P2D é essencial para quem quer estudar sério

Ontem recebemos um email de uma concurseira leitora do blog que é um verdadeiro desabafo e merece uma resposta aberta uma vez que o que ela sente é compartilhado por um grande número de concurseiros sérios. Vejamos:

"Quero falar de algo que me "perturba": sou solteira, tenho 24 anos, não tenho filhos e moro com meus pais. Não trabalho para poder me dedicar aos estudos. Mas tenho uma enorme dificuldade com cumprimento de metas que estabeleço para mim, por exemplo: eu gostaria de estudar pela manhã e à tarde, mas sempre há algo que atrapalhe a minha programação, ou eu demoro demais com os afazeres de casa, ou alguma visita, ou perco tempo com alguma outra coisa "sem futuro".

Me sinto muito culpada às vezes por ter disponibilidade de tempo para estudar e não utilizá-lo da melhor forma possível.

No final do ano passado fiz uma prova para um concurso (ensino médio) o qual me dediquei muito, principalmente na última semana, estudei incansavelmente: manhã, tarde e noite; não perdia tempo com tv, internet, etc. Estudei como acredito ser o ideal para estudar para um concurso (evitando apenas de ir dormir 1h, 2h da manhã). Eu estava 24 horas "ligada" no concurso (fui classificada mas acredito que não serei chamada por conta da minha posição), mas hoje infelizmente não tenho essa mesma gana, até porquê estou estudando sem edital e sem previsão de prova (Receita Federal).

Ás vezes estou estudando e lembro de outra coisa pra fazer: seja uma compra, alguma conta - sou consultora avon e natura, etc; e enquanto não resolvo fico pensando naquilo... Decidi colocar a minha agenda sempre ao meu lado pra escrever tudo e resolver esses "probleminhas" depois.

Algo que eu tenho que me policiar é quanto ao uso da internet! Toda manhã depois que termino os afazeres de casa acesso: email, twitter, orkut e o blog.

Uso o orkut para conversar com outros concursandos, é um apoio pra mim porquê como não frequento cursinho é uma forma de conviver com pessoas que passam pelo mesmo que eu. Inclusive seria até interessante se houvesse como eu ter acesso apenas ao que é atualizado por mim, por exemplo quando coloco algo numa comunidade e alguém responde, já pesquisei e não encontrei... sou "obrigada" a ver as atualizações de todos no meu orkut e às vezes acesso (mulher=curiosidade) uma página só pra ver do que se trata.

No twitter tenho informações sobre concursos, alguns twitter's só com "pensamentos" famosos, dicas de professores, cursinhos etc.

O blog é o concurseirosolitário que sempre tem algo interessante, assim como na comunidade do orkut vejo a opinião sobre vários assuntos relacionados ao mundo dos concursos. Só "frequento" um blog porque além de ser atualizado todos os dias, os demais que vi não me interessaram, vocês estão de parabéns!!!l

Tenho o livro do William Douglas "Como passar em provas e concursos" e todos os dias preencho o quadro horário geral o que faz com que eu tenha ainda mais certeza (não que eu tivesse dúvidas) que o tempo que realmente estudo é pouco.

Hoje quando li o blog fiquei pensando sobre medo de não fazer o suficiente, porquê sei que não faço!!!

Como posso fazer para me estimular a estudar com afinco??? "Dirigir na neblina" é muito ruim!!!

Vi a ideia do workshop sobre planejamento de estudos e muito interessante mas resido em Petrolina-PE infelizmente não tenho como participar.

Nossa! Eu precisava falar sobre isso com alguém!!!rs"

Hummm, aposto que muitos de vocês pensaram "já passei por isso" ou "é exatamente isso que sinto". Compreensível, uma vez que esse problema de "relaxamento concursídico" atinge 10 entre 10 concurseiros sério hora ou outra ... pior, é um problema recorrente e muito, muito perigoso. Mas seguindo o exemplo de nosso bom amigo Jack, O Estripador, vamos por partes como de costume.

Vejamos, essa concurseira optou por estudar em tempo integral, fazendo alguns "bicos" como consultora de cosméticos para "fazer uma graninha". Situação idela para estudar muito sério apra concursos públicos. Só que ela enfrenta um problema que chamo de "relaxamento concursídico", ou seja, ela não resiste a tentação de dar atenção a um punhado de coisas que desviam sua atenção do que deve ser seu foco principal, estudar para concursos públicos.

Realmente, são muitas as coisas com altíssimo potencial de desviar nossa atenção dos estudos. Há os afazeres cotidianos, os pequenos projetos pessoais que não têm nada a ver com concursos públicos e, principalmente, a Internet. A uma vez chamada World Wide Web (WWW), atualmente chamada pelo nome mais curto e elegante de Internet, é uma legítima "faca de dois gumes" ... você sabe o que é uma "faca de dois gumes"? Sei que você conhece a expressão, mas sabe com certeza o que ela significa? Vejamos. “Gume” é a extremidade afiada de um instrumento de corte. As facas geralmente têm somente uma extremidade afiada, sendo a extremidade superior sem corte. Há, porém, alguns modelos de faca que têm também a extremidade superior afiada. Ao usar uma faca de dois gumes é preciso ter cuidado para não se machucar, visto que nos acostumamos a não nos preocuparmos com a possibilidade da extremedidade superior da lâmina nos ferir ... mas quando ela é afiada, pode, sim, nos cortar. Logo, quando digo que a Internet é uma "faca de dois gumes" quero dizer que ela tem um lado perigoso, insuspeito, que pode nos causar dano.

Acredito que ainda não foi inventado um meio mais eficiente de "passar o tempo" que surfar na Internet. Um link leva a outro, que leva a outro e quando damos conta já perdemos algumas horas surfando de site em site, de blog em blog. Para o concurseiro isso não é "passar o tempo" e, sim, "PERDE tempo"!

Mas continuemos com o email de nossa amiga concurseira. Ela diz que estudou muito seriamente para um concurso no que aconteceu no final do ano passado, que seus esforços foram recompensados com a classificação, mas não uma classificação em posição suficiente para lhe garantir ser nomeada no cargo em questão.

Gente, está na cara que essa "meia vitória" desanimou e muito essa nossa amiga concurseira. Hoje ela estuda "sem edital na praça" e não consegue se dedicar como queria e deveria. Deixa-se levar por Internet, afazeres cotidianos, enfim, está frustrada porque não está estudando como uma concurseira séria faria.

Certo. Identificado o problema, vejamos a solução.

Já disse várias vezes aqui no blog que acredito que somente se pode estudar sério com P2D ... ou seja .. DISCIPLINA, PLANEJAMENTO e DETERMINAÇÃO. Vejamos.

Planejamento é plano de trabalho pormenorizado preparado para se fazer algo.

Displina é a boa ordem resultante da observância desses regras e regulamentos.

Determinação é a resolução ou determinação firme de fazer ou realizar algo.

Concurseiro que estuda sem um planejamento adequado é como um aventureiro que procura um tesouro sem ter um mapa.

Concurseiro sem disciplina não consegue estudar direito e muito menos cumprir o planejamento que fez.

Concurseiro sem determinação não tem fôlego para encarar a dureza de estudar sério com a disciplina necessária para seguir o planejamento que preparou.

Chega de blá, blá, blá e vamos ajudar essa nossa amiga concurseira com alguns conselhos ... melhor, com apenas três conselhos essenciais:

Conselho 1 - Esqueça de todas as vitórias, meias-vitórias, derrotas e meias-derrotas passadas. Antes de ser empossado nem pense naqueles concursos em que você passou mas ainda não foi chamado, nos que não passou, nos que quase passou, nos que quase não passou. Bem diz o velho ditado popular que "água passadas não movem moinho", ou seja, o passado não ajuda muito no teu presente a não ser ensinando o que você deve ou não deve repetir. Ficar remoendo o passado é a melhor forma de desperdiçar o presente e o futuro, não caia nessa armadilha.

Conselho 2 - Outra coisa que já repeti aqui muitas vezes é que não se deve ter medo e/ou evitar prestar concursos públicos. Estudar para concurso sem edital não é coisa para qualquer um, mas para muito poucos concurseiros. A maioria das pessoas simplesmente ficam sem chão quando se deve fazer algo sem data marcada, eu incluído. Como enfrentar isso quando o assunto é concursos públicos, determine uma área de atuação na qual você quer trabalhar na Administração Pública (área administrativa, área fiscal, tribunais, área jurídica, ...) e preste vários concursos dessa área, um de cada vez, é claro. Com isso você sempre terá edital e prazo para estudar, irá ficar afiado em fazer provas, ou seja, há apenas ganhos. Em relação às despesas com taxas de inscrição, custos de fazer a prova e tal ... não são gastos inúteis, são investimento!

Conselho 3 - A Internet está atrapalhando seus estudos? Simples, determine que você terá apenas uma hora de Internet pela manhã, uma hora a tarde e duas horas a noite. Fora desses períodos simplesmente desconecte o computador da Internet e ponto final. São as pequenas atividades do cotidiano que te atrapalham, vá estudar em uma biblioteca levando somente seu material de estudo e um par de protetores auriculares (para isolar o ruído ambiente e permitir que você se concentre nos estudos) ou um tocador de MP3.

Resumo da ópera - Você notaram como são apenas dois os problemas que impedem essa nossa amiga concurseira de estudar sério para concursos públicos? Em primeiro lugar está a falta de disciplina e determinação para estudar, para deixar a Internet e os pequenos afazeres de lado quando se tem de debruçar sobre os livros. O segundo é o ressentimento de ter estudar muito e não ter sido classificada bem o suficiente para ser nomeada, algo normal de acontecer e que deve servir de incentivo para se continuar a estudar sério, não como um empecilho!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


3 Response to "P2D é essencial para quem quer estudar sério"

  1. Unknown says:

    Toda manhã vou vim ler este texto. Me deu uma forte vontade de estudar com "P2D".

    Talles says:

    Curioso.

    Tb sou de PETROLINA. Sou concursado agora, mas me identifiquei MUITO com o texto dessa concurseira, ainda mais por ser da minha cidade.

    Disciplina e determinação são fundamentais. O ruim é se disciplinar... rs

    Concurseira, qualquer coisa: the_fox413@hotmail.com

    Boa sorte!

    F says:

    Pensei que eu tinha escrito esse texto e nao lembrava !!!
    Está acontecendo exatamente isso comigo.. sem motivação..

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards