E agora, o que fazer? Para onde ir? Como?

O concurseiro leitor do blog Luan Cardoso pergunta:

"Olá como vai? Me chamo Luan e sou do interior do Rio de Janeiro, terminei o ensino médio este ano, passei na 1º fase de 3 vestibulares (2 para universidades públicas), fiz o concurso do MPE-RJ e fui mal, tenho 18 anos e estou desempregado! Prestei vestibular para três cursos diferentes Direito, Administração e Geografia, só me identifico com geografia, mas não dá pra fazer o curso, pois é integral e vou ter que me mudar de cidade e não vai dar para trabalhar.

Decidi fazer primeiro um curso técnico aqui em minha cidade durante + ou - 1 ano e 6 meses e nesse período quero estudar para CONCURSOS também, só que fico com vergonha de ficar sem fazer nada, pois meus planos são de fazer o técnico de manhã e estudar p/ os concursos a
tarde. Poderia até trabalhar, mas moro em uma cidade pequena e só tem oportunidades no comercio que por si só é muito opressor e não me daria tempo para estudar.

Me sinto péssimo por estar assim atoa em casa sem fazer nada, meus pais não são ricos, mas fazem o que podem, não reclamam, mas me sinto mal com está situação.

Até março do ano que vem tenho que dar um jeito nisso, to pensando em ir pro Rio de Janeiro se caso não passar pra escola técnica da cidade vizinha, só que lá vou ter que morar na zona norte e próximo de uma favela na casa da minha tia, sem o mesmo conforto que tenho em casa (quarto e banheiro só pra mim; espaço; computar, etc). Poderia até ir por conta da faculdade, mas ainda não estou pronto pro ensino superior, acho um tiro no pé fazer faculdade sem poder me manter. Como relatei acima o concurso pra mim é uma salvação, que me daria renda e me possibilitaria estudar, só que não consigo obter um foco especifico pra isso! Me acho um bom aluno e tenho facilidade para aprender, mas fico perdido, pois não tenho um ponto de apoio, como dos cursinhos, estou sem grana e não posso faze-lo, só tenho a internet como ferramenta de estudo, me sinto muito desencontrado em matérias exatas, como matemática e raciocinio lógico, gosto de ler e não sinto dificuldade nisso, sou bem criativo e consigo ensinar qualquer assunto, até matemática, a meu sobrinho de 10 anos que terminou o 5º ano. Só que quando é pra mim sinto muitos obstaculos. Ajudo muitas pessoas através de e-mail solidários que passo durante o dia em troca apenas do agradecimento e felicidade dos outros, mas não consigo usar essa inspiração em mim!

Ando extremamente cansado e sentindo dores no corpo e cabeça, to meio desmotivado e me sinto sem objetivos, fiz a prova do MPE-RJ no dia 27/11, e só acertei 28 das 80 questões, fiquei triste, mas não tive tempo para viver o luto, pois na outra semana fiz os vestibulares do CEDERJ (03/12) e UERJ (04/12), fui bem nos dois, mas ainda assim não fiquei bem, queria passar no concurso, sei que não foi o meu último concurso e que não sou o primeiro a ir mal em uma prova, mas encontrei barreiras ainda maiores pra minha vitória, pois sinto medo das falhas não sei o que fazer, por isso estou aqui pedindo uma ajuda! Desde já agradeço."

De cara posso dizer que esse concurseiro está mais perdido que cego em tiroteio. Faz vestibular mesmo sem poder e querer fazer faculdade no momento ... e para três cursos muito diferentes. Quer estudar para concursos e fazer escola técnica ... mas tem receio de ser visto como vagabundo se somente estudar ... ajuda os outros, mas ele mesmo está perdidaço.

Comecemos pelo "vagabundo". Até que diminuiu um pouco, mas não é de hoje que "estudar para concursos públicos" é tido por muita gente como sinônimo de "vagabundo". Poucos dos que estudam sério para concursos públicos não sofrem com essa relação no mínimo injusta, seja por conta da percepção alheia ou própria. O que faze para enfrentar essa taxação? Simples, não dando ouvidos e estudando sério para passar, ser empossado e então calar a boca de todos que o criticaram ... simples assim, o que não significa que seja fácil.

Em relação à faculdade, bem, tudo indica que esse não é o momento certo para nosso amigo ingressar em um curso. Não bastasse não ter condições financeiras para tal, ele nem sabe direito por qual curso optar. Tudo indica que esse é um assunto para resolver posteriormente.

Agora fazer um curso técnico e estudar para concursos públicos é absolutamente compatível. Com um bom planjamento de estudos, disciplina para seguir esse planejamento e determinação de estudar bem para ambos, com toda certeza terá sucesso. Quanto a esse assunto é preciso que nosso amigo analise duas coisas:

1 - Seus pais podem "bancar" seus estudos para o curso técnico e concursos públicos e estão dispostos a isso?

2- Seus pais apoiam sua decisão de ficar mais alguns anos apenas estudando?

Para obter as respostas exatas para essas duas questões, o melhor é que tenha uma convesa franca com seus pais, explique porque quer estudar tanto no curso técnico quanto para concursos públicos, que isso melhorará sua vida e também a deles, que levará alguns anos e tudo o mais. Se ao final a resposta for sim para ambas, seu caminho está aberto para começar a estudar o mais rápido possível. Se for não para a primeira e sim para a segunda ou não para ambas, ele terá mesmo de trabalhar e estudar no tempo livre, escolhendo entre concursos públicos ou curso técnico. Se for sim para a primeira e não para a segunda, poderá estudar para ambos se estiver disposto a enfrentar as críticas e cobranças dos pais.

Em relação aos estudos, bem, saber ensinar a uma criança na quinta série não signfica muita coisa em termos de estar preparado para prestar concursos públicos. Nosso amigo que não se engane, terá de estudar muito, mas muito mesmo até estar preparado para passar e ser empossado, algo que significa um bom punhado de meses (anos na verdade) estudando incansavelmente. Daí vem a pergunta, ele está pronto para encarar essa guerra até a vitória custe o que custar? Se não tiver certeza de que tem essa disposição, melhor nem começar a estudar até que tenha.

Por fim, todo o cansaço e mal estar físico que enfrenta provavelmente advém do estresse causado pela incerteza do que fazer, algo natural e comum para todo mundo. Nessas situações procurar opiniões válidas e enriquecedoras de outras pessoas mais experiêntes é muito importante para que a melhor solução seja encontrada e a melhor escolha seja feita.

O que nosso amigo não pode acreditar é que essa situação difícil que enfrenta nesse momento é exclusiva dele, nada isso, poucos são os concurseiros que não enfrentam situações semelhantes ou mesmo ainda mais complicadas. É claro que o medo de ser visto como vagabundo por familiares e amigos é complicado, assim como estudar tendo poucos recursos financeiros com que contar, porém não é algo impossível de lidar e o que não falta é gente que hoje está muito bem porque soube lidar com isso.

RESUMO DA ÓPERA - A vida não é fácil, isso é fato. Em alguns momentos temos de lidar com uma conjugação de fatores que são muito difíceis, até mesmos injustos, porém não podemos esperar que tudo seja resolvido para nós, temos de arregaçar as mãos e fazer o melhor possível com o que temos disponível. Estudar para concursos públicos com seriedade resultará em uma vida muito mais estável e fatar, porém demanda antes decisões muito difíceis, dedicação canina e muito esforço.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "E agora, o que fazer? Para onde ir? Como?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards