ESPECIAL "COMO CONSEGUIR ESTUDAR DURANTE O OBA-OBA DE NATAL" - PARTE 2

As festividades de natal e ano novo geralmente são marcadas por reuniões familiares, muitas vezes juntando parentes que não se vêm por meses. Para muitos concurseiros tais reuniões são um verdadeiro inferno na terra por diversos motivos. Ilustremos e falemos um pouco desses motivos de uma forma diferente, listando perguntas e frases tipicamente ouvidas pelos concurseiros nessa época.

"Você já passou em algum concurso público?" - Pergunta típica que marca o início de uma verdadeira "tomada de contas" do concurseiro. Algumas vezes dá para notar que essa pergunta é feita por simples curiosidade ... muitas outras vezes dá para notar uma boa pitade de maldade na pergunta, demonstrando que quem faz a pergunta duvida que o concurseiro tem condições de obter sucesso em seu intento;

"Porque você ainda não passou?" - Essa pergunta quase nunca é destituída de uma boa dose de maldade ... e muitas vezes é feita em um tom claramente desdenhoso, deixando claro e inequívoco que quem faz a pergunta não acredita que o concurseiro irá um dia se tornar servidor público ou que esteja realmente estudando sério para isso;

"Estudando bastante?" - Já essa pergunta é daquelas que poderá ser feita tanto de forma casual sem que ao menos se espere uma resposta maior que uma ou duas palavras ... ou feita de forma a alfinetar dolorosamente o concurseiro, claramente colocando em dúvida se o mesmo está estudando sério.

"Continue estudando que uma hora você passa" - Essa frase é geralmente utilizada para encorajar o concurseiro que ainda não passou em concurso algum, pode ser sincero esse encorajamento ou apenas superficial, de qualquer modo não deixa de ser doloroso para muitos concurseiros, que se sentem rebaixados e humilhados ao ouví-la;

"Talvez isso não seja para você" - Essa frase para lá de desanimadora é geralmente dita para concurseiros que estão há bastante tempo lutando na guerra dos concursos públicos sem alcançar resultandos palpáveis (leia-se "posse em cargos com remunerações polpudas") e pode ter uma essência maldosa ou apenas misericordiosa.

Daí pergunto ... você está preparado para eventualmente ouvir tudo isso? Note que a resposta a essa pergunta é muito importante.

Se a resposta for "sim", faço outra pergunta que com certeza irá desconcertá-lo ... você tem certeza?

Se a resposta for "não" ... então é melhor preparar-se e rápido.

Infelizmente para a grande maioria dos concurseiros cujas famílias se reúnem nos natais e anos de novos em festas, almoços, jantares e churrascos de confraternização, escapar dessas perguntas e frases é muitíssimo difícil, na maioria dos casos impossível. Daí o que fazer? Encarar a situação com coragem, claro. Mas tenho algumas dicas práticas que poderá ajudá-lo a lidar melhor com tudo isso.

DICA 1 - Seja um chato muito chato mesmo. Se lhe perguntarem algo, dê explicações longas e pedantes. Se lhe disserem algo, discorra longamente sobre o assunto;

DICA 2 - Faça-se de surdo e peça várias vezes para a pessoa repetir a pergunta ou frase inconveniente;

DICA 3 - Finja que não estava prestando atenção ao que a pessoa perguntou ou disse e emita um desconcertante "Humm? O que é mesmo que você disse?".

Essas dicas podem parecer engraçadinhas e divertidas mas, acreditem, funcionam. Não são poucos os concurseiros que já descobriram seu poder e lançam mão delas para evitarem situações desmotivadoras. Faça um teste, afinal, você não tem nada a perder.

RESUMO DA ÓPERA - Para os concurseiros sortudos que não têm nas festividades natalinas e de ano novo motivo para se preocuparem com parentes chatos fazendo perguntas e afirmações inconvenientes, alegrem-se e agradeçam a Deus por essa dádiva. Para os que não são tão sortudos, força, afinal de contas, será uma semana só até tudo terminar.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———











0 Response to "ESPECIAL "COMO CONSEGUIR ESTUDAR DURANTE O OBA-OBA DE NATAL" - PARTE 2"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards