Para estudar em casa

Recebemos via e-mail uma dúvida bastante pertinente à rotina de muitos concurseiros. Transcrevo-a para depois comentar:

Vocês teriam dicas de estudo para quem mora com outras pessoas, não tem espaço próprio nem silêncio em casa para estudar? Perto de casa não tem biblioteca. Adoro estudar, quero estudar, mas todo mundo atrapalha. Não tenho a minha ‘sala de estudos’. Onde posso ir para estudar sem ter que gastar?

Por vezes é mais simples falarmos de algo que constantemente vivemos, embora eu tenha me utilizado, em 2008, da biblioteca da minha ex-faculdade para os estudos. Agora, entretanto, passei a estar novamente inserido na rotina de preparo em casa, para concursos.

Respondendo à pergunta do leitor, digo que é, sim, possível estudar em casa. Apesar das dificuldades que vamos expor a seguir, o estudo em casa tem suas vantagens.

A primeira vantagem é a maleabilidade do tempo e do espaço. O concurseiro pode programar melhor sua rotina sem se preocupar com trânsito, deslocamento, horários de terceiros – cursinho preparatório, por exemplo – e fazer um trabalho mais dirigido. Hoje em dia sabemos o quanto se consome de tempo em simples deslocamentos, por conta dos congestionamentos das grandes cidades. Uma segunda vantagem se percebe ao se ter à mão benefícios para os momentos de descanso, como acesso mais rápido à cozinha e aos alimentos, sem ter que levar tudo de casa para o local externo de estudo; podemos falar também num maior e melhor acesso ao próprio material, sem ter de transportá-lo em mochilas pesadas ou mesmo correndo riscos, como o de assaltos ao transitar pelas ruas.

Como desvantagens nosso próprio leitor já as apontou. Falta de espaço próprio, de colaboração dos demais moradores com relação ao barulho, não ter como estudar em outro ambiente sem que isso implique em gastos, são razões legítimas que tendem a desanimar o concurseiro sério. Se não há ambiente propício aos estudos, precisamos criá-lo: um canto da casa, um quarto desocupado e arejado, desde que possua ao menos uma tomada para abajur de mesa, além da mesinha e cadeira, já é um bom começo. Caso não seja possível um ambiente assim, use-se a mesa da sala ou da cozinha, em horários nos quais haja um pouco mais de privacidade. Num ambiente coletivo como esse, para fugir de interrupções que atrapalham muito a concentração, podemos adotar duas soluções: ou buscar colaboração para que o barulho diminua, ou tentar uma alternativa, que são os protetores auriculares. Fáceis de se encontrar, os protetores auriculares ajudam a diminuir (não eliminar) o barulho externo, colaborando para que não haja dispersão na hora do estudo. Outra alternativa viável é usar um mp3 player, iPod e correlatos, que toquem – em volume baixo – música instrumental ou clássica, de preferência.

O grande problema de se estudar em casa, entretanto, é a exigência maior de disciplina. O concurseiro precisa ser mais fiel aos horários e isolar seu ambiente de estudo dos eletroeletrônicos que possam lhe desviar a atenção. Recomenda-se que o estudo seja feito longe do computador e da televisão, e que o celular encontre-se desligado. A tendência também é esticar o horário dos intervalos, mas isso pode ser controlado com uma programação de tempo suficiente para um descanso entre um estudo e outro.

RESUMO DA ÓPERA - É, sim, possível estudar em casa, desde que haja investimento em disciplina, criação de um ambiente favorável de estudo e compromisso. Bem melhor do que estudar fora, gastando, correndo riscos e se alimentando mal!

CLEBER OLYMPIO, concurseiro que estuda em casa, por opção e movido pelas circunstâncias.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

SOBRE ALGUMAS MUDANÇAS NO BLOG ...

Vocês devem ter notado que estamos implementando algumas mudanças no blog. A primeira é a reforma visual da coluna fixa do template. Vejamos:

- De cara disponibilizamos os links para download gratuíto das duas primeiras edições da Revista do Concurseiro Solitário;

- Eliminamos a ferramenta de "shoutbox", que nos últimos tempos infelizmente vinha mais dando dor de cabeça do que trazendo benefícios por conta de usuários que a utilizavam de forma indevida para fazer propagandas de materiais de estudo pouco recomendáveis, fazer ataques pessoas, esse tipo de coisa;

- Reorganizamos os arquivos, que agora são organizados segundo os temas dos artigos e não mais por ordem cronológica.

Além disso, a partir de agora utilizaremos o Mercado Livre para oferecer a vocês, leitores, as camisetas e workshops do blog. Assim vocês poderão ajudar na manutenção do Concurseiro Solitário podendo fazer o pagamento dos produtos que adquirirem através de boleto bancário ou cartão de crédito, nessa segunda modalidade à vista ou parcelado.

Enfim, estamos sempre procurando tornar o blog melhor e mais prático, e novas e grandes novidades estão a caminho. Aguardem.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

O prazo de inscrições está acabando!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



4 Response to "Para estudar em casa"

  1. Ana Paula says:

    Concordo com seus parâmetros, Cleber. Se é preciso mais autodisciplina, também é de se considerar que é possível sim se fazer um trabalho mais dirigido.

    Um abraço!

    Ana Paula de Oliveira Mazoni
    Concurseiro Solitário

    Olá! Concordo com tudo o que foi escrito sobre estudar em casa, porém para aquele realemente engajados e que tenham disponibilidade de tempo, há quem estude de madrugada, neh? Por conta do silêncio. É uma alternativa.

    Bj

    Boa noite eu adorei seu blog como faço para te adicionar?
    Porque estou em busca de passar em concursos.

    Aguardo resposta

    Estudar em casa? Só se for de madrugada. Enqto todos estiverem roncando, vc vai estar ali, concentrado, sozinho na calada da noite queimando os neurônios, sem ser interrompido pelo irmão, pai, mãe, pintor, encanador, papagaio, telefone etc...no dia seguinte vc naturalmente vai acordar mais tarde e, por conta disso, poderá receber críticas do tipo, "dorminhoco", "preguiçoso"...é mole?!
    A gente tem que engolir cada sapo, tá loko!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards