RESENHA ESPECIAL - “COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS” DE ALEXANDRE MEIRELLES - Parte 1

Hoje trazemos para vocês, concurseiros leitores do blog, a primeira parte da resenha especial de um livro também especial, escrito por um concurseiro vencedor que hoje na guerra dos concursos fiscais e que tem muito a ensinar para quem quer se tornar servidor público.

Editora: Método
Ano: 2011
Edição: 1ª edição
Número de Páginas: 352
ISBN: 978-85-309-3590-0

A espera valeu mesmo a pena, depois do mega sucesso do famosíssimo “Manual do Concurseiro”, campeão invicto de downloads na categoria: “dicas para concursos públicos”, Alexandre Meirelles lança o tão esperado livro “Como Estudar para Concursos”.

Alexandre Meirelles, graduado em Informática e Matemática com especialização em Matemática e Estatística e Mestrado em Estatística. Ocupa desde 2006 o cargo de Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, depois de ter passado nos seguintes concursos: Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Auditor Fiscal da Receita Estadual de MG, Auditor Fiscal de Tributos Municipais de Belo Horizonte e Técnico de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda.

Alexandre Meirelles ainda ministra palestras e escreve artigos para diversos fóruns, revistas etc.

Confira alguns links com ótimos artigos dele:

- Rede LFG: http://bit.ly/neBX2M

- Revista do Concurseiro Solitário 2ª Ed. http://bit.ly/r3psHz

- Revista do Concurseiro Solitário 3ª Ed. http://bit.ly/iNqtJO

O livro recebeu um excelente acabamento gráfico, tanto na encadernação do tipo “brochura” (as folhas são costuradas e coladas em uma capa de material resistente), como na impressão, com páginas bem diagramadas, resultando em um material de fácil leitura e manuseio. Vale a pena destacar que o acordo ortográfico foi aplicado integralmente nesta obra.

O título da capa “Como Estudar para Concursos”, estampa a preocupação do autor com a dúvida mais recorrente e preocupante pela maioria dos concurseiros no momento de iniciar os estudos, que é a terrível falta de orientação no momento de estudar, isto é, de um método verdadeiramente eficiente e que funcione para todas as matérias. Resumindo tudo numa só dúvida: como estudar corretamente para concursos públicos?

Seguindo essa e outras centenas de dúvidas, e para facilitar o entendimento por parte do leitor, o autor dividiu o livro em quatro unidades, contendo dezenas de tópicos de assuntos bem conhecidos de todos os concurseiros: resultado de 25 anos de experiência prática no estudo para concursos públicos.

Entre esses tópicos destaco ótimas dicas como:

- A importância de dormir bem: como nosso cérebro memoriza o que estudamos;

- Descobrindo os melhores horários para estudar: respeitando nosso relógio biológico;

- Escolhendo os materiais de estudo;

- A temida relação candidato por vaga: um grande engodo;

- Tendo uma conversa com os familiares e amigos.

As terríveis dúvidas que não querem calar:

- Concurso é só para gênios?

- Devo estudar para ser o primeiro lugar?

- Estudo em grupo: isso funciona?

- Devo prestar ou não um concurso que não é o dos meus sonhos?

- Como posso obter mais tempo para estudar?

- Quadro de controle de estudo: que bodega é essa?

- Não passei! E agora, é o fim do mundo?

Durante todo o texto o autor trata de temas complicados, sempre de maneira bem humorada e descontraída, tornando a leitura mais prazerosa, uma espécie de bate papo com o leitor. Usando uma linguagem simples, objetiva, sem termos técnicos complicados e aquele blá blá blá de autoajuda, muito comum em textos que tratam sobre preparação para concursos, Alexandre Meirelles leva o leitor a conhecer seu passado, não muito distante, uma nostalgia, que ao contrário, faz muito bem para a motivação, pois mostra a força de superação que todos nós temos e não sabemos usar.

Essa abordagem coloquial do autor serve para explicar com riqueza de detalhes, como funciona, por exemplo, a elaboração do “calendário de estudos”, “quadro de controle de estudo” e o famosíssimo método do “Ciclo de Estudos” (grande destaque deste livro). Esse método, apesar de muito fácil, ainda causa muitas dúvidas na sua aplicação, talvez por falta mesmo de um material completo, que demonstrasse o passo a passo de sua execução. Depois de ler as 22 páginas com a ajuda de gráficos, tabelas e exemplos práticos que tratam somente desse capítulo, acho que finalmente foi colocada uma pedra sobre todas as dúvidas dos colegas concurseiros.

Este livro é indicado tanto para quem já estuda há um bom tempo para concursos públicos e ainda anda desorientado em busca de um método eficiente de estudo, como para quem está iniciando agora ou ainda está pensando em começar e, portanto, necessita de uma referência de quem já conhece bem o caminho e seus muitos atalhos, principalmente, de quem tem muitas “HBCs” acumuladas no currículo.

Assim, quem conheceu e continua seguindo as dicas do “eterno concurseiro”, Alexandre Meirelles (como ele mesmo diz), não pode deixar de fora da sua biblioteca mais esse novo “manual” de orientação, estudo e pesquisa para concursos.

RESUMO DA ÓPERA - Recentemente tivemos várias publicações de ótimos livros que tratam do assunto “dicas para concurso público”. Alguns dão ótimos conselhos, “puxões de orelhas”, orientam através de métodos e técnicas sobre como gerenciar todo o processo de estudo. Outros esclarecem dúvidas, explicam o porquê disso ou daquilo. Agora, se vale a pena investir ou não nesse tipo de material, isso vai depender de como anda seu nível de conhecimento e desempenho no estudo para concursos públicos. Fica a dica.

FONTENELE é um concurseiro que continua ampliando seu nível de conhecimento para entender como funcionam os concursos públicos.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

ATENÇÃO - Não perca na quinta-feira (08/12) a segunda parte dessa resenha especial.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

3o CONCURSO DE REDAÇÕES

E temos o prazer de lançar o "3o CONCURSO DE REDAÇÕES DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO", sua chance de ao mesmo tempo em que pratica sua redação (matéria cobrada em concursos públicos) também arrisca ganhar um belo prêmio ... e dessa vez suas chances são ainda maiores.

Esse ano premiaremos nada mais, nada menos que as 07 (sete) melhores redações enviadas pelos leitores do blog. E para participar é simples, basta nos enviar uma redação sobre o seguinte tema:

"O QUÊ PRECISAREI PARA VENCER NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS EM 2012"

As regras são simples:

1 - A redação terá de ser inédita e de autoria própria do concurseiro que a inscrever enviadaATÉ 16/12 para o email PROMOCONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM;

2 - A redação terá de ter no mínimo uma e no máximo duas páginas de Microsoft Word com fonte Times News Roman de tamanho 12;

3 - O autor autoriza a publicação sem ônus da redação que inscrever nesse concurso no Blog do Concurseiro Solitário, Facebook do blog e/ou Revista do Blog do Concurseiro Solitário.

As redações serão julgadas pela equipe do blog, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

———«»———«»———«»———

Compartilhe solidariedade e ajude a Editora Impetus a levar literatura para as crianças carentes!

Clique no banner da campanha para saber como participar ... basta um clique seu, só isso.

———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA ESPECIAL - “COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS” DE ALEXANDRE MEIRELLES - Parte 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards