Velocidade de leitura

O assunto de hoje envolve um dos maiores temores dos concurseiros. É a velocidade de leitura e rendimento nos estudos.

Sabemos que o mundo moderno gira em torno da urgência em se viver. Tudo é regido pela velocidade e queremos levar essa máxima para todos os campos da nossa vida. Não é diferente para a leitura. Queremos ler rápido pra passar mais rápido em um concurso. Essa é a grande preocupação dos concurseiros, sejam eles novatos ou veteranos.

Antes de qualquer coisa, preciso te alertar que esse artigo não trata de leitura dinâmica. Isso porque nunca estudei tal ramo do conhecimento e não sei opinar a esse respeito.

Bem, preciso dizer que assim como ninguém passa em concurso de uma hora para a outra, a velocidade de leitura é uma habilidade que se adquire com o tempo. No início, você começa a ler devagar, depois vai começando a ganhar mais prática e familiaridade com a atividade. Assim, a tendência é que se leia mais e mais.

Claro que haverá períodos em que você chegará no seu ápice de leitura e depois precisará desacelerar. Afinal, a nossa saúde precisa intercalar períodos de descanso com períodos de estudo frenético.

Muito normal, e o Charles cuida muito bem desse assunto em seus artigos, é a “ressaca concursídica”. Ela sempre vem depois de um período de estudo muito forte. Pode vir perto de uma prova, pode vir antes ou depois dela. O certo é que ela sempre vem depois de um período de estudo puxado, com rendimento e com aquele sentimento de estar bem engrenado.

Mas o que é a ressaca, ora bolas? A ressaca é a sensação de extremo cansaço, de desgaste e, às vezes, de dever cumprido. Um misto de cansaço produtivo com exaustão. Nesse momento, você precisa descansar e parar mesmo. Aí é que mora o perigo!

Muita gente, depois de um período de ressaca, torna a estudar em uma velocidade de leitura menor que a do período engrenado. Isso é muito normal, pois o ritmo é sempre crescente, exceto quando a pessoa não está concentrada na atividade.

Bem, o perigo está na cobrança que as pessoas podem querer fazer de si mesmas! Algumas tiram o tal do descanso e querem voltar aceleradas como estavam antes do descanso. Saibam que nosso corpo e nossa mente não funcionam dessa maneira. É preciso treinamento e disciplina para conseguir progredir na tal da celeridade.

RESUMO DA ÓPERA - Treine e vá melhorando. Você é capaz!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Velocidade de leitura"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards