A sabedoria de saber quando não prestar certo(s) concurso(so) público(s)

Nós que fazemos o blog gostamos muito dos emails enviados por vocês, concurseiros leitores, com suas dúvidas, comentários, sugestões de artigos, algo que tanto nos ajuda a sempre publicar aqui artigos inéditos diariamente quanto permite que cresçamos mais como concurseiros. Portanto, fica o convite para quem ainda não fez isso, que o faça, será um prazer receber sua mensagem. O email do blog é concurseirosolitario@gmail.com

Vamos lá, hoje o artigo será quanto a uma dúvida muito pertinente enviada por uma leitora do blog recentemente, no qual ela diz:

Olá, estou ingressando na vida de concurseira agora e estou meio perdida, será que pode me ajudar? Ainda não consegui reunir material suficiente para estudar pra valer, estou sem grana, por enquanto estou estudando só pelo que encontro na internet... Estou pensando em fazer inscrição para dois concursos que vão acontecer agora, ANVISA e ANEEL. Será que vale a pena investir em concurso agora? Sei que não tenho chance e que provavelmente não vou saber quase nada até o dia da prova, já que nunca estudei para concursos antes. Será que já posso considerar esses concursos como treino ou devo estudar mais um pouco antes? Agradeço qualquer dica.

É interessante como tão poucos concurseiros novatos fazem questionamentos como esses que são de suma importância para seu futuro na guerra dos concursos públicos! É por não fazerem perguntas assim (ou mesmo fazerem e não ouvirem as respostas) que um sem número de concurseiros enterram de cara a chance de se tornarem concurseiros sérios e dificilmente se tornaram servidores públicos!

É fato que quem está iniciando sua jornada na guerra dos concursos públicos sabe muito, mas muito pouco das matérias que são cobradas usualmente em provas (mesmo que sejam formados em Direito, acreditem) e, portanto, contam apenas com a sorte para ir bem em algum certame (e dá para confiar apenas na sorte?!). Só que uma boa parte dos concurseiros novatos não concorda com isso e lá vão eles quebrarem dolorosamente a cabeça em alguns certames antes de jogarem a toalha e aceitar sua situação, jogando fora tempo, esforço e recursos preciosos enquanto isso não acontece. Portanto, felizes dos concurseiros novatos como a que nos enviou o email acima que não cairá nessa armadilha.

Respondendo a segunda pergunta da nossa amiga concurseira, "Será que vale a pena investir em concurso agora?", a resposta é simples e direta, NÃO. O melhor que essa concurseira pode fazer nesse momento é evitar gastar a toa em inscrições e gastos para fazer provas e investir essa grana em alguns bons livros que permitam que ela comece a estudar sério e, principalmente, com o material mais adequado.

Notem que não quero dizer que não haja na Internet bons materiais de estudo, nada disso, inclusive estamos preparando uma matéria especial sobre o assunto onde indicaremos várias fontes de materiais gratuítos de alta qualidade. O problema é que concurseiros novatos não têm como distinguir os bons materiais encontrados online dos materiais que devem ser evitados pela baixa qualidade, presença de erros absurdos e por aí vai.

Agora, respondendo a segunda pergunta dessa concurseira, "erá que já posso considerar esses concursos como treino ou devo estudar mais um pouco antes?". Treina-se algo que já se sabe fazer e que se quer aperfeiçoar. Como treinar algo a fim de atingir a perfeição quando nem ao mesmo se sabe fazer essa coisa? Como alguém que não sabe andar de bicicleta pode querer treinar ciclismo de alta velocidade? Como alguém que não sabe pilotar um avião pode querer treinar vôo de acrobacias? Da mesma forma, como pode um concurseiro novato que ainda não sabe as matérias e as técnicas de fazer prova querer treinar, aperfeiçoar, esses conhecimentos que ainda não detém? Não dá, né, gente, isso é fato.

Pessoalmente, acredito que antes de pelo menos seis meses de estudo sério e orientado para concursos públicos, é bobagem alguém querer prestar qualquer concurso público. Fico bôbo de ver como tem concurseiro novato que prefere gastar para prestar concursos nos quais não têm chance nenhuma de passar e onde não aprenderão nada (acreditem, antes de se atingir certo grau de maturidade concursídica não se aprende nada prestando certames), ao invés de investir na compra de alguns bons livros para concursos públicos. Vou exemplificar com um caso real. No final do ano passado o irmão de um amigo resolvel prestar o concurso do Banco Central começando a estudar a partir do dia seguinte ao último dia para o pagamento da taxa de inscrição, e estudar apenas com material que encontrou na Internet. Claro que o cara se ferrou no concurso. Daí ele resolveu prestar outro concurso federal que teve prova mês passado. Ele me pediu algumas dicas, disse para ele não se inscrever em tal concurso e ao invés disso comprar pelo menos um bom livro de Direito Constitucional e outro de Direito Administrativo e se preparar melhor antes de prestar outros concuros. A resposta foi um espantoso "nossa, mas esses livros são muito caros, mais de R$100 cada um!". Putz, entre inscrição e gastos adicionais o cara gastou R$250 para prestar o tal concurso federal só para descobrir que teve um deplorável índice de 40% de acerto!

Resumo da ópera - Se você é um concurseiro sério, considere seriamente o que disse quanto a estudar pelo menos seis meses antes de começar a prestar concursos. Primeiro é preciso investir em alguns bons livros e estudá-los com muita dedicação e seriedade para só então se poder querer colocar os conhecimentos à prova. Quem faz isso otimiza seu tempo, seu investimento e evita frustrações prematuras prestando concursos sem a mínima chance de pelo menos não ir tão mal na prova. Cultive a sabedoria de saber quando NÃO prestar concursos públicos, algo que será de muita utilidade na sua luta na guerra dos concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

4 Response to "A sabedoria de saber quando não prestar certo(s) concurso(so) público(s)"

  1. CONCURSO says:

    Gostei bastante da ideia dos 6 meses! Assim que me livrar dos ultimos concursos de nivel medio que prestarei ate o fim de maio, vou seguir o conselho e deixar o resto do ano para estudar a enorme quantidade de materia do nivel superior, para depois comecar a presta-los.

    Posso falar por mim, ás vezes a pessoa faz um concurso só porquê a familia ou amigos ficam questionando quando vai fazer a próxima prova, e a pessoa acaba fazendo um só pra ver se param de encher o saco por um tempo.

    Unknown says:

    Gostei do post esclareceu muito sobre quando não prestar certos concursos.

    oi charles, adoro seu blog!
    concordo 100% com vc sobre priorizar os gastos com material de qualidade. Se a pessoa realmente tem que fazer uma escolha entre inscrições e material, que opte pelo material!
    Mas se a situação financeira não está tão feia vou discordar desse prazo de 6 meses! Olha, pra mim, participar de um concurso, mesmo indo mal, é uma motivação, é uma chance de ver que o buraco é mais embaixo, é uma chance de me familiarizar com o processo.
    Veja só, meu primeiro concurso foi o do Bacen, fui fazer a prova com dois meses de estudo e aprendi um montão de coisas banais, mas que podem me salvar num futuro concurso que seja pra valer.. ex: descobri que fico uma pilha, portanto tenho que aprender a lidar com isso, que não posso fazer prova com relógio digital, que não posso deixar a prova de portugues por último porque não consigo me concentrar, etc, etc..
    Também aprendi a elaborar um recurso de redação(tudo bem que foi negado, hehe e que o maldito não poderia ter sido assinado...sim, eu idiota, assinei!)
    e a maior lição tem sido essa luta pra conseguir a documentação de titulos e sindicancia da vida pregressa, que coisa maluca, o sentido da palavra antecedencia muda no contexto da nossa burocracia! pelo menos da proxima vez, eu já sei os atalhos e o risco de perder o prazo ou mandar alguma coisa errada será bem menor!
    Enfim, estou de fora do número de vagas e só com muita sorte serei chamada, mas acho que foi uma experiência muito útil, faria tudo denovo!
    um abraço e Parabéns pelo blog!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards