Será que essa fila andará?

Recentemente recebemos o seguinte email de um concurseiro leitor do blog:

Olá a todos do concurseiro solitario, primeiro muito obrigado por esse trabalho que ajuda muitos concurseiros pelo Brasil afora.

Bem amigos, minha duvida é a seguinte: em um concurso da Secretaria Da Administração Penitenciária, que foi lançado com 600 vagas no edital, passei em todas as etapas e estou na lista de classificação final dos candidatos habilitados na posição 1.924 e nessa lista estão 2.124 nome. Será que vou ser empossado ou não?

Tentei entrar em contato com eles mas não me informaram nada (mas acho que não sabiam me informar).

Bem, uma coisa posso dizer com certeza, eu mesmo me encontro em situação similar em três concursos públicos que prestei, assim como milhares de outros concurseiros também estão no mesmo barco em centenas de concursos realizados pelo Brasil ao longo dos últimos anos, ou seja, essa situação não é nem de longe exótica ou estranha na guerra dos concursos públicos.

Para animar um pouco quem se encontra nessa situação, ontem mesmo o INSS nomeou ontem nada menos de 1.000 técnico e analista de seguro social de um concurso de 2008, ou seja, gente que estava na lista de classificados (habilitados) na expectativa de uma possível nomeação. Isso deixa claro que a chance de coisas assim acontecerem existe, é grande e, realmente, deixa margem para esperança.

Particularmente, tenho muita esperança que vários boatos de que a ANAC nomeará os vinte e poucos classificados que podem ser nomeados e ficaram de fora da lista inicial de nomeações ... eu estou nessa lista. Esses boatos dão conta que até o final de maio a lista será esgotada, ou seja, todos serão nomeados. Putz, é um cargo com remuneração que passa dos R$6 mil para trabalhar em São Paulo ... rezo todos os dias para que isso realmente aconteça.

Infelizmente, não adianta muito ligar para os órgãos ou entidades procurando informações sobre possíveis novas nomeações no prazo de vigência dos concursos. Geralmente, nunca sabem de nada e mesmo se soubessem acredito que não diriam.

A espera é dureza, gente, sei disso porque também estou esperando, tanto em concursos no qual estou bem classificado, porém fora do número de vagas do edital, como em concursos que estou bem classificado dentro do número de vagas do edital. Não é a toa que dizem que a guerra dos concursos públicos é dividida em duas fases, a primeira é passar nos concursos, a segunda é ser empossado.

E enquanto não sai a bendita nomeação, o negócio é ter em mente o velho e corretíssimo ditado popular que diz "melhor um pássaro na mão que dois voando" e continuar estudo, prestando concursos, conseguindo novas e melhores classificações e cargos cada vez mais interessantes em termos de atribuições e remuneração. Fazendo isso matamos "dois coelhos com uma só cajadada", de um lado ocupamos a mente com os estudos e isso ajuda em muito a evitar a angústia por uma espera que pode ser longa, de outro abrimos caminho para podermos ser empossados em cargos muito melhores que os conquistados no passado.

Resumo da ópera - Nosso colega concurseiro que enviou o email que abre esse artigo pode ser nomeado? Pode. Há como ter certeza disso? Não. Vai demorar para ele saber ao certo? Talvez. O que fazer quando em situação similar? Continue estudando e prestando concursos como se você não tivesse a possibilidade de ser nomeado, simples assim.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

DICA - Hoje mais tarde será publicar um artigo inédito de minha autoria no blog S.O.S Concurseiro da jornalista Letícia Nobre do jornal Correio Braziliense. Convido todos a darem um pulinho lá para ler, basta clicar no nome do blog aí atrás.

———«»———«»———«»———


1 Response to "Será que essa fila andará?"

  1. Unknown says:

    Obrigado por tirar a minha duvida.
    Valeu Charles!!!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards