar maluca hoje fica dizendo que tive sorte, que sou marajá e coisas do tipo, sorte o cacete, foi estudo, foi dedicação, foi abdicação de prazeres.

    o melhor mesmo é não ligar, eu queria muito ler enquanto ando, ler no ônibus, mas fico enjoada, mas se te faz bem continue.

    Ps: a verificação de palavras é mesmo necessária? não pode tirar?

    Um abraço

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards