Respondendo a dúvida de uma concurseira

Olá bom dia pessoal do blog.

"Estudo pra consursos seriamente já há um ano e pouco, porém este ano depois de muitas tentativas e estudo, fui aprovada para o curso de Direito da universidade federal do meu estado Espírito Santo / UFES.

Desde então entrei em total desânimo, pois devido a carga horário do curso fica muito dificil conciliar o horário de trabalho, se por ventura for classificada em algum concurso, com a faculdade que é em período integral, às vezes tenho aula pela manhã, tarde e noite.

Me escrevi em três concursos, porém perdi o ânimo de estudar, pq os concursos dois são estaduais e um é federal, porém CLT...que não dá nenhum respaldo para o estudante...

Gostaria de um aconselhamento, pois futuramente concerteza terei de continuar os estudar pra carreira jurídica...mas ainda tá longe....minha preferencia é a faculdade ao concurso....o que faço? estou totalmente sem vontade de estudar,fico o dia inteiro em casa, o que antes ficava só estudando agora fico só na net....fiz o planejamento, tenho disciplina, mas motivação me falta..."

Como diria o Charles, vamos por partes!

Primeiramente, meus parabéns por ter sido aprovada em um vestibular concorrido. Deve ter sido difícil!

Em seguida, peço para que não sofra por antecipação. Tanta coisa pode acontecer durante a faculdade! Você pode descobrir o pendor para o magistério superior, para a advocacia, pode descobrir que deseja a magistratura, o Ministério Público, a Defensoria ou ser delegado(a). A vida é imprevisível. O futuro ainda irá acontecer e nós não podemos controlá-lo. Podemos, sim, ajudar a conduzir os acontecimentos a algum resultado.

Outra coisa: o ser humano tem enorme capacidade de adaptação, até mesmo, a situações que parecem impossíveis de serem contornadas. Eu disse "parecem" porque pode ser que tudo se ajeite de outra forma. Estudar e trabalhar não é nada impossível. Conheço muita gente que consegue, mesmo com horários loucos!

Quanto a concurso Celetista, é claro que pode ser muito bom. Sei que, para muitos, ser estatutário é melhor, mas ser regido pela CLT na Administração Pública é bom. A Lei 9.962 de 2000, aplicável em âmbito federal, tende a garantir o emprego porque limita muito a dispensa do empregado público. Apesar de existirem controvérsias no STF sobre a aplicabilidade da mesma, diversas Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista continuam a adotando porque é aplicável a elas. Creio que nas demais esferas de poder seja assim.

Em relação aos concursos estaduais, não sei que tipo de problema poderia acontecer. A não ser que o salário e a função desagradem. Isso é muito importante a considerar no momento da inscrição.

No que diz respeito a estudar para concursos x faculdade, eu digo que é completamente possível conciliar as duas coisas. Eu mesma fiz isso. Pena que eu tivesse estudado errado (risos). Você pode dar prioridade às materias da faculdade e reservar um horário para ler aquilo que cai nos concursos. É perfeitamente possível traçar um projeto de longo prazo, sem muita pressão, mas com disciplina em prol do sucesso nas seleções públicas. Se já tiver um cargo para mirar, melhor ainda! Procure se informar sobre tudo que é necessário para chegar ao exercício dele.

Vou mais além, é possível fazer isso e se preparar gradualmente para o Exame de Ordem. Basta ler os livros jurídicos adequados, conhecer a lei e suas constantes alterações, procurar conhecer a jurisprudência, treinar questões de concurso, procurar melhorar a escrita. Enfim, você tem 5 anos para tornar-se uma estudante de primeira qualidade!

Resumo da Ópera - Não existe problema que não possa ser contornado. Existem coisas que são irreversíveis? Sim, mas a gente deve mesmo é aprender a conviver com elas. O que podemos mudar, fazemos tudo para modificar. Simples isso? Nem sempre, mas é inerente à vida.

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




3 Response to "Respondendo a dúvida de uma concurseira"

  1. Unknown says:

    Não sei se alguém já pediu isso mas vocês deviam fazem um dicionário do concurseiro.
    Estou me interessando agora por concursos e vi que tenho um longo caminho pela frente e isso me ajudaria muito,na maioria da vezes as pessoas(iniciantes)não sabem por exemplo o que é cadastro de reserva.

    Obrigado e o blog é demais!

    Se entendi bem o que a leitora escreveu, ela deseja estudar para a faculdade e trabalhar tendo um cargo público, porém o horário da universidade entraria em conflito com o horário de trabalho. Realmente, as opções de cargos com esse perfil são mais restritas, ficariam reduzidas as opções: ela poderia tentar um concurso para trabalhar em escala, mas mesmo assim o sacrifício seria enorme. Ou tentaria trocar o período do curso para noturno, trabalhando de dia, o que normalmente acontece e seria mais fácil de se levar.
    Por outro lado, poderia arrumar um estágio num tribunal, defensoria, MP, etc, além de ganhar $$$ estaria aprendendo. Bem, minha dica é ficar estudando só para faculdade e esquecer um pouco concurso, adiante, quando o curso ficar mais tranquilo, aí sim começaria a estudar para um grande certame.
    Valeu

    Pablo says:

    Realmente, acredito que dê para aproveitar o curso de Direito como um extenso curso preparatório para as áreas jurídica/tribunais. Até porque certos concursos usam o prazo de dois anos,que com prorrogação se tornam quatro, resultando num período com apenas um ano a menos que um curso de Direito.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards