O drama do natal concurseiro de mãos vazias

Pessoalmente acho o mito do Papai Noel muito cruel, aind mais em um país ainda com tantas desigualdades sociais como o Brasil. Minha opinião tem uma base muito prática, muitas das crianças que acreditam no maledeto Papai Noel e esperam ansiosamente que ele lhe traga presentes de natal simplesmente não ganharão presente algum porque seus pais ou responsáveis não têm condições financeiras para bancar o agrado natalino.

O que passa pela cabeça de uma criança que acredita realmente no Papai Noel e passa o natal sem ganhar presente algum? No mínimo que não foi boazinha durante o ano que passou e por isso não ganhou o tal presente. Talvez acredite que o figura não encontrou sua casa. Seja como for a decepção é grande e a tristeza a marcará por toda vida, seja consciente ou inconscientemente.

Algo parecido ocorre com muitos concurseiros que passam o ano acreditando piamente que até o alvorecer do ano seguinte passarão em concurso público ... quiçá serão nomeados e começarão o novo ano como felizes servidores públicos recém-empossados. Infelizmente, depois de um ano de poucos concursos públicos de peso, a amarga realidade é que a grande maioria desses concurseiros terminarão o ano frustrados ... assim como as crianças que acreditam no Papai Noel e não ganharão presente nesse natal.

Se você é um desses concurseiros que terminarão o ano sem a tão desejada aprovação e posse, peço que medite um pouco sobre alguns fatos muito importantes, compreenda-os e internalize-os definitivamente. Vamos lá.

Passar em concursos públicos é um projeto de médio/longo prazo - Repetimos sempre aqui no blog que passar em concursos públicos não é algo que acontece com data marcada, no momento que gostaríamos ou que mais procuramos e, muito menos, é algo que acontece no curto prazo. Há uma década atrás ainda era possível passar em bons concursos públicos no horizonte de um ano, hoje isso é virtualmente impossível a não ser que você tenha uma capacidade incomum de aprendizado e memorização. Ou seja, passar e ser empossado é projeto para três, quatro, talvez mais anos de estudo sério, planejado, disciplinado e determinado;

Muitas vezes fazer o máximo simplesmente não é suficiente - Imagine quantas finais de alguma competição aconteceram mundo afora apenas em 2011 ... com certeza vários milhões. Nessas finais um ou mais indivíduos ou times se enfrentaram para que apenas um fosse coroado vencedor, ou seja, o melhor entre seus iguais. O fato de haver um campeão não significa que outros não fizeram seu melhor nas disputas que tomaram parte, claro que não, o fato é que seu melhor não foi suficiente diante do melhor de seu oponente, o qual estava melhor preparado. O mesmo pode ter acontecido com você, resultado no fato de apesar de estudar sério e o melhor que pode não ter resultado em passar em concursos públicos em 2011;

A fila anda ... mas, geralmente, não na velocidades que gostaríamos - William Douglas, grande autor de livros para concurseiros, cunhou de forma muito interessante a analogia de que quem estuda para concursos públicos entra numa fila para obter a aprovação, que como em qualquer fila quem está em seu final demora mais para ser atendido que quem está em sua ponta. É fato que as filas não têm uma velocidade constante, hora "andam" mais rápido, hora mais lentamente. Na fila dos concursos públicos que você está vários fatores influem na velocidade que ela "anda" (o quanto você estuda, o número de concursos lançados anualmente, ...) e, geralmente, essa fila não "anda" tão rápido como gostaríamos e temos de saber lidar com isso, gostemos ou não, e o que não pode acontecer é de abandonarmos a fila achando que nunca alcançaremos sua ponta;

Quem acredita sempre alcança - Muitas coisas podemos fazer e fazer bem feito sem que realmente seja necessário que acreditemos nelas, outras coisas, no entanto, somente podem ser levadas a cabo se realmente acreditarmos nela. Se acreditamos, realizamos, por mais difícil que isso seja, por mais tempo que isso tome. Vencer na guerra dos concursos públicos é uma dessas coisas que demandam crença absoluta de nossa parte para que sejam realizadas. Se você acredita que irá passar em concursos e ser empossado servidor público, estuda sério e enfrenta com coragem as dificuldades que surgem em seu caminho, você alcançará isso ... uma hora ou outra.

RESUMO DA ÓPERA - Se você não ganhou de natal o presente tão desejado de passar em concurso público, não desanime. O tempo passa, seu máximo torna-se cada vez maior, a fila anda e se você realmente acredita que vencerá nessa guerra, você vencerá, isso é fato. Dê-se cinco minutos para lamentar o presente que não recebeu como esperava, respire fundo e concentre seus esforços para começar com o pé direito 2012 ... e ponto final.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "O drama do natal concurseiro de mãos vazias"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards