Excesso de auto-confiança


Fazer concursos é algo que castiga muito as pessoas. A gente demora a ver resultados, demora a ver que uma estratégia de estudos está dando certo. Muitas vezes, chegamos a duvidar de nossa capacidade e somos capazes de pensar que somente os extremamente inteligentes conseguem tal feito.

Quando descobrimos o caminho das pedras e percebemos que a técnica adotada para os estudos é adequada, sentimos tremendo alívio. Mesmo que quase dê certo ou que a gente fica pertinho do número de vagas, a sensação é de que estamos no caminho do sucesso. Bom, não é? Sim e não.

Sim, é bom porque, se você continuar se aperfeiçoando, o sucesso será apenas questão de tempo. O esforço contínuo sempre nos conduzirá a um resultado bom. Nem só de momentos de estresse e de descontentamento vive o homem (ou a mulher).

Não, porque essa pode ser uma armadilha! Caso sua estratégia dê certo, você pode começar a ficar com o ego inflado e achar que não precisa rever a matéria. Pode achar que não precisa conhecer novas pegadinhas que o(s) examinador(es) certamente criarão para um novo concurso. Você pode parar de se atualizar e de ficar antenado(a) com as novas tendências no mundo concurseiro. Não, não pode! Não deve! Isso vai te custar a vaga sonhada!

Você que está lendo deve estar pensando que não seja possível existir gente que procede assim, mas existe! Os casos mais comuns são entre os que já quase passaram em um concurso ou em alguma fase do concurso, alguns que foram aprovados em concurso-escada ou que foram aprovados e não foram chamados. Eu mesma já estive nessa categoria! É péssimo, pois é algo que só nos atrasa a vida.

Eu, nem tanto por ficar com ego inflado, mas por achar que estava dominando um determinado tema, já deixei de estudá-lo e fui prejudicada por minhas próprias atitudes. Isso só nos causa dor!

Como tenho visto muitos concurseiros se portarem assim, eu sinto que preciso convidá-los a refletir sobre isso. Já passei por diversos momentos em que tive excesso de auto-confiança e fui traída por mim mesma.

Então, a conduta que devemos ter, na minha humilde opinião, é de que podemos ficar confiantes com uma prova. No entanto, nunca podemos subestimar o examinador e os concorrentes. Notem que não subestimar a concorrência jamais significará temê-la. Muito pelo contrário, representa você se fortalecer para fazer bonito no dia da sua prova.

RESUMO DA ÓPERA – não se deixe castigar pelas provas por momentos de excesso de vaidade. Esteja sereno(a) e procure fazer todo o possível, sem se acomodar, para ter sucesso. Estou torcendo por vocês, leitores!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

3o CONCURSO DE REDAÇÕES

E temos o prazer de lançar o "3o CONCURSO DE REDAÇÕES DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO", sua chance de ao mesmo tempo em que pratica sua redação (matéria cobrada em concursos públicos) também arrisca ganhar um belo prêmio ... e dessa vez suas chances são ainda maiores.

Esse ano premiaremos nada mais, nada menos que as 07 (sete) melhores redações enviadas pelos leitores do blog. E para participar é simples, basta nos enviar uma redação sobre o seguinte tema:

"O QUÊ PRECISAREI PARA VENCER NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS EM 2012"
As regras são simples:

1 - A redação terá de ser inédita e de autoria própria do concurseiro que a inscrever enviada ATÉ 16/12 para o email PROMOCONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM;

2 - A redação terá de ter no mínimo uma e no máximo duas páginas de Microsoft Word com fonte Times News Roman de tamanho 12;

3 - O autor autoriza a publicação sem ônus da redação que inscrever nesse concurso no Blog do Concurseiro Solitário, Facebook do blog e/ou Revista do Blog do Concurseiro Solitário.

As redações serão julgadas pela equipe do blog, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Excesso de auto-confiança"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards