Quando a aprovação demora demais

Eis a mensagem que a leitora Marcela deixou para mim no orkut:

“Gostaria de pedir um artigo sobre "quando a aprovação demora demais"
Porque uma coisa é ter ânimo e boa vontade nos primeiros anos de estudo exclusivo. Com o tempo, entretanto, a nossa auto estima começa a diminuir e a incerteza sobre a aprovação torna-se uma realidade. O que fazer? Como lutar contra a realidade de tantas reprovações? Marcela”

Marcela, seu tema é apropriado não só a você, mas a todos os nossos leitores.

Antes de qualquer coisa, lembremos que eu e o Cleber somos concurseiros para lá de veteranos. Temos muitos e muitos anos de estudos nas costas. Precisamos nos inventar e nos reinventar constantemente para nos adaptarmos ao que os concursos querem de nós.

Bem, a resposta a tantos questionamentos não será brilhante. Tampouco será mágica ou mirabolante. Afinal, somos humanos e sofremos também, às vezes. Contudo, o que nos faz não desistir e continuar lutando contra todas as adversidades é a vontade de vencer.

Claro que conhecer alguém que tenha sido aprovado e conversar para conhecer algumas dicas preciosas ajuda muito. Entretanto, a grande força habita dentro de nós. Isso porque, para aplicar esses valiosos conhecimentos adquiridos, eu vou precisar ser forte para continuar.

Não é à toa que as pessoas que já foram aprovadas em concursos dizem que o seu grande diferencial foi a persistência. Não é uma palavra vazia, mas totalmente verdadeira. É natural deixar de acreditar em si quando as coisas demoram a apresentar resultados palpáveis. Muito normal, pois é da natureza humana mudar de ideia quando algo está dando errado.

Ocorre que, particularmente, no universo dos concursos a dinâmica é diferente. Você precisa acreditar que, mesmo quando aquilo que faz apenas aparenta não ter resultado, dentro de si alguma coisa está mudando. O processo é lento e gradual. Quando você percebe que algo mudou internamente, aí as transformações já estão se fazendo aparecer de forma muito ostensiva.

Por isso, devemos ter muito amor pelo objetivo a conquistar e muita, mas muita resiliência. Continuar estudando, procurar sempre sanar as dificuldades e deficiências no processo de aprendizagem e de memorização. Falo em amor porque só esse sentimento é capaz de nos mover. Só isso nos motiva a continuar.

Resumo da Ópera – Pode ser que meu segredo para enfrentar as seguidas reprovações seja o amor pelo meu objetivo.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

Faltam APENAS 1 dias para acabar o prazo!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———

2 Response to "Quando a aprovação demora demais"

  1. Fadinha RJ says:

    Marcela vc não está só, tbm me sinto desmotivada, principalmente depois das provas, quando vejo que meu rendimento não foi com eu esperava...Mas precisamos continuar, só consegue quem é perseverante.
    Bjos e bons estudos!

    Isso aí, Fadinha!
    Continuemos estudando.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards