São tantas opções ...

Se tem algo que muda definitivamente a vida das pessoas é estudar sério para concursos públicos, e olha que não me refiro a mudança material por conta da estabilidade no trabalho e boa remuneração, nada disso, me refiro a uma mudança comportamental mesmo, mais profunda, inclusive, que aquelas que têm a ver com disciplina, determinação e tudo o mais.

Naturalmente não somos lá muito afeito a lidar com situações onde temos diversas opções de escolha e temos de decidir rápido por qual delas optamos. Isso começa na infância com aquelas difíceis decisões acerca do presente de natal ou do sabor de sorvete que queremos, e nos acompanha durante toda a vida. Porém, quando decidimos estudar sério para concursos públicos, passamos a lidar regularmente com situações onde decisões rápidas diante de escolhas difíceis são a palavra de ordem.

Por exemplo, semana passada mesmo disse (pelo menos acho que disse) num artigo que estava novamente estudando sem edital. Pois bem, hoje já tenho de decidir em qual entre três ótimos concursos públicos irei me inscrever!

E olha que decidir entre vários concursos qual prestar é das decisões mais fáceis. Há aquelas bem mais difíceis como "marco certo ou errado nessa questão" ou "tomo posse nesse cargo ou espero uma possível nomeação naquele outro" ... talvez um "continuo aqui estudando ou tome posse e me mudo para perto de onde Judas perdeu as botas".

E temos de decidir rápido, não há muito tempo para ficar pensando, procurando conselhos, não, muitas vezes a resposta muitas vezes tem de ser tomada em alguns segundos, em algumas horas. E mesmo que tenhamos um tempinho, mínimo que seja, para matutar sobre qual é a melhor opção, muitas vezes chegamos a impasses do tipo "essa opção é tão boa, ou tão ruim, quanto essa outra". Daí muitas vezes temos é de confiar no instinto, na sorte, na providência divina.

E querem saber de uma coisa, isso é ótimo. Acredito que muitas coisas ruins (ou pelo menos não tão boas) acontecem em nossa vida justamente por essa nossa tendência natural a apanharmos em situações que dependem de decisões rápidas e, muitas vezes, radicais. Podem ter certeza, aprender a decidir rápido em situações extremas o tornará não somente um profissional melhor como também uma pessoa melhor.

Resumo da ópera - É, meus amigos, estudar sério para concursos públicos nos traz ganhos muitas vezes insuspeitos, por isso mesmo é que devemos realmente aproveitar cada minuto dessa nossa jornada fantástica pelo guerra dos concursos públicos. É enquanto isso, estudar, estudar e estudar, com muito planejamento, disciplina e determinação ... P2D sempre!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "São tantas opções ..."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards