RESENHA ESPECIAL - “COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS” DE ALEXANDRE MEIRELLES - Parte 2

Hoje trazemos para vocês, concurseiros leitores do blog, a SEGUNDA parte da resenha especial de um livro também especial, escrito por um concurseiro vencedor que hoje na guerra dos concursos fiscais e que tem muito a ensinar para quem quer se tornar servidor público.

Editora: Método
Ano: 2011
Edição: 1ª edição
Número de Páginas: 352
ISBN: 978-85-309-3590-0

Há muito tempo abracei uma teoria segundo a qual o futuro tende na maior parte das vezes a apresentar soluções mais eficientes daquelas que adotamos no passado. Em termos de estudar para concursos públicos digo com certeza absoluta de que hoje o concurseiro dispõe de um arsenal muito mais amplo e eficiente do que tinha a minha disposição quando comecei a estudar.

Assim que decidi estudar sério para concursos públicos, procurei me informar de como fazer isso da melhor maneira possível, como estudar de forma mais eficiente, quais os melhores livros para cada matéria e por aí vai. Confesso que muitas vezes foi desanimadora essa busca, visto que tinha de contar na maior parte das vezes com a boa vontade de frequentadores de fóruns concurseiros que muitas vezes na era tão boa assim. Livros sobre como estudar para concursos públicos? Não existiam. Livros sobre planejamento de estudos? Não existiam. Problema sério que tive de contornar por vias muitas vezes mais duras que o próprio estudo.

Recentemente a Editora Método lançou o primeiro livro de autoria de uma verdadeira lenda do "universo concursídico", Alexandre Meirelles. Nome conhecidíssimo em vários fóruns de concursos públicos, esse ex-concurseiro ajudou muita gente divulgando dicas e métodos de estudo, tirando dúvidas e orientando concurseiros. Seu livro "Como Estudar para Concursos" é o conjunto de todo esse conhecimento, devidamente organizado e otimizado.

Basicamente o livro de Alexandre Meirelles é dividido em quatro unidades distintas que retratam muito bem a trajetória e cotidiano do concurseiro:

Unidade 1 - Começando sua vida de concurseiro com o pé direito

Essa unidade traz virtualmente todos os assuntos que alguém que decide estudar para concursos públicos deve tomar conhecimento antes mesmo de pensar em se debruçar sobre os livros. Aqui Alexandre Meirelles destrona muitos falsos mitos, explica muitas coisas até então misteriosas para o concurseiro novato e dá dicas importantíssimas.

Unidade 2 - Como estudar antes do edital

Já nessa unidade, uma das mais longas, o assunto é como estudar antes mesmo da publicação do edital dos certames que o concurseiro deseja prestar. São abordados métodos e materiais diversos de estudo, outros faltos mitos são destronados, experiências pessoas são utilizadas para ensinar coisas muito importantes, ou seja, aqui o leitor realmente aprende a como estudar corretamente nessa fase tão importante de sua trajetória como concurseiro.

Unidade 3 - Como estudar após o edital

É sabido que após a publicação de um edital, é escasso o tempo para refinar os estudos e concluir a preparação para o certame. Em vista disso, Alexandre Meirelles ensina a como utilizar da melhor forma possível o tempo exíguo, além de dar dicas que valem ouro de como se portar no dia da prova.

Unidades 4 - Após a prova

Infelizmente a luta do concurseiro não termina após feita a prova do certame. É exatamente sobre esse "pós prova" que trata a última unidade desse livro, que toca em pontos importantíssimo como o "Não passei! E agora, é o fim do mundo?".

O grande trunfo e diferencial do livro de Alexandre Meirelles é que ele escreve com base no que viveu, no que (não) deu certo para ele como concurseiro e também em sua experiência de ajudar outros concurseiros a estudarem mais e melhor para concursos públicos. Sua experiência como palestrante e professor após ter sido empossado Agente Fiscal de Rendas de São Paulo é um plus e diferencial a mais.

O concurseiro sentir-se-á muito confortável lendo esse livro por conta de sua linguagem simples e direta, pontuada de bom humor e otimismo, além, é claro, de não se perder em devaneios ou desvios desnecessários ... e para quem tem pouco tempo para deidicar a leitura mesmo de livros que ensinem a como estudar melhor, tudo isso é muito mais que bem vindo.

Alerto que o livro pode assuntar num primeiro momento por conta do volume um tanto generoso de páginas, pouco mais de 350, porém não se engane, repito que o que você encontrará em suas páginas é conhecimento concentrado, refinado e objetivo. Dificilmente o concurseiro que ler esse livro poderá dizer "Isso aqui não será útil para mim", de forma alguma.

Pessoalmente gostei muito desse livro e lamento profundamente não poder tê-lo disponível quando comecei a estudar para concursos públicos, uma vez que me pouparia muitos dissabores nesses fóruns da vida contando, repito, com a boa vontade muitas vezes inexistente de muita gente, além de poder ter otimizado melhor e mais rápido meus estudos. Li, gostei e recomendo.

RESUMO DA ÓPERA - Seja você um concurseiro novato ou já com alguma experiência, vale a pena se dar de presente um exemplar do "Como Estudar para Concursos" de Alexandre Meirelles, um livro de qualidade, escrito por alguém que entende do assunto e tem paixão por ajudar outros concurseiros a alcançar a tão sonhada posse em cargo público.

SURPRESA - Quer ganhar um exemplar desse ótimo livro de graça? Então participe do nosso 3o Concurso de Redações, pois ele será um dos prêmios! Veja o regulamento abaixo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

3o CONCURSO DE REDAÇÕES

E temos o prazer de lançar o "3o CONCURSO DE REDAÇÕES DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO", sua chance de ao mesmo tempo em que pratica sua redação (matéria cobrada em concursos públicos) também arrisca ganhar um belo prêmio ... e dessa vez suas chances são ainda maiores.

Esse ano premiaremos nada mais, nada menos que as 07 (sete) melhores redações enviadas pelos leitores do blog. E para participar é simples, basta nos enviar uma redação sobre o seguinte tema:

"O QUÊ PRECISAREI PARA VENCER NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS EM 2012"

As regras são simples:

1 - A redação terá de ser inédita e de autoria própria do concurseiro que a inscrever enviadaATÉ 16/12 para o email PROMOCONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM;

2 - A redação terá de ter no mínimo uma e no máximo duas páginas de Microsoft Word com fonte Times News Roman de tamanho 12;

3 - O autor autoriza a publicação sem ônus da redação que inscrever nesse concurso no Blog do Concurseiro Solitário, Facebook do blog e/ou Revista do Blog do Concurseiro Solitário.

As redações serão julgadas pela equipe do blog, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA ESPECIAL - “COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS” DE ALEXANDRE MEIRELLES - Parte 2"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards