Social, não social ou antissocial?

Ah, deixa esses livros de lado um pouco e vem pra piscina com a gente!” Qual concurseiro sério nunca teve de recusar um convite semelhante ou igual a este? O pior é o peso, originado por essa decisão.

Desde o início da vida de concurseiro, é importante investir em disciplina, e nisso está incluso o tempo que se gasta com lazer, saídas e convívio social. Não há mais todo aquele tempo livre, e consequentemente as companhias ficam um pouco mais limitadas, uma vez que não há como atender a todo um círculo social com horários restritos. Há os que conseguem reservar tarde e noite de sábado para poderem investir nas amizades e convívio familiar; outros, por terem uma semana mais atarefada, usam todo – ou quase todo – o final de semana para pôr os estudos em dia. Para ambos os casos somam-se os tempos destinados à realização das provas, geralmente aos domingos: isso indica um retorno mais cedo para casa, ou mesmo evitar uma saída, a fim de não prejudicar o descanso e o rendimento na prova do dia seguinte. Tudo isso tem um motivo legítimo, pois afinal são necessários sacrifícios para quem almeja algo melhor na vida. Agora, o concurseiro deveria adotar a linha do “oito ou oitenta”, isto é, ou se relaciona com todos ou cortam-se todos os relacionamentos, até passar num concurso?

Aprendemos que o ser humano não vive numa redoma, e que é um ser eminentemente social. Também percebemos que ele se utiliza de coisas, mas ama e se relaciona com pessoas – e que nunca deve fazer o contrário. Deixar o convívio de pessoas queridas sempre será um peso, e a contingência de tempo não permite mudança, mas até isso o concurseiro precisa saber administrar, para ele mesmo não se sair no prejuízo.

Se investir na sociabilidade, durante a vida de concurseiro sério, é algo ruim – pois toma tempo e contribui para uma maior exposição a desgastes desnecessários – o ser “não social” também. O isolamento aumenta dúvidas e incertezas que não são compartilhados com alguém de carne e osso como o concurseiro, além de privá-lo de momentos de descontração tão necessários quanto uma boa revisão pré-prova. Uma pessoa que investe em relacionamentos, embora de maneira limitada, tende a conseguir um melhor desempenho, pois assim é natural ir às provas com mais confiança, e tenha, se conseguir a aprovação, com quem dividir as alegrias. Anote-se, de passagem, que o concurseiro nunca deve atribuir apenas ao seu próprio esforço uma aprovação, pois ela é uma somatória de estudo, dedicação, organização, e de pessoas ao lado que nos impulsionaram a ir adiante. O “não social” se priva justamente de algo importante para alcançar seu objetivo: afinal, com quem dividirá as alegrias de uma conquista, ou as tristezas de mais uma derrota? Que triste quadro é ficar só, diante de necessidades como um aconselhamento, uma palavra de motivação, ou suporte para momentos difíceis!

Pior situação é a do antissocial, que evita se relacionar com as pessoas ao seu redor. Muitas são as razões: incompreensão sobre o momento de vida, experiências amargas com alguém que não entende a vida de concurseiro, dificuldade de se expressar diante de quem nada conhece sobre provas, Tribunais e a Constituição, dentre outros. O mais grave, entretanto, é a pessoa se supor autossuficiente, além de investir numa péssima imagem diante dos demais, como se fosse alguém “acima da grande massa de trabalhadores da iniciativa privada que jamais passará num concurso”. Isso é perigoso, pois destrói toda uma história de vida em troca de algum tempo de preparo para concursos, que pode se revelar ineficaz e não produzir os frutos desejados. O que será dessa pessoa? Engolirá seu orgulho e arrogância e voltará a procurar os que antes ele abandonou? E se eles não o quiserem de volta?

Dessa maneira, a sociabilidade é fundamental, embora praticada com restrições, e produzirá seguramente bons resultados, colaborando com o desempenho do concurseiro em provas futuras. Segurança, suporte na tomada de decisões, estímulo e encorajamento, podem vir de relacionamentos seletos e bem estruturados, em que há genuíno interesse de auxílio mútuo e desejo de que o outro supere seus próprios limites.

RESUMO DA ÓPERA – Ser social não é apenas bom, senão necessário. Rejeite um estilo de vida no qual não se fala com ninguém por suposta “falta de tempo”, para não cair no grave erro de cortar todo tipo de relacionamento, em busca da realização na vida de concurseiro. Comece hoje a investir em pessoas.

CLEBER OLYMPIO, concurseiro que não abandona seus amigos, embora o tempo seja bem estudado para o convívio com eles.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

SOBRE ALGUMAS MUDANÇAS NO BLOG ...

Vocês devem ter notado que estamos implementando algumas mudanças no blog. A primeira é a reforma visual da coluna fixa do template. Vejamos:

- De cara disponibilizamos os links para download gratuíto das duas primeiras edições da Revista do Concurseiro Solitário;

- Eliminamos a ferramenta de "shoutbox", que nos últimos tempos infelizmente vinha mais dando dor de cabeça do que trazendo benefícios por conta de usuários que a utilizavam de forma indevida para fazer propagandas de materiais de estudo pouco recomendáveis, fazer ataques pessoas, esse tipo de coisa;

- Reorganizamos os arquivos, que agora são organizados segundo os temas dos artigos e não mais por ordem cronológica.

Além disso, a partir de agora utilizaremos o Mercado Livre para oferecer a vocês, leitores, as camisetas e workshops do blog. Assim vocês poderão ajudar na manutenção do Concurseiro Solitário podendo fazer o pagamento dos produtos que adquirirem através de boleto bancário ou cartão de crédito, nessa segunda modalidade à vista ou parcelado.

Enfim, estamos sempre procurando tornar o blog melhor e mais prático, e novas e grandes novidades estão a caminho. Aguardem.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

O prazo de inscrições está acabando!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———


0 Response to "Social, não social ou antissocial?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards