RESPONDENDO A UMA DÚVIDA DE LEITOR DO BLOG

Hoje responderei as dúvidas de Lucas, um leitor do Blog:

QUAIS SÃO OS MELHORES CONCURSOS PÚBLICOS PARA NÍVEL MÉDIO? E QUAIS SÃO, NORMALMENTE, AS MATÉRIAS QUE CAEM NOS MESMOS?

Bom, Lucas, primeiramente cumpre definir o que são concursos para nível médio como sendo aqueles em que se exige escolaridade completa no nível médio (nosso antigo colegial). E onde se faz concursos dessa modalidade? Em todas as esferas de poder estatal, como na função executiva (no âmbito da União, Estados e Municípios), na função legislativa (no âmbito da União, Estados e Municípios) e na função judiciária (no âmbito da União e Estados).

Em todas as essas formas de expressão estatal cargos de nível médio são existentes e concursos públicos são iniciados. Muitas vagas são providas. Muitos certames continuam sendo abertos. Muitas são as oportunidades.

Contudo, é um engano imaginar que a escolaridade diferenciada (a par dos concursos que exigem nível superior em algum curso universitário) são menos complicados ou difíceis. O nível das provas é altíssimo e estudar muito muito muito é imprescindível.

Mas o que estudar?

Primeiro, comece delimitando seu foco de atuação. Embora você possa estudar um bloco de matérias mais ou menos comuns a todos os concursos (que descreverei abaixo), estudar sem foco é um problema. Delimitado o foco e os órgãos que desejaria trabalhar, dê uma olhada em seus antigos editais e vá estudando por eles até que os novos sejam lançados.

Se dedica as seguintes matérias: PORTUGUÊS, RACIOCÍNIO LÓGICO, ARQUIVOLOGIA, INFORMÁTICA, CONSTITUCIONAL e ADMINISTRATIVO. Mas continue se atentando às matérias tracejadas pelos editais que me referi acima.

RESUMO DA ÓPERA - Lembre-se, Lucas: Não há melhores concursos para nível médio. Há muitas oportunidades que podem ou não se encaixar na sua vocação e expectativa. Mas há muitas possibilidades mesmo de estudar e alcançar o sucesso e aprovação. E agora eu pergunto a você: Qual o melhor concurso para você?

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "RESPONDENDO A UMA DÚVIDA DE LEITOR DO BLOG"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards