A arte de saber lidar com contratempos

Contratempo - s.m. Acontecimento desagradável e imprevisto que atrapalha projetos ou medidas tomadas.

Contratempo, palavra velha conhecida dos concurseiros sérios usada para designar essas coisas desagradáves muito bem colocadas na definição da palavra aí em cima. Mas para ser ainda mais didático antes de tecer algumas considerações sobre o assunto, darei dois exemplos práticos de contratempos a fim de aclarar de vez sobre o que estou falando.

Desde janeiro publicamos semalmente resenhas de livros que consideramos os melhores para várias matérias cobradas em concursos públicos, como forma de orientar nossos leitores na decisão de compra e utilização do melhor material de estudo disponível. Pois bem, fazer uma resenha é algo que toma tempo e esforço, pois é preciso solicitar o livro para a editora, ler o livro com olhos de resenhista fazendo anotações e apontamentos, escrever a resenha, solicitar para a editora os banners e imagens que acompanham a resenha, enviar as perguntas para a entrevista com o autor e por aí vai.

Pois bem, por conta da chuvarada que literalmente parou a cidade do Rio de Janeiro o pessoal da editora cujo livro estava programado para ter a resenha publicado essa semana não conseguiu nos enviar alguns itens importantes e por conta desse contratempo não publicaremos tal resenha essa semana. O que tivemos de fazer? Compensar o contratempo programando a publicação de duas resenhas semana que vem, na terça e na quinta.

Outro exemplo. Eu tinha programado de estudar essa semana dois tópicos chatinhos de Administração Pública e para isso precisava de determinado livro, o qual tinha emprestado para um amigo concurseiro. Só que o pai do cara sofreu um acidente de carro em Belo Horizonte, mais de 400km distante daqui, e foi para lá já faz alguns dias para cuidar de hospital, seguro e tal ... volta somente no final de semana. Para compensar o contratempo tive de rever meu planejamento de estudos da semana e jogar esses tópicos chatinhos de Administração Pública para semana que vem.

Pois bem, contratempo é isso, qualquer acontecimento fora do controle do concurseiro que afeta seus estudos ou desempenho. Uma característica básica dos contratempos é que na maioria das vezes são imprevistos e, por isso mesmo, inevitáveis. O que importa, no entanto, é que estejamos preparados para compensá-los rapidamente assim que venham a acontecer.

O potencial danoso dos contratempos na vida do concurseiro está justamente na incapacidade de que sejam compesados de forma equilibrada e rápida. Digo de forma equilibrada porque não adianta compensar um contratempo de tamanho x com algo de tamanho 2x ou 1/2 x. Explico. Peguemos esse meu caso do livro de Administração Pública a que não terei acesso essa semana. Não estaria compensando equilibradamente esse contratempo se usasse um livro "meia boca"para estudar tais tópicos (compensação 1/2 x) ou se resolvesse estudar todo um livro de Direito Constitucional para não perder o tempo destinado ao estudo de tais tópicos (compensação 2x).

Resumo da ópera - Todo e qualquer concurseiro está sujeito a contratempos com alto potencial de afetarem negativamente seus estudos, isso é fato. Não adianta temer tal coisa, uma vez que independem da gente. O importante é estar sempre preparados para compensá-los da maior forma possível assim que ocorram.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "A arte de saber lidar com contratempos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards