Concurso para iniciantes

Dia desses, um leitor chamado Marcello veio mandar mensagem no orkut e pelo shoutbox. Ele se dizia desesperado porque queria começar a estudar para concursos. Eu indiquei a ele nossos artigos antigos, pois nós temos diversos bons que tratam do assunto. Há boas entrevistas e depoimentos de aprovados. Por isso, repetir o que já escrevemos cansa os leitores.

Contudo, vou reforçar alguns pontos importantes para todo concurseiro que deseja se inserir nesse novo projeto de vida.

Tenha em mente que esse é um projeto de longo prazo e que vai exigir de você muita força de vontade para continuar, mesmo quando estiver triste ou cansado.

O próximo passo é escolher uma carreira ou um tipo de concurso para realizar. Em outras palavras, trata-se de escolher entre a área policial, fiscal, jurídica ou concursos de tribunais etc. Você precisa ter foco para poder se preparar adequadamente.

Outro mantra que sempre repetimos é o de investir bastante em si mesmo. Não seja pão duro e não estude com material de origem duvidosa da internet. Tampouco use aqueles que ferem direitos autorais. Afinal, você estará lesando o autor e inviabilizará a continuidade dos trabalhos desses profissionais.

Uma das coisas mais importantes é fazer um planejamento de estudos. Sem ter um plano, sem saber onde se vai chegar e como alcançar o objetivo, não se vai a lugar algum. É preciso ter um calendário e fazer de forma bastante realista. Esse, inclusive, foi o tema dos diversos artigos e do workshop que o Charles organizou. Vale a pena conferir isso nos arquivos do blog também.

Se você escolheu alguns concursos de tribunais, vale a pena já começar a estudar Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Português. Caso decida por outra área, seria interessante verificar quais são as matérias básicas e comuns a todos os certames desse setor.

Caso decida fazer um curso preparatório, que ressaltamos não ser essencial para ser aprovado, mas uma bela ajuda, não leve dúvidas para casa. Procure sempre estudar, levar as dúvidas do estudo caseiro para a aula. Aproveite essa ferramenta ao máximo!Assim, você sente que começou a aprender de verdade.

Aconselho a estudar por bons livros, fazer resumos e/ou mapas mentais. Procure sempre rever a matéria para estar sempre com ela fresca na cabeça. Essa é a grande dica que os concurseiros experientes nos dão e que passamos adiante.

Quando estiver com a matéria mais sedimentada, procure resolver muitas questões de concursos. Eles são uma maneira excelente de fazer revisão e ainda ficar esperto com as pegadinhas de concurso.

Resumo da Ópera – Esse blog tenta atender a todos, vocês já devem ter observado isso. Peço, em nome de todos os colunistas, desculpas se demoramos um pouco. É porque somos concurseiros como vocês e temos que nos dividir em mil! (risos) São muitas atividades e e-mails para responder. Não queremos que vocês parem de escrever para nós. Continuem, pois nós adoramos receber o retorno dos nossos queridos leitores.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

As inscrições ACABAM nesse DOMINGO!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———




0 Response to "Concurso para iniciantes"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards