Estudando para concursos de nível médio - Parte 2

Olá, Concurseiros!

Como andam os estudos? Espero que vocês já tenham voltado a estudar firme, rumo ao cargo público dos seus sonhos...

Partindo de um conceito apresentado no artigo anterior (Estudando para concursos de nível médio – parte 1) vamos iniciar nosso assunto.

Considerando que os cargos de nível médio são cargos de apoio às “atividades-fim” dos órgãos, muitas organizadoras, na hora de elaborar as provas dos concursos, tendem a cobrar conteúdos relacionados ao dia a dia dos trabalhos desses cargos.

Excluindo-se os cargos tipicamente técnicos como, por exemplo, o cargo de técnico de informática, ou mesmo, o cargo de técnico em eletrônica, e afins, quando o órgão público seleciona candidatos de nível médio (intermediário), normalmente é pedido um segundo conjunto de matérias (o primeiro foi tratado no artigo anterior). São elas:

Noções de Arquivologia

É muito provável que após ser aprovado em um concurso público de nível médio o novo servidor seja alocado em uma função que esteja relacionada ao tramite de documentos no órgão. Esses órgãos também possuem os seus centros de documentação que conhecemos como protocolo. No protocolo inicia-se o ciclo do documento no órgão público. Lá ele ganhará um número que o acompanhará por todo o seu trâmite. Em noções de arquivologia é exigido do candidato conhecimento sobre a sistemática do protocolo, como o recebimento de documentos, classificação, expedição, métodos de arquivamento e muitos outros assuntos que são um prato cheio para as organizadoras na produção de questões para o certame.

Noções Administração de Recursos Humanos

Outra função que esses cargos exercem dentro da Administração é relacionada à área de Recursos Humanos. É muito comum ver servidores do “apoio administrativo” serem responsáveis pelo setor de RH do órgão. Técnicas de seleção, políticas de benefícios, conhecimento sobre a legislação relacionada, técnicas de avaliação de desempenho, organização de dados funcionais, folhas de pagamento e, também, tramite de documentos são alguns dos conhecimentos exigidos para desempenhar essa função tão essencial dentro do órgão e também um ponto muito explorado pelas organizadoras nas provas.

Noções de Administração de Material

Mais uma função extremamente provável para aprovados em concursos de nível médio são as atividades de Almoxarifado e Patrimônio dos órgãos. Basicamente, almoxarifado se relaciona com materiais de consumo (alguns classificam esses materiais como sendo aqueles que têm duração/validade inferior a dois anos) e o Patrimônio se relaciona com os materiais ditos permanentes (duração/validade superior a dois anos). Cabe-me salientar que o enquadramento entre consumo e permanente, normalmente está definido em instrução normativa do respectivo órgão ou entidade. Bom, são conceitos como esses que costumam ser pedidos para os candidatos quando o edital define administração de materiais como matéria do concurso. Gestão, classificação, rotinas, legislação são apenas alguns exemplos de conteúdos que se inserem nessa matéria.

Noções de Administração financeira

Ainda é possível que o novo servidor em um cargo intermediário auxilie nas atividades de administração financeira do órgão como Gestor Financeiro, ordenador de despesas, operador do sistema financeiro do órgão, ou mesmo, outras atividades correlatas de suporte que exijam o conhecimento das fases da despesa pública, restos a pagar, créditos orçamentários e outros assuntos. São temas que quando cobrados em provas tem um bom grau de dificuldade e selecionam os candidatos mais bem preparados.

Redação oficial

Imprescindível para aqueles que estão estudando para esses cargos, é uma nova tendência nas provas que selecionam aos cargos tipicamente administrativos. Confecção de ofícios, memorandos, atas de reuniões, relatórios são muito comuns no cotidiano dos órgãos. Quase tudo que o órgão produz em termos de documentação é regido pelas normas da redação oficial. No âmbito Federal a “bíblia” da boa escrita e elaboração de textos oficiais é o “Manual de Redação da Presidência da República” onde está o padrão a ser seguido do âmbito do Poder Executivo Federal. Por esse motivo, suas regras, seus conceitos têm aparecido com cada vez mais freqüência nos concursos dessa esfera de governo.

Resumo da Ópera - Quer se preparar adequadamente para os concursos de nível médio? Não perca tempo! Estude esse conjunto de matérias e saia na frente de muitos candidatos. Planejar é antecipar. Sabendo quais as matérias que são cobradas nos certames é possível estudar muito antes de um edital ser publicado. É evidente que nem sempre todas essas matérias apareceram juntas, mas certamente lá estarão misturadas a outras. Diferentes matérias certamente aparecerão, mas essas indicadas são as “matérias-filé” dos concursos de nível médio.

Carlos Sales é um concurseiro que soube se antecipar antes do edital ser publicado e hoje é servidor.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você tem coragem de encarar esse desafio?


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

2 Response to "Estudando para concursos de nível médio - Parte 2"

  1. Ana Paula says:

    Carlos, gostei do texto!
    Isso mesmo ... todas as espécies de cargos prescindem do conhecimento de particularidades também especificas. E é muito bom saber dessas matérias que você elencou, que dificilmente são estudadas e sempre caem.
    Abraço!

    Ana Paula de Oliveira Mazoni
    Concurseiro Solitário

    Fábio says:

    Estou estudando para um concurso de ensino médio e utilizo apostila (podem tacar pedra). Tudo o que foi dito aqui, está nesta apostila. Que bom, assim eu me sinto menos culpado por estar me preparando para um concurso público sem a utilização de livros específicos...

    Abraço!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards