Cargo Público: bombeiros

Hoje eu quero fazer uma homenagem àqueles que um dia fizeram concurso para o Corpo de Bombeiros e àqueles que desejam pertencer à corporação.

Trata-se de uma carreira muito nobre. A remuneração está longe, em alguns estados da federação, de ser a justa para o cargo. Afinal, estamos nos referindo a uma profissão de risco. O trabalho abrange, a grosso modo, apagar incêndios, salvar pessoas no mar, realizar salvamentos em enchentes, entre outras que não consigo lembrar agora.

O art. 42 da Constituição da República Federativa do Brasil nos apresenta quem são eles. O art. 144, parágrafo 5º da mesma Carta ainda traz uma das funções subsidiárias desses militares estaduais. Sim, eles são militares e se submetem aos ditames hierárquicos. Contudo, são diferentes dos militares da União.

Bem, quero homenagear esses profissionais, pois são servidores públicos. Um dia eles tiveram que sentar em suas cadeiras, abriram livros, enfrentaram concorrência e prestaram concurso. Eles são soldados, tenentes; médicos, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos etc. Se você, concurseiro, desejar abraçar essa bela carreira para ajudar o próximo, já contará com a minha admiração. Eu in felizmente não posso tentar esses concursos por não haver cargo para a minha área na corporação.Do contrário, eu prestaria!

Vocês devem ter tomado conhecimento das chuvas que assolaram NIterói. Elas provocaram verdadeiras tragédias, as quais estão sendo super noticiadas pelos jornais. Provocaram, em menor grau a mim e à minha família, alguns poucos contratempos. Eu, por exemplo, não consegui ir fazer um trabalho como advogada hoje. Apesar de ser algo ruim, eu agradeço a Deus por estar sã e salva.

O que isso tem haver com o artigo de hoje, ora bolas? Tem tudo haver! A exaltação aos bombeiros se deve à atuação diante do caos que se instalou em minha cidade. Bem, esses militares estão fazendo um louvável trabalho de salvamento de pessoas. Muitos deles estão em áreas de risco, com possibilidade de futuros desabamentos, desde a madrugada de ontem. Outros estão salvando vidas desde anteontem em outras áreas triste e fortemente atingidas pelas chuvas.

Simplesmente, são pessoas que adotaram o espírito solidário como meio de vida. Eles podem morrer em serviço? Podem. Eles podem se acidentar no momento de um salvamento? Muitas vezes acontece. Entretanto, alguém precisa fazer esse trabalho. Se ninguém fizer, como ficamos? Por isso é que reitero o meu respeito pelos bombeiros.

Resumo da Ópera - Essa foi uma homenagem, infelizmente, em uma época triste. Melhor seria exaltar esses militares estaduais em uma ocasião menos triste.

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


2 Response to "Cargo Público: bombeiros"

  1. Cleilton says:

    Vida de Guerreiros. Estou na condição de suplente em um concurso de Bombeiro militar, aqui na Bahia. Estou no aguardo da convocação dos excedentes. Com fé em Deus, obterei essa vitória e servirei a sociedade, com muito orgulho!

    Raquel says:

    Cleiton, faço votos para que você seja nomeado.

    Raquel Monteiro

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards