Tome muito cuidado com suas metas de ano novo

Com a virada do ano se aproximando inexorável e rapidamente, muita gente (concurseiros incluídos) começam a pensar naquelas famosas metas de ano novo que irão se propor daqui há alguns dias. Note que por enquanto não se decide sobre nenhuma meta, apenas se analisa as opções disponíveis.

Pois bem, é fato que muitas metas possíveis são totalmente fantasiosas (ganhar na Megasena, se escolhido para o próximo BBB, ...) uma vez que estão totalmente fora do controle e alcance da maioria dos mortais. Algumas metas são tradicionais (emagrecer, conseguir um novo emprego, ...). Algumas outras, no entanto, são muito, mas muito perigosas por conta de seu altíssimo potencial, digamos, "decepcionativo" ... e uma delas é alguma variação do "Eu vou passar e ser empossado em 2012".

Há uma tênue, porém muito real fronteira entre a determinação, o otimismo e o enganar a si próprio. Vejamos.

DETERMINAÇÃO é aquilo que nos leva a fazer algo por mais difícil que isso seja, mais trabalhoso e extenuante. É o combustível que nos leva até o final da corrida, até a vitória.

OTIMISMO é a atitude daqueles para quem no final tudo dará certo.

ENGANAR A SI MESMO é uma das coisas mais difíceis do mundo, visto que é o equivalente ao mentiroso que acredita ser verdade a mentira que ele mesmo inventou.

O concurseiro sério estuda com determinação, ou seja, faz isso porque tem um punhado de coisas que sabe que alcançará com a posse e que sem ela são inacessíveis.

O concurseiro sério é otimista, ou seja, acredita que seus estudos resultarão na tão sonhada posse, que as dificuldades são passageiras e que a vitória é certa se não se desviar do caminho do estudo sério.

O concurseiro sério é antes de tudo alguém que não se engana de que estudar para concursos públicos é uma fila que anda, porém geralmente a passos lentos, por isso sabe que não pode marcar data para passar e ser empossado, mas apenas que tem de estudar, estudar e estudar até a vitória estar definitivamente garantida.

"Eu vou passar e ser empossado em 2012"

Essa é uma meta muito bonita de ser ver (e ler), fácil de ser tomada, tem o altíssimo potencial de deixar parentes e amigos temporariamente (muito temporariamente, para ser sincero) orgulhosos de quem a abraça ... mas que no final é 110% enganar a si mesmo.

Quem engana a si mesmo trilha um caminho que levará inexoravelmente à uma porretada com o frio e duro muro de concreto da realidade de que apenas uma meta não é suficiente para mudar muitas das "regras do jogo". Daí a dor da frustração será grande, muito grande ... e a conta cobrada pelo "enganar a si próprio" será alta, muito alta.

RESUMO DA ÓPERA - Não adianta, não há atalhos para a vitória na guerra dos concursos públicos. Não será uma meta de final de ano que lhe garantirá passar e ser empossado ... apenas muito estudo e paciência podem fazer isso. Entaõ, concurseiros, poupem-se de cair nessa armadilha tão boba e ao mesmo tempo fatal.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

3o CONCURSO DE REDAÇÕES

E temos o prazer de lançar o "3o CONCURSO DE REDAÇÕES DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO", sua chance de ao mesmo tempo em que pratica sua redação (matéria cobrada em concursos públicos) também arrisca ganhar um belo prêmio ... e dessa vez suas chances são ainda maiores.


Esse ano premiaremos nada mais, nada menos que as 07 (sete) melhores redações enviadas pelos leitores do blog. E para participar é simples, basta nos enviar uma redação sobre o seguinte tema:


"O QUÊ PRECISAREI PARA VENCER NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS EM 2012"

As regras são simples:

1 - A redação terá de ser inédita e de autoria própria do concurseiro que a inscrever enviadaATÉ 16/12 para o email PROMOCONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM;


2 - A redação terá de ter no mínimo uma e no máximo duas páginas de Microsoft Word com fonte Times News Roman de tamanho 12;


3 - O autor autoriza a publicação sem ônus da redação que inscrever nesse concurso no Blog do Concurseiro Solitário, Facebook do blog e/ou Revista do Blog do Concurseiro Solitário.

As redações serão julgadas pela equipe do blog, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Tome muito cuidado com suas metas de ano novo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards