Concurseiros sabotadores ... de si próprios



Antes de ler esse artigo, observe com cuidado a figura animada acima por trinta segundos, prestando atenção especial para a sequência de acontecimentos. Vá lá, observe, eu te espero.

...

...

...

Sabotagem é o ato de sabotar, ou seja, "Dificultar ou prejudicar uma atividade por meio de resistência passiva". E você sabe qual a origem do termo sabotar? O termo tem origem na palavra francesa sabot, que é um tipo de tamando de madeira antigamente utilizado por pessoas pobres. Reza a lenda que na época Revolução Industrial, quando trabalhadores começaram a ser substituídos por máquinas, trabalhadores grevistas e descontentes intencionalmente jogavam seus sabots (tamancos) nas engrenagens das máquinas com a finalidade de causar danos e paralisações como forma de protesto.

Agora juntemos a figura animada do homem se ferrando duplamente (por conta da pedra que cai em seu pé e da paulada que ele mesmo se dá nas costas ao pisar no ancinho caído) com o termo sabotagem ... temos que o homem se ferrou por culpa unicamente própria, primeiro por pegar a pedra de maneira descuidada, depois porque deixou o ancinho jogado no chão de forma descuidada ... ou seja, ele sabotou a si próprio, ao próprio trabalho.

E não é a auto-sabotagem é também muito comum entre concurseiros! Acredite, é, sim, principalmente em algumas épocas como Carnaval, feriadões e ... finais de ano.

Como um concurseiro se auto-sabota? Vejamos alguns exemplos muito práticos.

- Assumindo compromissos que tem consciência de que prejudicarão seus estudos (festas, ceias, amigos secretos, ...);

- Resolvendo tirar "férias" na pior hora possível (férias de natal e ano novo estando inscrito para concursos com provas marcadas para o primeiro trimestre do ano que vem, ...);

- Deixando-se remoer pela culpa de não ter passado e sido empossado ao longo do ano;

- Acreditando em Papai Noel (que supostamente lhe daria uma posse de presente por ter sido um bom menino ou menina);

- Insistir em marcar uma data para passar e ser empossado ou se martirizar porque a data irreal que se auto impôs no ano passado não foi cumprida esse ano.

Enfim, são muitas as formas do concurseiro sabotar a si próprio ao longo do ano, mas que nessa época de "dingon bells" tornam-se ainda mais prolíferas. Cabe ao concurseiro sério prestar atenção tripla para não cair nessa armadilha perigosíssima e que muitas vezes se esconde sob disfarces um tanto inócuos.

RESUMO DA ÓPERA - A vida do concurseiro sério já é muito difícil sem a auto-sabotagem ... imagem com ela. Por isso mesmo, preocupem-se em estudar sempre mais e melhor, tenham autocrítica e garantam que ela seja na medida certa. Você não ganha nada sabotando a si próprio, apenas perde, afinal de contas o concurseiro já tem coisas demais para enfrentar e não precisa mais disso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

3o CONCURSO DE REDAÇÕES

E temos o prazer de lançar o "3o CONCURSO DE REDAÇÕES DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO", sua chance de ao mesmo tempo em que pratica sua redação (matéria cobrada em concursos públicos) também arrisca ganhar um belo prêmio ... e dessa vez suas chances são ainda maiores.


Esse ano premiaremos nada mais, nada menos que as 07 (sete) melhores redações enviadas pelos leitores do blog. E para participar é simples, basta nos enviar uma redação sobre o seguinte tema:


"O QUÊ PRECISAREI PARA VENCER NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS EM 2012"

As regras são simples:

1 - A redação terá de ser inédita e de autoria própria do concurseiro que a inscrever enviadaATÉ 16/12 para o email PROMOCONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM;


2 - A redação terá de ter no mínimo uma e no máximo duas páginas de Microsoft Word com fonte Times News Roman de tamanho 12;


3 - O autor autoriza a publicação sem ônus da redação que inscrever nesse concurso no Blog do Concurseiro Solitário, Facebook do blog e/ou Revista do Blog do Concurseiro Solitário.

As redações serão julgadas pela equipe do blog, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

———«»———«»———«»———





0 Response to "Concurseiros sabotadores ... de si próprios"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards