ESPECIAL "COMO CONSEGUIR ESTUDAR DURANTE O OBA-OBA DE NATAL" - PARTE 1

O famoso "oba-oba" de natal e ano novo já começou faz alguns dias e perdurará até o dia 31 de dezembro. Nessas semanas é tradicional o bombardeio constante de publicidade natalina de todos os tipos possíveis, de todas as formas imagináveis, o tempo todo, sem folga. O apelo consumista já está saturando o ar. Todos esses fatores agitam as pessoas ... ou as deprime. E onde fica o concursério sério que quer estudar nesse cenário? Como manter o rítmo de estudos? Como lidar com o "clima de natal".

Pois bem, pensando nisso preparamos um especial de natal que é um verdadeiro guia que tem por objetivo ajudar a você, concurseiro leitor do blog, a conseguir estudar sério durante o "oba-oba" de natal. Acompanhe todas as quartas-feiras aqui no blog os artigos desse especial e aprenda a como sobreviver a essa época na propícia aos estudos.

Comecemos por falar do que pode atrapalhar os estudos para concursos públicos nessa época. Vejamos.

"Clima de natal" - Nessa época de natal e ano novo os sentimentos variam de pessoa para pessoa. Se o normal é ficar normal, afinal de contas natal e ano novo não é novidade para ninguém, o mais comum é das pessoas serem "oito ou oitenta", ou seja, ficarem extremamente animadas com a época, felizes em demasia, ou então depressivas como não ficam nem em enterros, contando os dias para a tortura acabar. E, claro, que isso afeta a rotina de estudos do concurseiro, visto que todos querem passar para o coitado do concurseiro a animação exacerbada ou a depressão natalina. E como estudar sério assim?

"Saturação sensorial" - Todo mundo fala de natal e ano novo. Propagandas de natal e ano novo inundam as ruas, a TV, o rádio, a Internet. No supermercado o destaque são para os itens natalinos. Entre as pessoas o assunto é o que cada um fará no natal e ano novo. Como o concurseiro que estuda sério está alheio a tudo isso, acaba ficando fora da conversa e por isso mesmo sofre hostilidades. E como estudar sério assim?

"Estímulo ao cansaço" - O concurseiro que estudou o ano novo está cansado, isso é fato, porém tem de continuar estudando com muito P2D (planejamento, disciplina e determinação) pois, afinal de contas, férias somente depois de empossado. Mas nessa época todo mundo fala somente em desconso, férias, feriado, festa, ou seja, tudo o que apenas estimula o cansaço acumulado do concurseiro. E como estudar sério assim?

"Dificuldades materiais" - Para muitos concurseiros essa época natalina traz dificuldades materiais muito sérias. Bibliotecas fecham, parentes aparecem para visitas para lá de indesejáveis, o barulho aumenta tanto nas ruas quanto dentro de casa, fica mais difícil se locomover para ir para virtualmente qualquer lugar. E como estudar sério assim?

"Dificuldades sociais" - Nessa época natalina o que as pessoas mais querem é saltar de cabeça nas comemorações tradicionais da época como almoços e jantares, churrascos, os inevitáveis "amigo secreto" e por aí vai. Evitar esses compromissos é muito complicado para um grande número de concurseiros. Não ser convidado para nenhum é complicado para também um grande número de concurseiros. E como estudar sério assim?

Os problemas para estudar nessa época são muitos e variados, mas soluções práticas e fáceis (ou não tanto) de serem implementadas existem, acredite. O mais importante, no entanto, é que você tenha sempre em mente que você não está sozinho no enfrentamento desses contratempos natalinos. Muitos concurseiros podem (e devem) estar em situação pior que a sua. O importante é não desanimar e continuar estudando da melhor forma possível.

RESUMO DA ÓPERA - Se você lidar com algum ou alguns dos problemas apontados, não perca na quarta-feira que vem a segunda parte desse verdadeiro "guia de sobrevivência" que preparamos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

3o CONCURSO DE REDAÇÕES

E temos o prazer de lançar o "3o CONCURSO DE REDAÇÕES DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO", sua chance de ao mesmo tempo em que pratica sua redação (matéria cobrada em concursos públicos) também arrisca ganhar um belo prêmio ... e dessa vez suas chances são ainda maiores.

Esse ano premiaremos nada mais, nada menos que as 07 (sete) melhores redações enviadas pelos leitores do blog. E para participar é simples, basta nos enviar uma redação sobre o seguinte tema:

"O QUÊ PRECISAREI PARA VENCER NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS EM 2012"

As regras são simples:

1 - A redação terá de ser inédita e de autoria própria do concurseiro que a inscrever enviadaATÉ 16/12 para o email PROMOCONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM;

2 - A redação terá de ter no mínimo uma e no máximo duas páginas de Microsoft Word com fonte Times News Roman de tamanho 12;

3 - O autor autoriza a publicação sem ônus da redação que inscrever nesse concurso no Blog do Concurseiro Solitário, Facebook do blog e/ou Revista do Blog do Concurseiro Solitário.

As redações serão julgadas pela equipe do blog, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

———«»———«»———«»———


0 Response to "ESPECIAL "COMO CONSEGUIR ESTUDAR DURANTE O OBA-OBA DE NATAL" - PARTE 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards