Estudando para concursos públicos de nível médio – Parte 1

Para você que está iniciando sua preparação para concursos públicos e decidiu fazer aqueles que exigem o ensino médio completo, esse artigo poderá ser muito útil pois, acredito que, nele encontrará informações relevantes sobre os principais assuntos a serem estudados para um excelente aproveitamento nesse tipo de concurso.

Muitas são as matérias cobradas nos mais variados editais, que, inclusive, contemplam todos os níveis de escolaridade (desde alfabetizados até pós-graduados), mas, curiosamente, existe aquele grupo de matérias que costuma, insistentemente, aparecer na maioria dos editais publicados. O conhecimento prévio dessas disciplinas lhe dará uma vantagem na disputa pelo tão sonhado Cargo Público.

A “MÃE” DE TODAS AS MATÉRIAS

Nesses mais de 3 anos de preparação para concursos públicos, eu NUNCA, repito, NUNCA vi um edital que não contemplasse o tópico Língua Portuguesa. Essa matéria é fundamental, uma vez que ela é requisito para que você compreenda as outras. Quando falo em Língua Portuguesa me refiro necessariamente a Interpretação de Textos e Gramática. Basicamente a Banca avalia se você sabe ler e escrever corretamente. (o que é uma exigência mínima , não é mesmo?!)

AS MATÉRIAS “QUASE” IRMÃS

A dupla Matemática e Raciocínio Lógico também costuma aparecer, muitas vezes juntas, outras vezes o examinador prefere cobrar apenas uma delas. É muito fácil confundí-las, até por que uma não existe sem a outra. São temidas pelos Concurseiros, pois podem ser inquiridas de inúmeras formas, dependendo da banca examinadora. São matérias que realmente selecionam candidatos de concursos públicos devido a sua complexidade e por terem conteúdos muito extensos. É difícil encontrar concurseiros que tenham domínio sobre as duas matérias. Por isso, para se obter êxito nessas disciplinas, deve-se estudar muito a fim de deter um sólido conhecimento do assunto.

UMA MATÉRIA PRÁTICA

Quase sempre os cargos de nível médio são cargos de “Staff”, ou seja, de apoio às “atividades-fim” dos órgãos públicos. Esses cargos exigem que os ocupantes saibam editar textos, manipular planilhas organizar dados, fazer pesquisas na internet e acessar e-mails. Logo, as Bancas costumam pedir, também, Noções de Informática. Elas tentam simular no concurso situações práticas do dia a dia, fazendo o candidato resolver questões sobre fórmulas de planilhas, identificar se você sabe o que faz um “botão” de um programa como um editor de texto (Word, BrOficce Writer), entre outras coisas. Matéria importantíssima para concursos de nível médio muito extensa, sendo necessária muita atenção do concursando ao estudá-la, uma vez que a tecnologia muda diariamente e novos sistemas aparecem com muita frequência e os softwares estão sempre sendo atualizados.

MATÉRIAS “BATMAN E ROBIN”...

Essa “dupla dinâmica” também costuma aparecer com muita frequência em concursos de nível médio. Quase inseparáveis, se complementam quando as Bancas resolvem saber se o concursando tem Noções de Direito. As matérias de Direito Constitucional e Direito Administrativo são imprescindíveis aos futuros Servidores Públicos. Faz-se necessário conhecer aspectos básicos como nossos direitos e deveres, funcionamento da nossa República Federativa, como a Administração Pública é estruturada e age em prol da coletividade, entre os temas relevantes. Essa “dupla de dois tiras” aparece principalmente em concursos do âmbito federal, mas não se restringe somente a eles.

RESUMO DA ÓPERA - Em síntese, são seis as matérias que fazem parte desse grupo básico para concursos de nível médio: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Também podemos incluir nesse grupo, ali no banco de reservas, a Matéria Atualidades e Conhecimentos Gerais (História e Geografia disfarçadas...). Um bom conhecimento dessas matérias é vital para aqueles que almejam sucesso em concursos públicos de nível médio. Outras matérias podem aparecer (assunto para o próximo artigo!), mas o básico é esse!

CARLOS SALES é o concurseiro que não deixa matérias sem serem estudadas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

VOCÊ AINDA NÃO ENVIOU A SUA? QUE VERGONHA!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———




3 Response to "Estudando para concursos públicos de nível médio – Parte 1"

  1. O Artigo q estava faltando. Pesquisei mt atrás de artigos voltados para concursos de ensino médio e estava quase chegando a conclusão de q as pessoas só se preocupam com concurso de nível superior. Parabéns !!

    Unknown says:

    Olá, não estou conseguindo postar comentários no artigo "estudando para concursos de nivél médio - Parte 2", por isso venho postar aqui...espero que alguém leia! Gostaria muito de indicação de material para estudos das seguintes matérias (noções de de adm. pública; noções de adm. financeira e orçamentária; adm. recursos materias; noções de gestão de pessoas nas organizações). Encontrei uma infinidade de livors na net, mas como não conheço os autores tenho receio de investir e não ser atentida. Desde já agradeço a atenção!

    Unknown says:

    Olá, não estou conseguindo postar comentários no artigo "estudando para concursos de nivél médio - Parte 2", por isso venho postar aqui...espero que alguém leia! Gostaria muito de indicação de material para estudos das seguintes matérias (noções de de adm. pública; noções de adm. financeira e orçamentária; adm. recursos materias; noções de gestão de pessoas nas organizações). Encontrei uma infinidade de livors na net, mas como não conheço os autores tenho receio de investir e não ser atentida. Desde já agradeço a atenção!
    Obs: Qualquer indicação pode ser enviada para o e-mail concurseiraseria@gmail.com

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards