Tudo ou parte de tudo?

O concurseiro leitor do blog Manoel Fernandes pergunta:

"Acompanho diariamente o blog do concurseiro solitário. Já adquiri os livros básicos de Contabilidade, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, entre outros. Só que agora me surgiu a dúvida, devo estudar todos o conteúdo do livro ou só o do edital, que no meu caso é o da Receita Federal?"

Esse tipo de dúvida é muito importante e também pertinente para quem se propôs a estudar sério para concursos públicos, portanto, comecemos do começo.

De um lado temos o que costumo chamar de "idades do concurseiro":

Infãncia - É quando o concurseiro inicia seus estudos e não sabe direito como fazer nada, seja estudar, livros que irá utilizar, certames que irá prestar. É a fase onde é preciso aprender as matérias e também aprender a aprender as matérias;

Adolescência - Tem início quando o concurseiro ganha uma certa bagagem de experiência, o que lhe permite ficar melhor classificado nos concursos que presta, a dominar as principais técnicas de estudo, a escolher o quê, quando e como fazer como concurseiro;

Adulto - Verifica-se quando o concurseiro já tem experiência de sobra, já foi empossado ou aguarda nomeação, prova de que já dominar muito bem as matérias que estudou por tanto tempo, sabe estudar com qualidade e eficiência e tomou as decisões corretas que resultaram (ou resultarão) em vitórias.

De outro lado temos as duas principais estratégias que podem ser adotadas pelos concurseiros:

"Atirador de elite" - Nessa estratégia o concurseiro tem um cargo específico em vista e estuda somente para ele, sem desviar seu foco.

"Concurso-escada" - Já nessa estratégia o concurseiro escolhe uma área do serviço público que mais lhe atrai (jurídica, administrativa, fiscal, ...) e estuda focando inicialmente em um cargo mais básico e depois de garantir sua vaguinha no serviço público continua estudando para cargos cada vez melhores.

É fácil notar que nosso amigo Manuel é um concurseiro que ainda está na infância e que parece tender (ou mesmo já ter escolhido) a estratégia do "Atirador de elite". Vejamos o que ele já fez de certo:

- Adquiriu bons livros ao invés de cair na tentação das maledetas apostilas;

- Adquriu bons livros das matérias que serão cobradas no concurso que tem como meta, da Receita Federal;

- Na dúvida preferiu perguntar para quem tem mais experiência do fazer o que "acharia" ser o correto.

"Devo estudar todos o conteúdo do livro ou só o do edital?"

A resposta é simples ... AMBOS. Explico.

Nenhuma matéria cobrada em concursos públicos é totalmente estanque em termos de conteúdo, ou seja, não é possível estudar apenas um ou alguns tópicos dessas matérias sem ter pelo menos um conhecimento básico de outros tópicos ou mesmo de outras matérias. Dessa forma o ideial é que o concurseiros como o Manuel façam o seguinte:

1o - Façam um estudo geral de cada matéria que será cobrada no concurso que têm como foco;

2o - Comecem, somente então, o estudo pormenorizado dos tópicos que que foram cobradas no edital do último concurso que têm como foco (e que, provavelmente, serão cobrados no próximo concurso).

Dessa forma o concurseiro poderá dinamizar seus estudos, evitando ficar perdido no estudo de algum tópico somente porque não dispõe de uma báse geral da matéria. Não fazer isso seria como querer participar de um curso de natação estilo borboleta sem ao menos saber nadar normalmente!

RESUMO DA ÓPERA - Estudar para concursos públicos requer estratégia por parte do concurseiro a fim de que esforços não sejam desperdiçados e tempo precioso perdido.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Tudo ou parte de tudo?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards