Um entre vários jeito de começar

Essa semana recebemos o seguinte email de uma concurseira novata:

"Olá, estou ingressando na vida de concurseira agora e estou meio perdida, será que pode me ajudar? Ainda não consegui reunir material suficiente para estudar pra valer, estou sem grana, por enquanto estou estudando só pelo que encontro na internet... Estou pensando em fazer inscrição para dois concursos que vão acontecer agora, ANVISA e ANEEL. Será que vale a pena investir em concurso agora? Sei que não tenho chance e que provavelmente não vou saber quase nada até o dia da prova, já que nunca estudei para concursos antes. Será que já posso considerar esses concursos como treino ou devo estudar mais um pouco antes? Agradeço qualquer dica."

Como começar a estudar para concursos públicos? Qual o melhor caminho? Qual o material de estudo mais adequado? Como devo estudar para ter um melhor aprendizado? Devo fazer cursinho? Dúvidas, dúvidas, dúvidas, a vida do concurseiro novato é cheia de dúvida.

O email acima traz uma dessas dúvidas, uma muito pertinente por sinal. Afinal de contas, vale a pena prestar um concurso logo no começo da luta? Melhor investir a grana em material de estudo?

Pois bem, para variar não há uma resposta definitiva a essa pergunta, que dependerá do concurseiro. Alguns consegue começar a estudar e somente prestar o primeiro concurso quando sentirem-se preparados, outros não conseguem pensar em fazer de outro modo, outros ainda acham isso loucura e querem porque querem prestar um concurso logo de cara para saber o que terão de enfrentar nessa guerra.

A concurseira que nos enviou o email acima está começando a estudar, não tem material de estudo e se enquadra no último grupo, ou seja, quer prestar uma prova de concurso para ter uma boa noção do que sabe, do que não sabe e do quanto terá de estudar. Atitude totalmente válida, concordo, mas não é preciso prestar dois concursos para isso, daí já é bobabem.

Minha sugestão para quem se encontra na mesma situação que ela é para que preste apenas um dos concursos, preferivelmente aquele em que for gastar menos com taxa de inscrição e gastos para fazer prova, uma vez que ambos são concursos federais e terão o mesmo nível de dificuldade.

O ENORME problema na atitude dessa concurseira novata, compartilhado por um sem numero de outros concurseiros novatos e até não tão novatos, é o "por enquanto estou estudando só pelo que encontro na internet". Será que ninguém para um minutinho para pensar em como isso pode ser um belo "tiro no pé", principalmente para quem está começando a estudar?!

Não vou dizer que na Internet não há material de estudo de ótima qualidade e completamente gratuíto, há, sim, tanto que estamos preparando uma matéria especial sobre o assunto com um monte de indicações de material desse tipo, só que, por outro lado, há uma montanha, em Everest de material de péssima qualidade, cheio de erros, desatualizado que ferra com a vida de muitos concurseiros.

Você está começando a estudar? Faça uma vaquinha com os parentes e amigos ou arrume um trabalho temporário e junte pelo menos R$500 para investir em alguns bons livros para começar a estudar! Acredite, será o melhor investimente que você jamais fará em sua luta por uma vaga no serviço público. Explico porque. Quando se está começando a estudar, não se tem condições de "separar o jóio do trigo" em termos de material de estudo encontrado na Internet, algo que somente se terá após um tempo razoável de estudo, logo começar a estudar da forma certa e com o material correto é começar a estudar com o pé direito, mesmo porque depois de aprender errado, é muito mais difícil desaprender e aprender o certo!

Resumo da ópera - Você pode começar sua jornada concursídica prestando um concurso para ver a dimensão do que terá de enfrentar? Claro que pode. O que você não pode fazer de forma alguma é começar a estudar errado com material que você nem ao menos sabe se tem ou não erros ou se está atualizado!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

ATENÇÃO - Os resultados das promoções "Túnel do Tempo Concurseiro", "Envie-nos um artigo e ganhe um belo prêmio" e "Pergunte para o William Douglas" serão divulgados na segunda-feira que vem, todos de uma vez juntamente com uma GRANDE surpresa. Aguardem.


1 Response to "Um entre vários jeito de começar"

  1. Unknown says:

    Se tivesse, desde o início de minha luta concursídica, estudado com o material certo, talvez já estaria empossado. Perdi muito tempo estudando por material imprestável. O blog, com suas resenhas, tem dado dicas valiosas de bons livros. Isso ajuda os iniciantes e, até mesmo os veteranos, a evitar a dar mais um passo em falso.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards