Ser concurseiro é...

Existem diversas definições para explicar o que é ser “concurseiro”. Alguns costumam dizer que concurseiro é alguém que estuda exclusivamente para concursos públicos, como se fosse realmente uma profissão, independentemente de ter um trabalho ou não, desde que ocupe a maior parte do seu valioso tempo se preparando para os diversos certames. Outra corrente, eu diria, mais tradicional ou de um nível mais “refinado”, adota o termo “concursando” que seria uma espécie de pré-concursado, algo mais “estiloso”.

Entretanto, pouco importa o termo utilizado para definir alguém que estuda ou pretende estudar para concurso público, o que realmente tem importância mesmo é pensar e agir como tal, sem rótulos, etiqueta, simplesmente encanar o ser “estudante” e fazer o que tem que ser feito. Conheci pessoas que estudaram para concursos, foram muito bem classificadas, tomaram posse nos cargos dos seus sonhos e nem sabem o que é isso, que nome estranho é esse. Essas pessoas não eram desinformadas e tampouco ignorantes, mas sim, não sentiram necessidade alguma de buscar uma autodefinição para o que faziam naquele momento. Apenas eram estudantes comuns e com um único propósito: estudar e serem aprovados num concurso público.

Em minha opinião, existem apenas dois tipos de definições para aquelas pessoas que se envolvem com concursos públicos:

Concurseiro: é aquele que se propõe a estudar para prestar provas de concursos públicos, de forma séria, objetiva, com disciplina, organização e foco definido em uma área. Estuda antes do edital, sempre buscando: métodos e técnicas, bons livros, cursos preparatórios, estudo em grupo, aproveita qualquer tempo disponível para colocar a matéria em dia, não vive reclamando da falta de apoio, pois é suficientemente capaz para lutar e conseguir seus próprios recursos. É aquele que chora, sente dor, fica nervoso, alegre, vibra, se apaixona pelas matérias mais difíceis, ajuda os colegas, dividi material, é guerreiro, tem garra. Enfim, ser “concurseiro” é ser positivo, ser persistente e jamais desistir dos seus sonhos.

Curioso: é aquele que faz tudo: se inscreve em cursinhos somente quando o edital é publicado, estuda “exclusivamente” por apostilas, fica esperando a segunda-feira, o inicio do ano novo, ou àquela hora “cheia” para começar a estudar, se inscreve, conta para todo mundo que vai fazer o concurso, mas desiste no dia da prova, fica contando com a sorte para ser aprovado, passa o tempo todo arrumando desculpas esfarrapadas para não estudar, tem medo da concorrência, passa a maior parte do tempo nos fóruns, perguntado as mesmas coisas, não consegue motivação porque não sabe o que realmente quer. Como perceberam, o “curioso” faz tudo mesmo, menos se dedicar a estudar com seriedade.

Resumo da ópera: Se você se enquadra na definição do tipo “concurseiro”, meus parabéns! Siga em frente e não mude, mesmo depois de aprovado, continue agindo dessa forma, essa postura vai lhe ajudar por toda a vida. Porém, se você se encaixou perfeitamente com o tipo “curioso”, calma! Nem tudo está perdido, é perfeitamente possível mudar a partir de hoje para uma atitude mais positiva e verdadeira, sem enrolação. E lembre-se: ninguém precisa de título, denominação, nomenclatura, apelido, código, para estudar e passar em provas de concursos basta simplesmente Querer (ser aprovado) e Fazer (estudar).

"O mundo está dividido entre pessoas que fazem coisas e pessoas que ganham os créditos. Tente, se você puder, pertencer à primeira categoria. Tem muito menos competição." (Dwight Morrow)

FONTENELE é um concurseiro que já foi um grande e terrível curioso.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você tem coragem de encarar esse desafio?


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———


1 Response to "Ser concurseiro é..."

  1. Alessandro says:

    Vocês teriam dicas de estudos para quem mora com outras pessoas, não tem espaço próprio nem silêncio em casa para estudar? Perto de casa não tem biblioteca. Adoro estudar, quero estudar, mas todo mundo atrapalha. Não tenho a minha "sala de estudos". Onde posso ir para estudar sem ter que gastar?

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards