Apostilas? Sério?

A leitora Danielle Radar pergunta:

"Descobri o seu Blog recentemente e agradeço se puder responder a uma dúvida.

Resumindo minha situação: preciso estudar para concursos, não tenho dinheiro 'sobrando' e estou ingressando neste universo concurseiro.

Li uma matéria sua sobre estudar por apostilas: sei que não deve ser a melhor opção, mas o que gostaria, encarecidamente, de saber de você é: no caso de não se poder pagar por aulas presenciais ( ideal) poderia me dizer ao menos quais seriam as melhores apostilas ou livros ( menos piores talvez...)?

Vi que existem apostilas da Central de Concursos, Vestcon, Solução, entre outras. E na internet há quem fale bem de umas e de outras, e mal de algumas.

Meu pedido a você:se puder me indicar quais as menos piores seria de agrande ajuda, pois não posso jogar o dinheiro que não tenho no momento fora."

Há alguns tipos de dúvidas que recebemos de concurseiros leitores do blog que são recorrentes. E no "Top 10" dessas dúvidas recorrentes temos aquelas sobre a viabilidade do uso de apostila para estudar para concursos públicos.

A resposta que sempre damos para dúvidas sobre apostilas é a seguinte:

"TERMINANTEMENTE NÃO INDICAMOS O USO DE APOSTILAS PARA ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS".

Mas o que será que faz das apostilas uma opção aparentemente tão boa aos olhos de muita gente? Vejamos as mais apontadas pelos concurseiros incautos.

- Apresentam-se como completas, trazendo todas as matérias previstas no edital dos certames para os quais são preparadas;

- São muito mais fáceis de serem utilizadas e transportadas que vários livros de diferentes matérias;

- São mais baratas que um único livro e podem ser compradas até na banca de jornais do bairro.

Certo, hora de mostrar que essas supostas vantagens escondem armadilhas muito perigosas, senão fatais.

No tocante a supostamente trazerem todas as matérias previstas no edital, é facilmente verificado que:

- As matérias são tratadas de forma superficial e, portanto, levam que as usa a estudar de forma insuficiente para realmente ter chances de aprovação;

- Muitas matérias na verdade não passam da transcrição de "leis secas", ou seja, não há nenhuma explicação doutrinária da matéria. Se não bastasse, muitas vezes são versões desatualizadas das leis, o que apenas piora a situação ... e muito;

- Também não é incomum de faltarem tópicos das matérias ... ou haverem mais tópicos que o previsto no edital, o que também atrapalha muito o estudo.

No tocante à facilidade de transporte, é fato que uma apostila, mesmo que daquelas volumosas, são mais fáceis de transportar que meia dúzia de livros (vários deles também volumosos). No entanto, a qualidade do papel, da impressão e da montagem das apostilas é baixíssima, infinitamente inferior a de bons livros, fazendo com que com pouco tempo de uso comecem a soltar folhas, a desmontar ... o que acaba com a suposta vantagem no transporte.

No quesito preço, é fato que uma dessas apostilas "completas" custa o mesmo ou até menos que apenas um bom livro. Mas esse é um típico caso de "o barato que sai caro", pois você paga pouco por um material de estudo de baixíssima qualidade, tanto material quanto de conteúdo. E da mesma forma que não há como fazer um bom churrasco sem uma boa carne, também não se pode esperar passar em concursos públicos estudando com um material de baixa qualidade.

"Mas não tenho dinheiro para comprar todos os livros que preciso para estudar, o que faço?"

Infelizmente, até estudar para concursos públicos no Brasil é caro. Muita gente faz uma reserva financeira mínima para comprar material de estudo de qualidade antes mesmo de começar a estudar. Note que também é possível adquirir ótimos livros de segunda mão por preços muito razoáveis em sebos (lojas de livros usados) ou de outros concurseiros, algo que feito com cuidado em termos de atualização dos livros adquiridos é muito viável. Se no final a grana estiver mesmo curta, há muitas faculdades que oferecem em suas bibliotecas acesso gratuíto a bons livros que podem tranquilamente ser utilizados para o estudo para concursos públicos.

RESUMO DA ÓPERA - Note que nem poderíamos afirmar que não há absolutamente nenhuma apostila de boa qualidade para concursos públicos, podem, sim, existir, mas como cabeça de bacalhau, nunca vi uma ao vivo diante dos meus olhos. De qualquer forma, como o que está em jogo é seu futuro profissional e, consequentemente, pessoal e de sua família, o melhor é não arriscar e investir em bons livros ... e se você não tiver dinheiro para isso, procure estudar em bibliotecas ou mesmo pedir a doação de livros para outros concurseiros, melhor do que desperdiçar seu suado dinheiro com apostilas que têm pouquíssima chance de serem realmente boas e, principalmente, suficiente para seu adequado preparo para enfrentar as duras provas de concursos públicos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Apostilas? Sério?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards