Concurseiro sério é concurseiro bravo?

Cleber Olympio, articulista aqui do blog Concurseiro Solitário, disse certa vez que “Concurseiro ‘cara-fechada’ não é sério: é alguém que não sabe encarar com otimismo a própria vida”. E ele está realmente certo.

Isso porque não é raro se conhecer concurseiros que freqüentam cursos preparatórios por mais de 8 horas por dia (assistem a aulas pela manhã e embalam, lá mesmo, o estudo da tarde) e pensam as demais horas do dia em temas referentes aos concursos públicos. E que bom que é assim.

Contudo, também não é tão raro assim encontrar concurseiros que não estão dispostos a serem agradáveis com outros concurseiros, não querem estudar em grupo com medo da conseqüência prática na concorrência, não emprestam materiais ou as anotações de aula para aquele colega que teve uma gripe forte e não pôde ir, entre outros exemplos de um certo “egoísmo” acadêmico.

E essa não é postura esperada de um concurseiro sério. Sério é aquele que cumpre a grade de estudo que ele mesmo planejou, procurando realizar suas atividades diárias de forma otimizada e buscando sempre estudar como forma de instrumentalizar a realização dos seus sonhos.

Sério é aquele que está disposto a enfrentar as dificuldades e superar os eventuais obstáculos que o separam da aprovação, não com o semblante triste e infeliz, mas sim com a felicidade estampada no rosto e a consciência de que “ele um dia chega lá!”.

A postura desse blog sempre foi clara no sentido de estimular a cooperação entre os concurseiros. Aliás, esse é o próprio fundamento de sua criação: evitar que nós, estudantes, nos sintamos sozinhos nessa “guerra” de superação e disciplina, em busca do tão sonhado cargo público.

E para tanto precisamos manter nossos corações “leves”. Precisamos trabalhar em nós a consciência, otimista, de que ajudar o próximo, ser agradável com os demais concurseiros e professores de cursos preparatórios, não é, sob hipótese alguma, forma de prejudicar a si mesmo na consecução do certame. Pelo contrário, é notoriamente benéfico o estudo em grupo e os debates orais sobre temas polêmicos, pois estimulam qualidades essenciais na realização das provas, além de fazer muito bem ao espírito.

Por isso nesse domingo o convite é para que o concurseiro sério que também é bravo, desamarre a “cara amarrada” e encare com alegria os benefícios que podem ser colhidos no dia-a-dia de estudos.

Digo por mim mesma: ao entrar na equipe do Concurseiro Solitário eu percebi com ainda mais clareza como essa batalha por nossos sonhos, ainda que contenha as nuances particulares da história pessoal de cada um, pode sim ser vivida em conjunto, e é isso que nos torna tão especiais uns para os outros: lutamos pelo mesmo sonho (entre nós e com nossos queridos leitores), e não estamos (mais) sozinhos.

RESUMO DA ÓPERA - Se tiver oportunidade de ajudar um concurseiro que necessita de auxílio, faça! Ajude! Dê apoio, tire dúvidas, aconselhe. Porque não basta ser concurseiro sério ... é importante que se seja também feliz.

PAULA OLIVEIRA é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

Faltam APENAS 3 dias para acabar o prazo!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———

1 Response to "Concurseiro sério é concurseiro bravo?"

  1. Raquel says:

    Paulinha, adorei o texto de hoje!
    Sempre pensei isso e o seu artigo traduz o que sempre senti.

    beijos,
    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards